Flamengo tem quantas Copa Libertadores?
Índice
O Flamengo está no pódio entre os times brasileiros que mais conquistaram títulos internacionais, graças as suas campanhas na Libertadores. Para se ter uma ideia, dos sete títulos internacionais do rubro-negro, três deles são do torneio sul-americano.
E toda essa leva de títulos estrangeiros do Flamengo começou na era Zico. O Galinho de Quintino e seus companheiros trouxeram a primeira conquista internacional do Mengão, a Libertadores de 1981, além do Mundial Interclubes daquele ano.
Após quase quatro décadas, foi a vez da geração de Gabigol, De Arrascaeta, Bruno Henrique e Everton Ribeiro darem continuidade à sequência. Em 2019, ambos foram responsáveis por mais uma conquista de Libertadores e de quebra ainda repetiram a dose em 2022.
Em meio as maiores gerações da história do Flamengo, relembre os títulos da equipe na Libertadores!
A primeira conquista do Flamengo na Libertadores
Flamengo campeão da Libertadores de 1981 – Foto: Reprodução/Internet
O Flamengo chegou na Libertadores de 1981 ao se tornar campeão brasileiro pela primeira vez em sua história na temporada passada. Com Zico na referência técnica, o rubro-negro contava com verdadeiras lendas de sua história. Leandro, Júnior, Andrade, Adílio, Nunes e Lico eram alguns dos nomes que marcaram aquela época do clube.
Na fase de grupos, o Mengão se classificou na bacia das almas, já que apenas uma equipe se classificava por grupo. Os cariocas empataram em pontos com o Atlético Mineiro, o que forçou um jogo de desempate.
Classificação do grupo 3 da Libertadores 1981:
- Flamengo: 8 pontos
- Atlético Mineiro: 8 pontos
- Cerro Porteño: 4 pontos
- Olímpia: 4 pontos
Polêmico jogo contra o Galo
O jogo de desempate contra o Atlético Mineiro é um dos mais polêmicos da história. O árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Galo na partida, incluindo o atacante Reinaldo, que foi o primeiro expulso. Com jogadores insuficientes do lado atleticano, a partida foi encerrada e o rubro-negro venceu por O.W.O.
Até os dias atuais, os atleticanos contestam as expulsões de seus jogadores e afirmam que o árbitro decidiu o jogo a favor dos flamenguistas.
Maior jornal inglês cita livro e classifica Atlético Mineiro e Flamengo em 1981 como "farsa" https://t.co/xuiQ3SdJO9 pic.twitter.com/GE9e7Qsh5S
— Esportes DP (@EsportesDP) March 22, 2017
O caminho até a primeira glória
Na segunda fase da Libertadores, o Flamengo entrou em um grupo que tinha Deportivo Cali e Jorge Wilstermann. Em meio a dois adversários sem muita expressão, o rubro-negro se classificou com tranquilidade.
Classificação 2ª fase grupo A:
- Flamengo: 8 pontos
- Deportivo Cali: 3 pontos
- Jorge Wilstermann: 1 ponto
Na decisão, o Flamengo enfrentou o Cobreloa e no jogo de ida, venceu pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Zico. No Chile, debaixo de muitos objetos jogados e pancadaria, os cariocas perderam pelo placar de 1 a 0, o que forçou um terceiro jogo.
Nesta grande decisão, no Estádio Centenário em Montevideu, o rubro-negro mostrou superioridade e venceu por 2 a 0. Mais uma vez o Galinho de Quintino provou ser decisivo e anotou dois tentos que garantiram a primeira taça do Mengão na Libertadores.
Elenco-base campeão: Raul; Leandro, Figueiredo, Mozer, Júnior; Andrade, Adílio, Zico; Tita (Baroninho), Nunes , Lico. Téc: Paulo César Carpegiani
Depois de 38 anos, chega a segunda taça
Flamengo consegue o bicampeonato da Libertadores em 2019 – Foto: Reprodução/Internet
Após a geração de Zico, o Flamengo passou por altos e baixos em sua história. Com altos investimentos, o rubro-negro montou um forte time em 2019, que culminou em uma série de conquistas, dentre elas, a Libertadores.
Mas no início nem tudo são flores e mesmo com um time repleto de grandes jogadores do futebol brasileiro, como Gabigol, Bruno Henrique, Everton Riberito e De Arrascaeta, os cariocas balançaram na primeira fase do torneio sul-americano. Conquistaram a mesma pontuação do terceiro colocado Peñarol e se classificaram na bacia das almas.
Classificação grupo D da Libertadores 2019
- Flamengo: 10 pontos
- LDU: 10 pontos
- Peñarol: 10 pontos
- San José: 4 pontos
Chegada de Jorge Jesus muda o Flamengo na Libertadores
O técnico português Jorge Jesus muda o Flamengo da água para o vinho em sua campanha na Libertadores 2019. Nas oitavas de finais, o treinador começou perdendo para o Emelec, mas no jogo de volta conseguiu reverter e vencer a disputa nos pênaltis.
Já nas quartas de finais, o time passou a ter a cara do treinador, tanto que bateu o Internacional com 3 a 1 no agregado. Na semifinal, despachou o Grêmio com um impressionante 6 a 1 na soma dois jogos. Enquanto na decisão, em duelo apertado, venceu o River Plate de virada por 2 a 1 no Estádio Monumental de Lima.
Elenco-base campeão: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luis; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta (Diego), Everton Ribeiro; Bruno Henrique (Vitinho), Gabigol. Téc: Jorge Jesus
Mesma geração conquista mais uma Libertadores
Flamengo é tricampeão da Libertadores em 2022 – Foto: Reprodução/Internet
A mesma geração que serviu como base no bicampeonato da Libertadores, também faturou o terceiro título sul-americano da história do Flamengo. Sob o comando de Dorival Júnior, o rubro-negro teve um ambiente ideal para conquistar mais um troféu de primeira grandeza. Na primeira fase, o clube passou sem maiores problemas.
Classificação grupo H da Libertadores 2022
- Flamengo: 16 pontos
- Talleres: 11 pontos
- Universidad Católica: 4 pontos
- Sporting Cristal: 2 pontos
Sequência de goleadas garantem título
O Flamengo marcou história na Libertadores pelo título invicto em 2022 e uma sequência de goleadas na fase mata-mata. Nas oitavas de finais, eliminou o Tolima por 8 a 1 no agregado e nas quartas passou com tranquilidade pelo Corinthians por 3 a 0 na soma dos dois jogos.
Na semifinal não foi diferente e o rubro-negro passeou em cima do Vélez Sarsfield com o placar de 6 a 1 no agregado. Apenas na final que veio a dificuldade, diante do Athletico Paraense de Felipão, mas com vitória por 1 a 0 e o tricampeonato de Libertadores.
Elenco-base campeão: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luis; Thiago Maia, Everton Ribeiro, João Gomes, Arrascaeta (Diego); Pedro (Bruno Henrique), Gabigol (Everton Cebolinha). Téc: Dorival Júnior
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram