Duelo de Gigantes: Todo histórico da Supercopa do Brasil!
Índice
- 1 O início de tudo: Vasco da Gama e Grêmio em 1990
- 2 Em 1991, Neto dá título ao Corinthians contra o Flamengo
- 3 2020: Na retomada da Supercopa, Flamengo x Athletico PR
- 4 2021: Uma nova rivalidade entre Flamengo x Palmeiras
- 5 2022: Atlético MMG e Flamengo reeditam rivalidade dos anos 1980
- 6 2023: Após dois anos, Palmeiras dá troco no Flamengo
- 7 2024: No clássico Choque-Rei, São Paulo leva a melhor nos pênaltis
A Supercopa do Brasil é uma competição disputada em jogo único, que reúne o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. Bastante popular no futebol europeu, esse tipo de competição ainda não tem tanta tradição no Brasil, mas aos poucos o torneio vai ganhando os torcedores. É a possíbilidade de levantar mais um troféu.
Desde que foi inventada, no ano de 1990, a Supercopa do Brasil teve as duas primeiras edições (1990 e 1991), e ficou anos sem ser disputada até seu retorno em 2020.
Até o momento são sete edições realizadas ao longo de sua história. Confira a lista com todos os campeões da Supercopa do Brasil de futebol!
- 1990 – Grêmio campeão e Vasco da Gama vice
- 1991 – Corinthians campeão e Flamengo vice
- 2020 – Flamengo campeão e Athletico Paranaense vice
- 2021 – Flamengo campeão e Palmeiras vice
- 2022 – Atlético MG campeão e Flamengo vice
- 2023 – Palmeiras campeão e Flamengo vice
- 2024 – São Paulo campeão e Palmeiras vice
O início de tudo: Vasco da Gama e Grêmio em 1990
A primeira edição da Supercopa do Brasil foi realizada em 1990 e isso só foi possível porque a CBF criou a Copa do Brasil no ano anterior. A ideia foi inspirada na Europa, que já contava com copas nacionais e torneios entre os campeões.
Mas, diferente das competições estrangeiras, a entidade máxima do futebol brasileiro realizou a primeira edição do torneio em jogos de ida e volta.
O Vasco da Gama da dupla Bebeto e Sorato se sagrou campeão brasileiro de 1989, e por isso teria pela frente o Grêmio, do técnico Evaristo de Macedo, primeiro vencedor da Copa do Brasil, em 1989.
Com a oportunidade de jogar a primeira partida em casa, o Tricolor Gaúcho teve a chance no velho Estádio Olímpico, e não desperdiçou. Com gols de Nilson e Darci, os gaúchos venceram por 2 a 0. Já na partida de volta seguraram o 0 a 0 em São Januário, no Rio de Janeiro, para conquistar a primeira edição da Supercopa do Brasil.
Em 1991, Neto dá título ao Corinthians contra o Flamengo
Diferente da primeira edição, no ano de 1991, na segunda edição da Supercopa do Brasil, a final foi disputada em partida única e no Estádio do Morumbi para valorizar a conquista do campeão Brasileiro em 1990: o Corinthians.
O Corinthians vinha de um inédito campeonato brasileiro, com Craque Neto jogando muito, mas teria pela frente um Flamengo com muituos jovens, como Marcelinho Carioca, Nélio e Zinho, mas com a presença do veterano Júnior. No comando técnico do time carioca um jovem Vanderlei Luxemburgo, que não daria certo em sua primeira passagem por um gigante do futebol brasileiro.
Escalações de Corinthians x Flamengo
Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Marcio, Tupãzinho (Edson) e Neto; Fabinho, Paulo Sérgio e Mauro (Ezequiel). Técnico: Nelsinho Baptista.
Flamengo: Zé Carlos, Ailton, Adílson, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior e Marcelinho; Alcindo, Nélio e Zinho. Técnico: Vanderley Luxemburgo
Quem levou a melhor foi o Timão que, mesmo com um elenco menos estrelado,viu Neto marcar o gol que deu o título ao Corinthians, como no vídeo que pode ser conferido abaixo:
2020: Na retomada da Supercopa, Flamengo x Athletico PR
Após 18 anos de hiatos, a Supercopa do Brasil retornou no ano de 2020, com o intuito de ter aguma grande atração para o início de temporada. A CBF já tinha o interesse de realizar o torneio anos antes, mas a falta de datas inviabilizava a realização. Na edição de retorno, o Flamengo, então campeão brasileiro, encarou e venceu com propriedade o Athletico Paranaense pelo placar de 3 a 0.
A partida se realizou no Estádio Mané Garrincha, na cidade de Brasília, e Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta marcaram os gols.
2021: Uma nova rivalidade entre Flamengo x Palmeiras
Com os times mais caros e vencedores do período no Brasil, o domínio de Flamengo e Palmeiras também acendeu uma rivalidade entre os clubes. A Supercopa do Brasil de 2021 serviu para colocar ainda mais lenha nessa fogueira!
No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o que se viu foi um duelo digno das duas melhores equipes do país. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, com gols de Gabigol e Arrascaeta (Flamengo) e Raphael Veiga, duas vezes, para o Palmeiras, o goleiro Diego Alves brilhou nas penalidades e o Flamengo ficou com o bicampeonato.
2022: Atlético MMG e Flamengo reeditam rivalidade dos anos 1980
Em 2021, o Atlético Mineiro foi o papa-títulos do futebol nacional com os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Sendo assim, o Flamengo, vice-campeão brasileiro foi convidado para participar do torneio, dessa vez disputado na Arena Pantanal, no Mato-Grosso. Em uma reedição da rivalidade do início dos anos 1980, com a disputa de Zico x Reinaldo, mais um jogaço.
O Galo abriu o placar com Nacho Fernandez, mas Gabigol e Bruno Henrique viraram para o rubro-negro. Porém, Hulk empatou para os atleticanos e levou à disputa para os pênaltis. Com a estrela do goleiro Everson, a equipe mineira ficou com o seu primeiro título de Supercopa do Brasil.
FALA, EVERSON!
🎙“Três penalidades para o time adversário. Gritaram ‘é campeão’ antes da hora. O campeão está sendo o Galo.”
– Éverson, que defendeu 3 pênaltis, sobre as penalidades da Supercopa do Brasil 2022.#AtléticoJPB pic.twitter.com/ynnC2OvYuY
— Jogando Pelas Beiradas (@pelasbeiradas) February 20, 2022
2023: Após dois anos, Palmeiras dá troco no Flamengo
Desta vez as situações mudaram. O Palmeiras, então campeão brasileiro, enfrentou o Flamengo campeão Copa do Brasil. Novamente no estádio Mané Garrincha em Brasília, neste novo capítulo de rivalidade entre Palmeiras x Flamengo, o duelo pela Supercopa do Brasil foi ainda mais acirrado. Repleto de reviravoltas e um placar cheio de gols, o alviverde venceu por 4 a 3, após ter ficado duas vezes atrás do placar.
Escalações de Palmeiras x Flamengo
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson, 33 do 2ºT), Zé Rafael (Luan, 42′ do 2ºT) e Raphael Veiga; Rony (Rafael Navarro, 42′ do 2ºT), Dudu (Breno Lopes, 42′ do 2ºT) e Endrick (Mayke, 18′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
Flamengo: Santos; Varela (Matheuzinho, 31’/2T), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Matheus França, 50’/2T); Thiago Maia, Gerson (Vidal, 35’/2T), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Cebolinha, 31’/2T); Gabi e Pedro. Técnico: Vitor Pereira.
2024: No clássico Choque-Rei, São Paulo leva a melhor nos pênaltis
Na edição de 2024, o torneio contou com o clássico Choque-Rei entre a Palmeiras (campeão brasileiro) e São Paulo FC (Copa do Brasil). A disputa aconteceu no Estádio do Mineirão e, após empate por 0 a 0 no tempo normal, a disputa foi para os pênaltis, e brilhou a estrela de Rafael. Vitória por 4 a 2 nas penalidades e o primeiro título tricolor na Supercopa.
Escalações de Palmeiras x São Paulo
Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Marcos Rocha e Murilo; Mayke (Gabriel Menino), Richard Ríos (Moreno), Zé Rafael (Luis Guilherme), Raphael Veiga e Piquerez; Rony e Flaco López (Jhon Jhon). Técnico: Abel Ferreira.
São Paulo: Rafael; Rafinha (Moreira), Arboleda, Diego Costa e Welington (Erick); Alisson, Pablo Maia, Wellington Rato (Ferreira), Luciano (Galoppo) e Nikão (Michel Araújo); Calleri. Técnico: Thiago Carpini.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram