Tudo sobre o Campeonato Brasileiro de 1996
Índice
O Campeonato Brasileiro 1996 foi a quadragésima primeira edição da maior competição nacional do Brasil. Isso se contarmos as edições que ocorreram entre 1959 e 1971. O Grêmio, comandando por Luís Felipe Scolari, e que tinha Paulo Nunes como principal destaque, foi o grande campeão. Enquanto a Portuguesa, o outro finalista, foi a sensação do torneio, com nomes como Clemer, Capitão, Zé Roberto, Alex Alves e Rodrigo Fabri.
Esta edição também ficou marcada por uma virada de mesa na tabela do Brasileirão de 1996, que evitou o rebaixamento de Fluminense e Bragantino. Na época, foi alegado que um escândalo de arbitragem prejudicou a lisura do campeonato e por isso não era justo rebaixar qualquer clube.
Com estas e demais curiosidades, o Campeonato Brasileiro de 1996 se tornou um dos mais icônicos das últimas décadas, histórico e com muitas histórias. Fique por dentro sobre os principais fatos que marcaram aquela competição!
Primeira fase: Cruzeiro é a sensação do Brasileirão 1996
A Tabela do Brasileirão de 1996 teve início no dia 8 de agosto, sendo que a primeira fase contou com 24 equipes. Em modo de pontos corridos e com apenas um turno, após 23 rodadas, os oito primeiros colocados se classificaram para a fase mata-mata. Enquanto os dois últimos colocados seriam rebaixados.
Com 44 pontos ganhos, o time que terminou a primeira fase na ponta da tabela foi o Cruzeiro EC, que naquele ano havia sido campeão da Copa do Brasil ao bater o super Palmeiras na final.
Dida, Ricardinho, Palhinha, Roberto Gaúcho, Paulinho Maclaren e Marcelo Ramos faziam parte do time mineiro, que no ano seguinte seriam campeões da Copa Libertadores da América.
Junto à equipe celeste, o Guarani do goleiro Pitarelli, e o forte Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo, Velloso, Roque Júnior, Djalminha e Luizão, também fizeram bonito na disputa do 1º turno. Ambos ficaram apenas um ponto atrás do líder.
Tabela do Brasileirão de 1996 – Primeira Fase:
1º Cruzeiro: 44
2º Guarani: 43
3º Palmeiras: 43
4º Atlético Paranaense: 39
5º Atlético Mineiro: 39
6º Grêmio: 38
7º Goiás: 37
8º Portuguesa: 36
9º Internacional: 35
10º Sport: 35
11º São Paulo: 35
12º Corinthians: 32
13º Flamengo: 30
14º Coritiba: 29
15º Vitória: 29
16º Paraná: 28
17º Botafogo: 28
18º Vasco da Gama: 27
19° Juventude: 27
20º Santos: 27
21º Criciúma: 23
22º Bahia: 23
23º Fluminense: 22
24º Bragantino: 19
“Tapetão” não rebaixa Fluminense e Bragantino
De acordo com o regulamento e a tabela do Brasileirão de 1996, os dois últimos colocados deveriam ser rebaixados para a 2ª divisão. Em maio de 1997, antes do Brasileiro daquele ano começar, explodiu um escândalo de corrupção em relação a jogos disputados na temporada anterior.
Segundo gravações, o presidente do Athletico PR, Mauro Celso Petraglia, junto a Alberto Dualib, então mandatário do SC Corinthians, pediram ajuda em resultados de jogos para o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem: Ivens Mendes. Dentro do esquema, Ivens teria que escalar árbitros que favoreceriam as respectivas equipes.
Por conta deste episódio, a CBF impôs que nenhuma equipe fosse rebaixada para o Brasileiro 1997. Dessa forma, Fluminense e Bragantino não foram rebaixados. Curiosamente, o clube carioca não escapou da queda em 1997.
Até os dias de hoje, este caso jamais foi resolvido e os presidentes e clubes envolvidos não foram punidos.
Fase Final na Tabela do Brasileirão de 1996: Lusa vira sensação
A fase de quartas de finais do Campeonato Brasileiro de 1996 foi disputada de acordo com a posição de cada um dos classificados na Tabela do Brasileirão 1996. O líder nos pontos corridos enfrentou o oitavo colocado, enquanto o vice-líder encarou o sétimo colocado, e assim por diante.
Desta forma, coube a Portuguesa de Desportos enfrentar o todo poderoso Cruzeiro, então favorito para a fase final. Na partida de ida, no estádio do Morumbi, a Lusa aplicou chocolate de 3 a 0 na Raposa. Já na volta, disputada no Mineirão, o time mineiro venceu por 1 a 0, mas não foi o suficiente para garantir uma vaga as semifinais. Dessa forma, a Portuguesa se transformava em sensação na competição.
Tabela Brasileirão 1996 – Quartas de finais
- Cruzeiro x Portuguesa
- Athletico PR x Atlético Mineiro
- Palmeiras x Grêmio
- Guarani x Goiás
Na semifinal: Lusa surpreende e Grêmio cumpre papel de favorito
#PORTUGUESA ( SP ) 1996
Em pé : Clemer, Valmir, Marcelo Miguel, Capitão e Émerson. Agachados : Zé Roberto, Gallo, Caio, Alex Alves, Roque e Rodrigo Fabri. pic.twitter.com/s1zZyVHJZi
— David Zico (@futebol__brazil) May 1, 2023
Na fase semifinal da Tabela do Brasileirão de 1996, a Portuguesa teria mais um mineiro pela frente. Dessa vez, contra o Atlético Mineiro, o time de Candinho teria que superar o rápido e goleador ataque do Galo, formado por Euller e Renaldo. No estádio do Morumbi, vitória da Lusa pelo placar mínimo. Já no jogo de volta, no Mineirão, empate por 2 a 2, com o time paulista chegando à sua primeira final de Brasileirão.
O rival seria o Grêmio, campeão da Copa Libertadores de 1995. Os gaúchos garantiram uma tranquila classificação para a decisão contra o Goiás. No jogo de ida, fora de casa, o Imortal venceu por 3 a 1 para, em seguida, segurar empate por 2 a 2, e dessa forma garantir vaga à grande final.
Tabela Brasileirão de 1996 – Semifinal
- Portuguesa x Atlético Mineiro
- Grêmio x Goiás
Final Brasileiro 96: Portuguesa luta, mas Grêmio é o campeão
Como sensação do Campeonato Brasileiro de 1996, a Lusa surpreendeu mais uma vez e venceu o Grêmio por 2 a 0 no Morumbi. Alexandre Gallo e Rodrigo Fabri marcaram os gols.
Para ser campeão, o Tricolor Gaúcho precisava vencer por dois gols de diferença, já que contava com a vantagem do empate por contar com melhor campanha na primeira fase. Paulo Nunes e Aílton fizeram a festa do torcedor gremista em um Olímpico abarrotado com mais de 50 mil torcedores. O Grêmio 1996 entrou para a história com a conquista do título brasileiro.
Time base dos finalistas
Grêmio: Danrlei; Arce, Rivarola (Luciano), Mauro Galvão e Roger; Dinho (Aílton), Goiano, Émerson (Zé Afonso) e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Zé Alcino. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Portuguesa: Clemer; Valmir, Émerson, César e Carlos Roberto (Flávio); Capitão, Gallo, Caio e Zé Roberto; Alex Alves e Rodrigo Fabri (Tico). Técnico: Candinho.
Detalhes do Campeonato Brasileiro 1996
- Período: 8 de agosto a 15 de dezembro de 1996
- Campeão: Grêmio (2º título)
- Vice-campeão: Portuguesa
- Artilheiros: Paulo Nunes (Grêmio) e Renaldo (Atlético Mineiro) – 16 gols
- Melhor ataque: Palmeiras e Grêmio – 42 gols
- Melhor defesa: Guarani – 14 gols
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram