Quantas Copa Libertadores tem o Palmeiras?
Índice
A Sociedade Esportiva Palmeiras começou sua ascensão internacional no final dos anos 1990, principalmente por conta de sua primeira conquista de Copa Libertadores da América. Neste período, o Verdão contava com uma legião de craques comandados pelo trenador Luís Felipe Scolari. Entre eles, destaque para o goleiro Marcos, além de Alex, Paulo Nunes, César Sampaio, Arce, Júnior, e mais.
Depois dessa era vitoriosa, o alviverde voltou a viver momentos especiais sob o comando do treinador português Abel Ferreira. Com ele, o Verdão conquistou a Copa Libertadores em mais duas oportunidades (2020 e 2021).
Com esses dois períodos históricos do Palmeiras na Copa Libertadores, o clubes soma três conquistas na competição. Vamos relembrar todas as conquistas.
1999 – A primeira glória do Palmeiras na Libertadores
O Palmeiras entrou em uma nova era de sua história ao firmar uma parceria milionária com a Parmalat. Depois do acordo com a empresa, o Verdão começou com a conquista de dois campeonatos brasileiros em 1992 e 1993.
Porém, a tão sonhada Libertadores chegou em 1999, com o comando de Luís Felipe Scolari, que havia feito sucesso no Grêmio.
Na fase de grupos, apesar das dificuldades na Libertadores, o Palmeiras se classificou em segundo lugar, atrás do rival Corinthians.
Grupo 3 da Libertadores 1999:
- Corinthians: 12 pontos
- Palmeiras: 10 pontos
- Cerro Porteño: 7 pontos
- Olímpia: 5 pontos
Caminho até o título e a classificação histórica em cima do Corinthians
Em seu caminho até o título na Libertadores, o Palmeiras enfrentou apenas grandes times do futebol sul-americano até chegar à final. Nas oitavas de finais, o Verdão despachou o atuou campeão Vasco da Gama com 5 a 3 no agregado.
Já nas quartas de finais, a classificação foi em grande estilo, em cima do rival Corinthians, nas penalidades, após empate em 2 a 2 no agregado. Enquanto na semifinal, o adversário foi o tradicional River Plate, com vitória por 3 a 1 no agregado.
Na decisão, o Palmeiras bateu o Deportivo Cali nas penalidades, após empate em 2 a 2 no placar agregado.
Time base Palmeiras 1999:
- Marcos; Arce, Júnior Baiano (Cléber), Roque Júnior, Júnior; César Sampaio, Rogério, Alex, Zinho; Paulo Nunes (Euller), Oséas (Evair). Téc: Felipão .
2020 – A primeira conquista da “era” Abel Ferreira
Depois de 21 anos, o Palmeiras voltou aos holofotes na Libertadores e em mais uma parceria de sucesso, dessa vez com a Crefisa. Já em seu início junto com a empresa, o Verdão conquistou Copa do Brasil de 2015 e o Brasileirão de 2016 e 2018.
Em 2020, foi a vez da equipe conquistar a Libertadores, sob a figura de Abel Ferreira, que montou um time sólido e repleto de jogadores que cresceram junto com o clube.
Na fase de grupos, a equipe se classificou sem maiores problemas, em um grupo considerado fácil.
Grupo B Libertadores 2022:
- Palmeiras: 16 pontos
- Guaraní (PAR): 13 pontos
- Bolívar: 4 pontos
- Tigre: 1 ponto
Classificação sobre o River Plate e o título contra o rival Santos
Nas oitavas de finais, o Verdão eliminou o frágil Delfín do Equador com o placar de 8 a 1 no agregado. Nas quartas de finais, mais um duelo considerado fácil, vitória por 4 a 1 sobre o Libertad na soma dos dois jogos.
Na semifinal, um duelo histórico contra o River Plate. Após bater os argentinos por 3 a 0 fora de casa, o Palmeiras quase deixa escapar a classificação ao perder por 2 a 0 no Allianz Parque, sob muita polêmica de arbitragem.
Na decisão, em um jogo difícil, o Palmeiras derrotou o rival Santos, surpresa da competição, com um gol no final da partida de Breno Lopes.
Time base Palmeiras 2020
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Matías Viña; Danilo (Felipe Melo), Zé Rafael, Gabriel Menino, Raphael Veiga; Rony, Luiz Adriano (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira.
2021 – Dobradinha faz geração de Abel entrar na história
Com o mesmo time sólido, Abel Ferreira conseguiu levar o Palmeiras a mais título na Libertadores da América.
Com a novidade de Dudu no ataque, que havia voltado ao clube, além da presença de Piquerez na lateral-esquerda, o Verdão se classificou com tranquilidade na primeira fase.
Grupo A Libertadores 2021
- Palmeiras: 15 pontos
- Defensa Y Justicia: 9 pontos
- Independiente Del Valle: 5 pontos
- Universitário (PER): 4 pontos
Duelos contra brasileiros garantem tri da Copa Libertadores
Nas oitavas de final, o Palmeiras eliminou a Universidad Católica com duas vitórias por 1 a 0. Já nas quartas de finais, o Verdão despachou o rival São Paulo, após empatar em 1 a 1 no Morumbi e aplicar um histórico 3 a 0 em casa.
Na semifinal, o alviverde conseguiu eliminar o Atlético Mineiro por conta do critério do gol fora de casa. Após empatar em 0 a 0 em casa, o Palmeiras empatou em Minas Gerais pelo placar de 1 a 1 e garantiu vaga para a final.
Na decisão, o Verdão pegou o time a ser batido no país, o Flamengo, que também contava com um elenco estrelado. Em jogo histórico no Estádio Centenário, o alviverde venceu por 2 a 1, com gol do título da estrela improvável Deyverson já na prorrogação, após explorar falha de Andreas Pereira.
Time base Palmeiras 2021:
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez, Piquerez; Danilo (Felipe Melo), Zé Rafael (Gabriel Menino), Gustavo Scarpa, Raphael Veiga; Dudu (Deyverson), Rony (Luiz Adriano). Técnico: Abel Ferreira.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram