logo-ledaslogo-ledaslogo-ledaslogo-ledasLendas do Futebol

  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • LOJA
  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
  • LOJA
✕

Quais os maiores ídolos do Vasco da Gama?

18 de março de 2024
Os maiores ídolos do Vasco da Gama

Índice

  • 1 Ademir de Menezes: A máquina de gols cruzmaltina
  • 2 Barbosa: Paredão cruz maltino 
  • 3 Vavá: Peito de Aço com muitos gols no Gigante da Colina
  • 4 Roberto Dinamite: A bomba que abalou as estruturas de São Januário
  • 5 Romário: O Baixinho, dono da pequena área
  • 6 Edmundo: Craque polêmico e genial
  • 7 Juninho Pernambucano: Reizinho do Vasco da Gama 

Um dos gigantes do futebol brasileiro, o Vasco da Gama possui uma história repleta de títulos e momentos marcantes. Com uma história centenária, conta entre seus ídolos alguns dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. Com quatro campeonatos brasileiros e uma Copa Libertadores, entre outras conquistas, são times históricos para esta, que é uma das grandes torcidas do país.

Pensando nas verdadeiras lendas cruz-maltinas, nós selecionamos aqui alguns dos principais ídolos na história do Vasco da Gama.

 

Ademir de Menezes: A máquina de gols cruzmaltina

Ademir de Menezes é um dos maiores ídolo do Vasco

Ademir de Menezes é um dos maiores ídolo do Vasco – Foto: Reprodução/Internet

Também conhecido como Queixada, Ademir de Menezes surgiu como o primeiro grande artilheiro do Vasco da Gama. É o terceiro maior goleador na história cruzmaltina, sendo que perde na artilharia justamente para centroavantes como Roberto Dinamite e Romário. 

Sua maior conquista com o Gigante da Colina foi o Sul-americano de 1948, torneio considerado embrião da Libertadores da América. Além deste título, o jogador também faturou um tetracampeonato carioca.

  • Período no clube: 1948-1956 
  • Jogos: 411 
  • Gols: 316 
  • Títulos: Campeonato Carioca (1945, 1949, 1950 e 1952), Sul-americano (1948) 

 

Barbosa: Paredão cruz maltino 

Barbosa ficou marcado pela falha na final da Copa do Mundo de 1950, em pleno estádio do Maracanã. Porém, a carreira do goleiro não foi construída apenas por este episódio, muito pelo contrário.

No Vasco da Gama, Barbosa é um dos maiores ídolos do clube, atuando entre as décadas de 1940 e 1950, em um dos períodos mais vitoriosos na história do clube. Seis estaduais foram conquistados pelo goleiro, além do torneio Rio-São Paulo de 1958. Era um período que o futebol no Brasil era totalmente regionalizado.

  • Período no clube: 1945-1955; 1958-1962 
  • Jogos: 485 
  • Títulos: Campeonato Carioca (1945, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1958)

Barbosa defendeu por anos a meta daquele que foi o mais dominante dos esquadrões Vascaínos ao longo da história, o primeiro campeão continental. Se todo grande time começa por um grande goleiro, o Vasco só podia ter o maior #Barbosa100 pic.twitter.com/aSpr53SIQH

— Joao Almirante (@JoaoAlmirante2) March 26, 2021

 

Vavá: Peito de Aço com muitos gols no Gigante da Colina

Com uma veia goleadora como ninguém, além dos títulos mundiais com a seleção brasileira (1958 e 1962), Vavá surge como um dos maiores goleadores na história do Vasco. Ele é 8º jogador que mais balançou as redes com a camisa cruzmaltina, essencial em três títulos estaduais e o Torneio Rio-São Paulo pelo Gigante da Colina. 

  • Período no clube: 1952-1958
  • Jogos: 275
  • Gols: 150
  • Títulos: Campeonato Carioca (1952, 1956 e 1958); Torneio Rio-São (1958)

 

Roberto Dinamite: A bomba que abalou as estruturas de São Januário

Roberto Dinamite é o maior ídolo do Vasco?

Roberto Dinamite é o maior ídolo do Vasco? – Foto: Reprodução/ Internet

Roberto Dinamite é considerado por muitos o maior ídolo na história do Vasco da Gama. E não à tôa. Ele é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube, além de ser o maior artilheiro também. Uma dupla marca que poucos jogadores conseguem por uma mesma equipe tão grande como o Vasco.

O atacante também foi essencial na conquista do primeiro título brasileiro do clube carioca, em 1974. Sua dedicação pela equipe também é notória, pois em seus 20 anos de carreira, 18 deles foram dedicados ao Gigante da Colina.

  • Período no clube: 1971-1979; 1980-1990 
  • Jogos: 1110 
  • Gols: 708 
  • Títulos: Campeonato Brasileiro (1974); Campeonato Carioca (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992) 

 

Romário: O Baixinho, dono da pequena área

Romário é um dos maiores artilheiros do vasco

Romário é um dos maiores artilheiros do vasco – Foto: Reprodução/Internet

Histórico atacante do tetracampeonato do Brasil, Romário foi um artilheiro nato. Passou por três grandes clubes do futebol carioca, mas se tornou, de fato, um dos maiores ídolos do Vasco da Gama. Revelado pelo clube, o Baixinho teve quatro passagens no Gigante da Colina, se tornando o segundo maior artilheiro do clube. Foi com a camisa da equipe que conquistou o seu histórico gol de número mil, em 2007, contra o Sport Recife, no Campeonato Brasileiro.

Em relação as conquistas, foi no Vasco que Romário conquistou seus principais títulos no futebol brasileiro. Entre eles o Brasileirão e a Copa Mercosul de 2000. 

  • Período no clube: 1985-1988; 2000-2002; 2005-2006; 2007-2008 
  • Jogos: 402
  • Gols: 358
  • Títulos: Copa Mercosul (2000); Campeonato Brasileiro (2000); Campeonato Carioca (1987, 1988) 

 

Edmundo: Craque polêmico e genial

Um dos maiores ídolos da torcida do Vasco da Gama, Edmundo é relembrado pela fantástica temporada de 1997, quando levou o clube ao título brasileiro. Porém, ao mesmo tempo em que era genial, o Animal Edmundo colecionou polêmicas em cinco passagens pelo time cruz maltino, seja com declarações ácidas e brigas dentro de campo.

  • Período no clube: 1992; 1996-1997; 1999-2000; 2003-2004; 2008 
  • Jogos: 244 
  • Gols: 137 
  • Títulos: Campeonato Brasileiro (1997); Campeonato Carioca (1992) 

Edmundo, Vasco, 1997. pic.twitter.com/t50E4pSBPj

— Futebol Brasileiro Anos 90 e 00 (@FutebolBR2000) July 9, 2021

 

Juninho Pernambucano: Reizinho do Vasco da Gama 

Conhecido como Reizinho, Juninho Pernambucano batia faltas como poucos, até hoje reconhecido como um dos maiores especialistas do assunto. Chegou ainda jovem no clube, em 1995, essencial na conquista de importantes títulos que viriam nos anos seguintes, como a Copa Libertadores de 1998. 

Identificado com o Gigante da Colina, o astro teve três passagens pelo clube, onde escolheu se aposentar em 2013. 

  • Período no clube: 1995-2001 / 2011-2013
  • Jogos: 393
  • Gols: 76
  • Títulos: Campeonato Brasileiro (1997 e 2000); Campeonato Carioca (1998); Copa Libertadores da América (1998); Torneio Rio-São Paulo (1999); Copa Mercosul (2000)

 

 

Camiseta de futebol Raiz - É no Lendas do Futebol!

📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram

Leonardo Silva
Leonardo Silva
Jornalista, apaixonado por esportes e sobretudo, pela história do futebol.

Artigos Relacionados

Jogadores que se aposentaram cedo - Foto: Por Desconhecido - Domínio público
5 de outubro de 2024

Adeus Precoce: Uma lista de jogadores que se aposentaram cedo


Leia mais
Quais os maiores artilheiros da Copa América?
19 de junho de 2024

Quais os maiores artilheiros da Copa América?


Leia mais
Maiores artilheiro da Eurocopa
15 de junho de 2024

Com CR7, confira quem são os maiores artilheiros da Eurocopa!


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Camisetas Futebol e Democracia!
  • Adquira agora nossa homenagem as Lendárias!

Categorias

  • Copa do Mundo
  • Futebol Brasileiro
  • Futebol e Arte
  • Futebol e Política
  • Futebol Feminino
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Notícias
  • Partidas Lendárias
  • Prognósticos
  • Ranking
➕ Check out the Playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLzb8zRS_Z5qPMG3QdCrBiaiomPkpYIr8s

In 1972, more precisely on July 5th, at the Maracanã stadium, Brazil and Scotland faced each other for the Independence Cup (or Minicopa).

In a balanced match without many scoring opportunities, the Brazilian victory only came at the end of the game, with the Brazilian fans already booing, with a goal by "Hurricane" Jairzinho, at 43 minutes of the second half, assisted by Rivellino.

The victory guaranteed the Brazilian team a place in the tournament final, where they would meet and defeat Portugal, led by the star Eusébio.

SUPPORT US BY FOLLOWING OUR CHANNEL!

-------------------------------

BRAZIL 1 - 0 SCOTLAND

Date: 05-07-1972

Competition: Independence Cup
Place: Maracanã Stadium
City: Rio de Janeiro (Brazil)

Brazil: Emerson Leão, Zé Maria, Brito, Vantuir, Marco Antônio, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Roberto Rivellino, Leivinha (Dadá Maravilha). Coach: Mário Jorge Lobo Zagallo

Scotland: Clark, Forsyth, Colquhoun, Bucham, Donachie; Bremner, Hartford, Graham; Willie Morgan, Dennis Law, Macari. Coach: Tommy Docherty

Goal: Jairzinho (BRA)

⚽ SUBSCRIBE TO OUR CHANNEL! 🔥 LIKE AND COMMENT TO HELP THE CHANNEL GROW!

#BrazilianNationalTeam #football #Scotland

MAPA DO SITE

  • Home
  • Jogadores Lendários
  • Clubes Lendários
  • Seleções Lendárias
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Loja

CONTEÚDOS

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Cadastre-se para receber nossas novidades!

© Lendas do Futebol | Todos os direitos reservados | Política de privacidade
      Políticas de cookies e privacidade: Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com nossas políticas.CONCORDOSABER MAIS