Tudo sobre o Vasco 1997: Campeão brasileiro em temporada mágica de Edmundo
Índice
- 1 Vasco fica com vice no Carioca 1997
- 2 Com perseguição a Edmundo, Vasco estreia mal no Brasileirão
- 3 Vasco 1997: Embalado, termina na liderança da 2ª fase
- 4 Final Brasileiro 97: Vasco encara Palmeiras de Alex e Felipão
- 5 Com regulamento e efeito suspensivo de Edmundo, Vasco é campeão brasileiro
- 6 Edmundo: No Vasco de 1997, termina como artilheiro e Bola de Ouro do Brasileirão
O Vasco 1997 é um dos times mais lembrados na história moderna do futebol brasileiro. No terceiro título brasileiro, o Clube de Regatas Vasco da Gama, formaria também a base da equipe que, um ano depois, também seria campeão da Copa Liberrtadores da América. E se, em 1989, no bicampeonato nacional, Bebeto foi o grande jogador cruz-maltino, em 1997 o “Animal” Edmundo jogaria uma temporada fantástica, cheia de atuações fantásticas, e quebra de recordes.
Para se ter uma ideia do tamanho do futebol praticado por Edmundo, até os dias de hoje muitos questionam e afirmam que ele merecia ter recebido o prêmio de melhor jogador do mundo em 1997. Tudo ao mesmo tempo em que xingava árbitros, provocava adversários e se desentendia com a imprensa.
Por pavimentar o caminho de uma inédita conquista (da Libertadores!), e faturar o Brasileirão 1997, aquele Vasco da Gama é considerado um dos mais emblemáticos na história do clube.
Vasco fica com vice no Carioca 1997
Após apagada temporada anterior, quando terminou apenas na 18º posição do Campeonato Brasileiro 1996, o Vasco da Gama buscava um recomeço para a temporada de 1997. Dessa forma, o experiente Antônio Lopes foi buscar solução na garotada da Colina. Entre eles, Felipe, Pedrinho, Juninho Pernambucano e Ramón.
Edmundo havia retornado ao clube ainda em 1996, para ajudar a livrar o cruzmaltino do rebaixamento no Brasileirão.
No Campeonato Carioca de 1997, o Vasco fez boas campanhas nos dois primeiros turnos, garantindo vaga no terceiro turno, em que foi campeã. Dessa forma, o clube teve pela frente o rival Botafogo/RJ, campeão da Taça Guanabara e da Taça Rio.
Decisão do título carioca 97:
- Primeiro jogo: Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo
- Segundo jogo: Botafogo 1×0 Vasco da Gama
- Botafogo foi campeão por contar com a melhor campanha
- Segundo jogo foi marcada por rebolada de Edmundo
Com perseguição a Edmundo, Vasco estreia mal no Brasileirão
O Vasco da Gama estreou tarde no Campeonato Brasileiro de 1997. Foi no dia 16 de julho, onze dias depois das demais equipes. E o cruz de malta contava como novidade o experiente atacante Evair, que deixava o Atlético Mineiro após rápida passagem. Mais do que isso, Evair reeditaria vitoriosa dupla do Palmeiras com Edmundo. Porém, e mesmo com a novidade, o cruzmaltino fez um jogo apagado e perdeu para o Sport Club Corinthians pelo placar de 2 a 1.
Para piorar, autor do único gol carioca, Edmundo foi perseguido pela torcida corinthiana, vaiado assim que pegava na bola. Em 1996, o ídolo do Palmeiras teve rápida passagem pelo Corinthians.
Jogo polêmico de Edmundo: Preconceito contra árbitro
Edmundo sempre foi conhecido por ser um jogador polêmico, e com a camisa do Vasco em 1997 não foi diferente. Como principal jogador do Gigante da Colina, o Animal liderava a equipe em cinco vitórias seguidas. Porém, tal sequência seria interrompida no empate em 0 a 0 contra o América-RN, em Natal.
Porém, o resultado foi o que menos chamou atenção na partida. Após receber dois cartões amarelo, o jogador foi expulso de campo e teve a pior reação possível. O Animal chamou o arbitro cearense Francisco Dacildo Mourão Albuquerque de “Paraíba” em declaração após sair de campo.
“A gente vem jogar, e colocam um paraíba para apitar, só podia nos prejudicar”.
A declaração do jogador custou caro, pois ele foi condenado a pagar R$100 mil de multa ao estado da Paraíba, por declarações depreciativas ao Estado.
A volta por cima do Animal com feito histórico
Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Vasco 1997 viveu momentos de altos e baixos. Mas isso até enfrentar o União São João de Araras/SP. Em partida disputada no estádio de São Januário, Edmundo provou que além de polêmico, era também genial. Naquela partida o Animal marcou seis gols, em goleada por 6 a 0 da equipe cruzmaltina.
Tal partida não impressionou apenas pelo placar, mas também porque vários recordes foram quebrados. Eram eles:
- Edmundo é o maior artilheiro de uma única partida na história do Brasileiro;
- O Animal voltou a falar com a imprensa após episódio contra o América-RN;
- O craque vascaíno ainda errou um pênalti defendido pelo goleiro Adnan.
Com moral após goleada, Vasco fecha na liderança
A goleada contra o União São João foi um divisor de águas para o Vasco da Gama, no Campeonato Brasileiro de 1997. Até porque, depois de
golear a equipe paulista, o Gigante da Colina venceu 10 partidas, em 13 possíveis, e fechou na liderança da primeira fase do Brasileirão 97.
Com esses resultados, o cruzmaltino fechou a primeira fase da seguinte maneira:
- Em 25 jogos: 17 vitórias, 3 empates e 5 derrotas
- 54 pontos conquistados
- 55 gols marcados e 32 sofridos
- A equipe terminou a primeira fase com 72% de aproveitamento.
Vasco 1997: Embalado, termina na liderança da 2ª fase
A segunda fase do Campeonato Brasileiro 1997 foi disputada em dois quadrangulares, com apenas os líderes de cada um se classificando para a final da competição. O Vasco da Gama liderou o Grupo A com facilidade. Conquistou 14 pontos, seis a mais que o segundo colocado, O arqui-rival CR Flamengo.
Esses foram os resultados do cruzmaltino na segunda fase do Brasileirão 1997:
- Juventude 0x3 Vasco da Gama
- Flamengo 1×1 Vasco da Gama
- Vasco da Gama 2×1 portuguesa
- Portuguesa 1×3 Vasco da Gama
- Vasco da Gama 4×1 Flamengo
- Vasco da Gama 1×1 Juventude
Partida histórica: Vasco 4×1 Flamengo 1997
Após jogo pegado no Maracanã, com empate em 1 a 1, o Gigante da Colina reencontrou o seu maior rival naquele Campeonato Brasileiro de 1997. Também no estádio do Maracanã, Edmundo fez uma de suas partidas mais lembradas da carreira, comandando o Vasco na vitória por 4 a 1. Anotou três gols naquela partida, deixandos todos estupefatos com tamanha apresentação.
VASCO 4X1 FLAMENGO – 1997
⏳03/12/1997
🏟️ MARACANÃ
✅ 75.493
💢 17' EDMUNDO
💢 54' EDMUNDO
⚠️ 84' JÚNIOR BAIANO
💢 87' EDMUNDO
💢 91' MARICÁToda a genialidade de Edmundo á serviço do Vasco! pic.twitter.com/YZOCA8f7Gv
— News Almirante (@NewsAlmirantee) September 26, 2021
Final Brasileiro 97: Vasco encara Palmeiras de Alex e Felipão
Por contar com a melhor campanha nas duas primeiras fases do Campeonato Brasileiro de 1997, o Vasco da Gama precisava apenas de dois empates contra o Palmeiras para ficar com o título. E foi justamente esse o resultado que o time cruzmaltino fez questão de manter.
Ficha Técnica Vasco x Palmeiras 1997:
- Vasco da Gama: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Pedrinho) e Ramon; Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes.
- Palmeiras: Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano (Marquinhos), Rogério, Alex (Oséas) e Zinho; Euller e Viola (Cris). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Com regulamento e efeito suspensivo de Edmundo, Vasco é campeão brasileiro
No jogo de ida, no estádio do Morumbi, Palmeiras e Vasco empataram em 0 a 0. Dessa forma, o Cruz-maltino entrava na partida decisiva apenas contando com o empate.
E durante a primeira partida da final, um susto. Edmundo tomou o terceiro cartão amarelo, sendo suspenso, empedindo que jogasse na Maracanã. Orientado pelo banco de reservas, o jogador forçou a expulsão, para tentar efeito suspensivo na partida de volta.
Edmundo obteve o efeito suspensivo, dessa forma liberado para jogar a decisão contra o Palmeiras no Maracanã.
E no duelo decisivo, o Gigante da Colina começou melhor e até parecia querer o gol nos primeiros minutos. Mas, quanto mais o tempo passava, o clube carioca administrava o resultado. E com mais um 0x0, o Vasco 1997 seria o campeão do Brasil naquela temporada.
Seria o tricampeonato nacional e que resultou na consagração de Edmundo como o melhor do Brasil e um dos maiores ídolos do Vasco da Gama.
Edmundo: No Vasco de 1997, termina como artilheiro e Bola de Ouro do Brasileirão
View this post on Instagram
Com históricas atuações, Edmundo terminou como artilheiro e melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1997. Fechou a competição com 29 gols, quebrando recorde histórico de Reinaldo, do Atlético Mineiro, que em 1977 anotou 28 gols (mais isso em 18 jogos). Já o Animal entrou em campo por 28 vezes. Ainda assim, média superior de um gol por jogo.
Também recebeu o prêmio Bola de Ouro da Revista Placar, como melhor jogador da competição.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram