Tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2003, com o Cruzeiro campeão!
Índice
Depois de experimentar diversos formatos e fórmulas de disputa, o Campeonato Brasileiro 2003 finalmente chegou ao padrão de pontos corridos. Molde utilizado nos principais campeonatosnacionais do planeta, e que coloca um calendário anual aos principais clubes do país. Dessa forma, o modelo onde havia fases finais, com jogos eliminatórios, acabou extinto.
Um fórmula ainda pouco utilizada neste período mais moderno do futebol brasileiro, teve muita resistência, mas se firmou como o modelo mais justo e financeiramente rentável aos clubes.
O Campeonato Brasileiro de 2003 contou com a participação de 24 clubes, representados por 10 estados diferentes de todo o país. Todas as regiões do Brasil contavam com pelo menos um clube. A competição foi disputada entre os dias 29 de março e 14 de dezembro, e teve como grandes símbolos do torneio, o meio campista Alex e o técnico Vanderley Luxemburgo, campeões com um Cruzeiro 2003 fantástico.
Fórmula da Disputa: Regulamento
Maior de idade! 😜👑
18 anos atrás, vencemos o Paysandu por 2×1 no Mineirão e confirmamos o título Brasileiro de 2003! 🏆💙
Como também havíamos sido campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro, completamos a Tríplice Coroa!#HistóriaÉPraQuemTem
📸 Auremar de Castro/EM pic.twitter.com/Isio4EPtYL
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) November 30, 2021
Depois de diversas tentativas de encontrar um padrão e mudanças constantes de regulamentos, finamente, o Brasileirão manteve uma fórmula por tanto tempo, até os dias atuais. Melhor ainda, o regulamento é simples, e sem muitas dinâmicas ou explicações a serem feitas.
Todos os clubes jogam contra todos em turno e returno. O campeão é o que alcançar o maior número de pontos ganhos, ou em caso de empate adotando os critérios de desempate em outras estatísticas. O primeiro é o número de vitórias e o segundo saldo de gols, seguido de gols feitos, confronto direto e, por último, sorteio.
Os quatro primeiros colocados garantiram vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte, mas como o Cruzeiro já havia conquistado a vaga na Copa do Brasil, o quinto colocado herdou uma vaga. O torneio também classificou para a Copa Sul-Americana, além de São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo que garantiram vaga por conta do ranking da Conmebol.
Quais times participaram do Campeonato Brasileiro de 2003?
- Atlético Mineiro/MG
- Atlético Paranaense/PR
- Bahia/BA
- Corinthians/SP
- Coritiba/PR
- Criciúma/SC
- Cruzeiro/MG
- Figueirense/SC
- Flamengo/RJ
- Fluminense/RJ
- Fortaleza/CE
- Goiás/GO
- Grêmio/RS
- Guarani /SP
- Internacional/RS
- Juventude/RS
- Paraná/PR
- Paysandu/PA
- Ponte Preta/SP
- Santos/SP
- São Caetano/SP
- São Paulo/SP
- Vasco da Gama/RJ
- Vitória/BA
Times Rebaixados
No Brasileiro de 2003, com os 24 clubes em disputa houve duas vagas indesejadas. No regulamento, os dois últimos colocados seriam rebaixados para a Série B. Fortaleza e Criciúma haviam recém subido para a primeira divisão, ao realizarem a final da segunda divisão de 2002.
O clube cearense, porém, não conseguiu se manter na elite do Brasileiro, e acabou rebaixado novamente. O outro rebaixado, com a pior campanha foi o EC Bahia, que viveu grande crise em seu clube e realizou um campeonato muito abaixo para se manter na primeira divisão.
Números do Brasileirão 2003
- Participantes: 24 clubes
- Jogos: 552 jogos em turno e returno
- Gols: 1.593 gols marcados
- Média de Gols: 2,89 gols por partida
- Total de Público: 5.778.336 torcedores nos estádios
- Média de Público: 10.468 pessoas por partida
- Melhor Ataque: Cruzeiro com 102 gols marcados
- A Melhor Defesa: São Caetano com 37 gols sofridos
- As maiores goleadas:
- Goiás 7×0 Juventude em 27 de abril de 2003, 6ª rodada
- Bahia 0x7 Cruzeiro em 14 de dezembro de 2003, 46ª rodada.
Cruzeiro 2003 é o campeão do Brasil!
O ano do Cruzeiro em 2003 foi perfeito. O clube conquistou a Tríplice Coroa – Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. A campanha histórica nos dois primeiros torneios da temporada, credenciava o time de Vanderley Luxemburgo a um dos favoritos ao título Brasileiro. Tanto no mineiro quanto na Copa do Brasil, a Raposa venceu de maneira invicta as competições.
O novo formato do Cameponato Brasileiro 2003 não trazia a mesma emoção das fases finais como em campeonatos anteriores. Mesmo assim, não faltaram jogos emocionantes e de alto nível no Brasileiro de 2003. Um time em especial fez apresentações que ficaram marcadas para sempre na história dos Brasileiros, foi o Cruzeiro EC.
Com uma campanha praticamente perfeita, estourando a barreira dos 100 pontos ganhos e alcançando a incrível marca de 102 gols, o time mineiro fez história. As marcas são praticamente inalcançáveis, pois no formato atual há vinte equipes, diferente do número de participantes da edição de 2003. Mesmo assim, a Raposa tinha um time quase imbatível e dominou o campeonato praticamente de ponta a ponta.
Campanha Celeste:
- Pontos: 100
- Jogos: 46
- Vitórias: 31
- Empates: 7
- Derrotas: 8
- Gols marcados: 102
- Gols sofridos: 47
LEIA MAIS:
- Qual o maior time do futebol brasileiro de todos os tempos
- Tudo sobre a final da Copa União 1987
- A incrível passagem de Romário pelo Flamengo
- Roberto Dinamite e o Vasco da Gama
Time base do Cruzeiro campeão
O time do Cruzeiro 2003, campeão Brasileiro era o seguinte: Gomes, Maurinho (Maicon), Edu Dracena (Cris), Luisão e Leandro, Maldonado, Augusto Recife (Felipe Melo), Wendell (Martinez) e Alex (Zinho); Aristizábal e Mota (Deivid).
Neste timaço comandado por Vanderley Luxemburgo, o elenco formado era estrelado, mesclando jovens com jogadores mais experientes, em uma competição com muitos jogos.
Jogos marcantes do time Celeste 2003
O campeonato em pontos corridos pode não ter a mesma emoção de jogos eliminatórios. Mas, grandes jogos sempre ocorrem neste formato. Assim, o Cruzeiro conquistou o título fazendo jogos inesquecíveis tendo o grande craque Alex como seu principal atleta.
O ataque poderoso da Raposa protagonizou diversas goleadas ao lingo do torneio, e também desequilibrou em jogos difíceis. Na quarta rodada ajudou a vencer o Coritiba, fora de casa por 4 a 3. Contra o EC Bahia o clube marcou doze gols em dois jogos vencendo o rival por 5 a 2 em casa e por 7 a 0 em Salvador na última rodada.
O jogo do título foi contra o Paysandu em 30 de novembro, no Mineirão e vitória por 2 a 1. Após a conquista, fez um jogo impecável contra o Fluminense, goleando os cariocas por 6 a 2 com atuação magistral de Alex. Ao longo do campeonato o Cruzeiro teve uma sequência de oito vitórias seguidas (entre a 29ª e 36ª rodadas), que o consolidou a frente da tabela para não mais perdê-la.
Quem foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro 2003?
Em um campeonato com muitos jogos, candidatos à artilharia não faltaram. Além disso, muitos bons atacantes e meias participaram da edição. O Campeão Cruzeiro, com seu avassalador ataque teve Mota com 16 gols, além de Aristizábal com 22 e Alex com 24.
Mas, estes números altos não ficaram entre os três goleadores do Brasileiro de 2003. Luís Fabiano do São Paulo FC fez 29, Renaldo do Paraná fez 30 e o artilheiro da competição, Dimba do Goiás marcou 31.
Bola de Prata: Seleção da Revista Placar
Dia de reverenciar a eterna lenda, o maior que uma geração viu jogar: Alex, regeu o Cruzeiro de 2003 com partidas magnificas, gols antológicos… cravou seu nome na história com incríveis 39 gols e 39 assistências em 62 jogos, obrigado talento, você foi simplesmente GENIAL! pic.twitter.com/JnMA6AIaWP
— CABULOSO DE MINAS (@cabulosodemg) September 14, 2021
A tradicional premiação da Revista Placar seguiu prestigiada em 2003. O Cruzeiro teve três representantes na seleção, assim como o vice-campeão Santos FC. Assim, o logo campeonato, disputado neste molde pela primeira vez, consolidou sua seleção ao fim dele com as melhores médias de notas dadas por jornalistas.
No gol ficou Rogério Ceni (São Paulo). Na defesa, Maurinho (Cruzeiro) na lateral direita, Alex Costa (Santos) e Fabão (Goiás) como zagueiros e Léo (Santos) na lateral esquerda. No meio campo, Maldonado (Cruzeiro), Renato (Santos), Alex (Cruzeiro) e Marcelinho Carioca (Vasco da Gama). No ataque Luís Fabiano (São Paulo) e Grafite (Goiás).
Além das Bolas de Prata, a Revista também escolheu como Bola de Ouro para Alex, que em 2003 só não fez chover nos gramados brasileiros.
Alex 2003: Bola de Ouro
- Jogos: 38
- Gols: 23
- Assistências: 6
Curiosidades
– SE Palmeiras e Botafogo/RJ não disputaram essa edição, pois haviam sido rebaixados para a Série B em 2002.
– O Cruzeiro alcançou marcas centenárias em pontuação e em gols, 100 e 102 respectivamente, jamais repetidas ou alcançadas por outros clubes.
– Foi o primeiro Brasileiro decidir o campeão por pontos corridos.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram