Quais os 10 principais estádios do futebol mundial?
Índice
- 1 Templos que fazem parte da história do futebol
- 2 Estádio Santiago Bernabéu (Madrid, Espanha)
- 3 Estádio Signal Iduna Park (Dortmund, Alemanha)
- 4 Estádio Anfield (Liverpool, Inglaterra)
- 5 Estádio Centenário (Montevidéu, Uruguai)
- 6 Estádio de Wembley (Londres, Inglaterra)
- 7 La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)
- 8 Estádio Azteca (Cidade do México, México)
- 9 Camp Nou (Barcelona, Espanha)
- 10 San Siro (Milão, Itália)
- 11 Estádio Jornalista Mário Filho “Maracanã” (Rio de Janeiro, Brasil)
Templos que fazem parte da história do futebol
Com mais de 150 anos de história, o futebol se abrigou em diversos palcos ao redor do mundo para escrever as suas crônicas mais impressionantes. Assim, os principais estádios desse esporte encantador estão dentro de um contexto histórico que pode dizer muito a respeito, não somente sobre o futebol naquele período, mas também sobre a sociedade que ele estava inserido e, claro, os torcedores. Alguns desses grandes palcos que se destacam por colecionar histórias épicas, abriga sempre os maiores artistas de cada época.
E com todos esses ingredientes, um estádio de futebol deixa de ser simplesmente um estádio, para se tornar em um verdadeiro templo. Dessa forma, só de falar no nome do determinado estádio, os amantes da bola logo irão se arrepiar.
Sendo assim, nós do Lendas do Futebol embarcamos nessa nostalgia para lembrar dos 10 principais estádios na história do futebol mundial. Vale destacar que cada uma importância é difícil de medir por um ser melhor que o outro, o que faz ser uma lista “pessoal” e na base histórica e subjetiva. E caso tenha sentido falta de algum estádio, deixe nos comentários e do porque você adicionaria na lista!
Estádio Santiago Bernabéu (Madrid, Espanha)
- Inauguração: 14 de dezembro de 1947
- Capacidade: 81.084 torcedores
Casa do Real Madrid, o Estádio Santiago Bernabéu é sem sombra de dúvidas um dos principais estádios do futebol. Também foi a casa de alguns dos maiores times e jogadores de todos os tempos, como Alfredo Di Stéfano, Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo.
. Grandes Jogos
O primeiro grande evento pode ser considerado a final da Liga dos Campeões da Europa de 1957, na qual o Real Madrid se sagrou pela primeira vez campeão europeu diante da Fiorentina, da Itália. O Santiago Bernabéu ainda recebeu outras finais de Champions League como em 1969, no duelo entre Milan e Ajax. Além das finais de 1980 e 2010.
Em torneios de seleções, o Bernabéu recebeu a fase semifinal e final da Eurocopa de 1964. E foi na Eurocopa-64 que a seleção da Espanha conquistou o seu primeiro grande título. No duelo entre Espanha e União Soviética, os espanhóis venceram por 2 a 1 para garantir o título europeu.
Como se não bastasse, o estádio ainda abrigou algumas partidas da Copa do Mundo de 1982, incluindo a grande final. Dessa forma, a casa do Real Madrid também serviu de palco para o tricampeonato da Itália, que bateu a Alemanha na final por 3 a 1.
. Curiosidades
Estadio Santiago Bernabéu, 1962.#realmadrid pic.twitter.com/yKdnyNgJfF
— Olympia (@olympia_vintage) December 2, 2018
Curiosamente, o Estádio Santiago Bernabéu ainda abrigou a grande final da Copa Libertadores de 2018, após polêmicas e confusões na Argentina entre a disputa de Boca Juniors e River Plate, que sagrou o River como campeão após vitória por 3 a 1. Assim, o Santiago Bernabéu foi o único estádio do mundo a sediar a final de Liga dos Campeões e da Copa Libertadores na história.
Estádio Signal Iduna Park (Dortmund, Alemanha)
- Inauguração: 2 de abril de 1974
- Capacidade: 81.365 torcedores
Conhecido pela “Muralha Amarela”, o Estádio Signal Iduna Park é a casa Borussia Dortmund, considerado como um dos principais estádios do futebol alemão. Construído em 1974 para a Copa do Mundo que iria acontecer na Alemanha, leva este nome por conta da empresa de finanças Signal Iduna, dona dos Naming Rights do estádio.
. Grandes Jogos
Na Copa do Mundo de 1974, o Estádio Signal Iduna Park sediou quatro partidas, dentre elas o jogo entre Brasil e Holanda na segunda fase da competição, e uma das grandes partidas na história das Copas, com vitória holandesa por 2 a 0. Em 2006, o Signal Iduna Park voltou a sediar partidas da Copa do Mundo, sendo ainda mais utilizado do que no mundial de 1974. Abrigando um total de 10 confrontos, o mais marcante que o estádio recebeu foi a semifinal entre Itália e Alemanha, na qual os italianos – que seriam os campeões do mundo – venceram por 2 a 0.
. Curiosidades
O Signal Iduna Park é o primeiro estádio construído na Alemanha exlusivamente para o futebol, tendo em vista que os outros estádios são multiesportivos. Para se ter uma ideia, a casa do Borussia não tem espaço de pista de atletismo, por exemplo.
Estádio Anfield (Liverpool, Inglaterra)
- Inauguração: 28 de setembro de 1884
- Capacidade: 53.394
Quando falamos no Estádio Anfield, ela está fortemente ligada a apaixonada e calorosa torcida dos “Reds”, sob os cânticos de “You’ll Never Walk Alone”. O estádio do Liverpool é um dos que oferece um pouco mais daquele clima do futebol de “antigamente”, sendo sempre um momento épico. Quando inaugurado em 1884, era pequeno se comparado aos parâmetros do futebol europeu e atual. Porém, esse fato faz com que o Anfield possua o ambiente atmosférico perfeito para apoiar um dos maiores times do mundo.
. Grandes Jogos
Contando com uma torcida apaixonada, o Anfield foi palco de verdadeiros jogos de superação do Liverpool. Como por exemplo, nas quartas de finais da Liga dos Campeões de 1977, quando so Reds venceram em casa por 3 a 1 e reverteram um placar negativo de 1 a 0. Naquele ano, o clube inglês conquistava o seu primeiro título europeu.
Décadas mais tarde, a equipe vermelha voltaria a escrever mais uma história de superação, novamente dentro do Anfield. Na semifinal da Liga dos Campeões 2018-19, o Liverpool havia perdido para o Barcelona por 3 a 0 no Camp Nou. Dessa forma, tudo parecia perdido, porém, em uma virada histórica, os Reds venceram por 4 a 0 dentro de suas dependências.
. Curiosidades
Em seus primeiros anos de fundação, o Anfield era utilizado pelo Everton, maior rival do Liverpool. Porém, após divergências com os proprietários do estádio, os dirigentes do Everton colocaram a sua equipe para jogar no Goodison Park. Por outro, os proprietários do estádio resolveram fundar uma nova equipe, o Liverpool. Assim, podemos concluir que os Reds nasceram de seu estádio, ao contrário do que acontece com as demais equipes do futebol.
Estádio Centenário (Montevidéu, Uruguai)
- Inauguração: 18 de julho de 1930
- Capacidade: 65.235
Confirmé : la finale de la Copa Libertadores 2021 aura lieu au Estádio Centenário de Montevideo, en Uruguay. pic.twitter.com/BHiuWk2lSq
— Garra Football (@GarraFootball) April 30, 2021
Um verdadeiro patrimônio do futebol uruguaio, o Centenário é um dos principais estádios de todos os tempos, justamente por carregar momentos históricos. Longe de ser moderno, o estádio leva as marcas de sua história em sua própria estrutura, sendo considerado um templo do futebol raiz. Ao estilo clássico, o Centenário tem as suas arquibancadas afastadas dos gramados e uma acústica que nos remete ao século passado.
O estádio que carrega esse nome justamente por conta do centenário da independência do Uruguai, hoje já não é muito utilizado. Mesmo com sua capacidade para 65.235 espectadores, o Centenário já não abriga mais equipes como Nacional e Peñarol, que além de terem seus próprios estádios, já não figuram mais no centro do futebol mundial. Hoje, o mítico estádio abriga apenas a seleção uruguaia em seus jogos dentro de casa.
. Grandes Jogos
Inaugurado em 1930, justamente para a Copa do Mundo daquele ano, o Centenário foi o principal estádio daquele mundial. Até porque, foi palco da maioria das partidas, num total de 17, incluindo a grande decisão entre Uruguai e Argentina. Naquele duelo, os uruguaios levaram a melhor, com um placar de 4 a 2 e o Centenário entrou para a história ao realizar a primeira final de Copa do Mundo.
Além disso, o estádio também foi palco de uma das finais mais épicas da história do futebol mundial. O duelo entre Santos e Peñarol terminou com vitória dos santistas pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Coutinho. Esse confronto foi determinante para o Peixe conquistar o seu primeiro título de Libertadores da América, o que se realizaria após dois jogos.
O Centenário não ficou marcado apenas por abrigar derrotas dos times uruguaios, mas também por abrigar suas glórias. Até porque, o estádio foi palco de cinco títulos da Libertadores do Peñarol, além de três conquistas do Nacional do Uruguai.
. Curiosidades
O estádio Centenário foi construído em um tempo recorde para a época, um pouco menos de dois anos, entre 1928 e 1930. Para conseguir tal proeza, as obras do estádio ocorreram à todo vapor, com trabalhadores divididos em três turnos, 24 horas por dia.
Mas, todo trabalho gerou frutos, pois o Centenários se tornou um dos principais estádios do futebol mundial, abrigando grandes momentos do esporte bretão. Tanto que é considerado pela entidade máxima do futebol, a FIFA, como o patrimônio histórico não apenas do futebol uruguaio e sim mundial. Inclusive, com tantas histórias para contar, esse verdadeiro templo possui um museu fantástico, que conta diversas histórias ocorridas dentro das quatro linhas.
Estádio de Wembley (Londres, Inglaterra)
- Inauguração: 28 de abril de 1923
- Capacidade: 90.000
Se o estádio Centenário é considerado um patrimônio do futebol uruguaio, podemos dizer que o Wembley é um patrimônio do futebol inglês. Inaugurado em 1923, o estádio foi derrubado por completo e reinaugurado em 2007. Porém, os mais saudosistas ficaram irritados com o fato do mítico templo do futebol inglês ter sido demolido por inteiro, no que poderia ser interpretado como uma falta de respeito à história.
. Grandes Jogos
O antigo Wembley sediou a final da Copa do Mundo de 1966, que sagrou a Inglaterra como campeão mundial, após bater a Alemanha por 4 a 2. Contando com esse jogo histórico, o estádio foi palco de mais oito partidas daquele mundial, incluindo o jogo inaugural entre Inglaterra e Uruguai.
Já o novo Wembley também suas histórias para contar, justamente por ter sediado a final da Liga dos Campeões de 2010-11. Na ocasião, o estádio foi palco da decisão entre Barcelona e Manchester United, na qual os espanhóis saíram vencedores pelo placar de 3 a 1.
. Curiosidades
Até mesmo por ser considerado um patrimônio do futebol inglês, o Wembley sedia todos os anos a final da Copa da Liga Inglesa. Além disso, o estádio é palco das semifinais e finais da Copa da Inglaterra e também dos duelos decisivos da segunda divisão inglesa. Ou seja, se dentro da Inglaterra tiver algum jogo decisivo, a maioria deles passam pelo Wembley.
Além disso, o Wembley possui proporções gigantescas a nível mundial. Com uma capacidade para 90.000 torcedores, o estádio não é apenas um dos principais estádios do mundo, como também o segundo maior da Europa.
La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)
- Inauguração: 25 de maio de 1940
- Capacidade: 54.000
QUAL SEU ESTÁDIO PREDILETO? O MEU É ESTE DA FOTO: LA BOMBONERA. pic.twitter.com/1IERv5b6eH
— Flavio Prado (@flaviopradojpgz) April 17, 2021
Conhecido por ser um estádio mítico, o La Bombonera é alicerçado por uma estrutura que privilegia a fanática torcida do Boca Juniors. Até porque, o estádio possui as suas arquibancadas próximas do campo, o que geralmente intimida os adversários. Mesmo com uma capacidade menor em relação a outros grandes templos do futebol, de 54.000 espectadores, a casa xeneize deixa a sua marca.
. Grandes Jogos
Além disso, o La Bombonera não é conhecido apenas por sua mística, mas também por ter sido palco de grandes decisões. Inaugurado em 1940, o estádio já abrigou onze finais de Libertadores, com o Boca Juniors conquistando seis. Dessa forma, além de sua torcida, a boa fase da equipe xeneize contribuiu para a boa fase de seu estádio.
. Curiosidade
Oficialmente, o estádio é nomeado como Alberto José Armando, ex-presidente do Boca Juniors. Porém, a casa da equipe xeneize é conhecida como La Bombonera, que significa “caixa de bombom”, justamente por ser compacto e por suas arquibancadas serem muito próximas do gramado. Tanto que o estádio possui as medidas mínimas exigidas pela FIFA, fazendo jus ao seu apelido.
Estádio Azteca (Cidade do México, México)
- Inauguração: 29 de maio de 1966
- Capacidade: 87.000
El Estadio Azteca y la Calzada de Tlalpan en 1968: https://t.co/jIqnUlUOh0 pic.twitter.com/npud2dq3uZ
— México en el Tiempo (@cdmexeneltiempo) July 27, 2021
Assim como o Centenário, o estádio Azteca também é considerado um dos verdadeiros templos do futebol raiz. Com o seu estilo clássico, o estádio também tem a sua torcida distante dos gramados, diferente das novas arenas, nos fazendo viajar para os tempos áureos do futebol. Porém, hoje, o estádio Azteca não tem sido palco de grandes momentos do futebol e por conta disso tem sido muito esquecido. Atualmente, o estádio que foi inaugurado em 1962, possui capacidade para 87.000 pessoas e serve de casa para o América do México.
. Grandes Jogos
O estádio se destacou por sediar duas Copas do Mundo, como em 1970, quando recebeu dez partidas. Dentre elas, a grande decisão da competição, no duelo protagonizado entre Brasil e Itália, com vitória brasileira pelo placar de 4 a 1. Na ocasião, o mundo via uma das melhores seleções de todos os tempos, na qual tinha Pelé como o seu grande protagonista.
Como se não bastasse, o estádio Azteca ainda recebeu outro craque do futebol mundial, Diego Armando Maradona. Na Copa do Mundo de 1986, o estádio foi palco da La Mano de Díos, nas quartas de finais entre Argentina e Inglaterra. Inclusive, ainda recebeu mais oito partidas daquele mundial, incluindo a grande final, na qual os argentinos saíram vitoriosos ao vencer a Alemanha pelo placar de 3 a 2.
. Curiosidades
Mas, mesmo não sendo tão relevante atualmente, como outrora, o Azteca pode ser considerado um dos principais estádios da história do futebol. Até porque, são poucos os palcos que receberam grandes momentos dos maiores gênios do futebol, como Pelé e Maradona. Além disso, o estádio Azteca se destaca por ter sido o primeiro da história a realizar duas finais de Copa do Mundo, como em 1970 e 1986. Marca que mais tarde seria batida por outro templo do futebol, o Maracanã.
Camp Nou (Barcelona, Espanha)
- Inauguração: 24 de setembro de 1957
- Capacidade: 99.354
Muito mais do que um estádio e sim uma fortaleza da representação catalã, o Camp Nou, casa do Barcelona, ao longo da história, além de ser um dos principais estádios da história, também foi palco de resistência. Por lá, muitos dos grandes craques do futebol mundial desfilaram a sua categoria, como László Kubala, Johan Cruyff, Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi.
. Grandes Jogos
Além de ser um estádio símbolo do Barcelona e do povo catalão, o Camp Nou também foi palco de grandes momentos com a bola rolando. Como por exemplo, a semifinal da Eurocopa de 1984, entre Dinamarca e União Soviética, além da disputa do terceiro lugar da competição entre Hungria e Dinamarca. Além disso, o estádio recebeu quatro partidas da Copa do Mundo de 1982 e também abrigou as decisões de 1989 e 1999 da Liga dos Campeões. Nas ocasiões, Milan e Manchester United foram as equipes campeãs.
. Curiosidades
Durante a ditadura do General Francisco Franco, o Camp Nou foi utilizado como palco de manifestações catalãs de cunho separatista, em um período que até o diaeto da região era proibido de ser falado pelo governo. Inclusive, a casa do Barcelona é utilizada até hoje como símbolo do orgulho catalão.
Além de histórico politicamente, o Camp Nou também se destaca em suas dimensões, pois é o maior estádio do continente europeu, com capacidade para 99.354 pessoas. No planeta, além de ser um dos principais estádio, é o quarto colocado em capacidade máxima de torcedores.
San Siro (Milão, Itália)
- Inauguração: 19 de setembro de 1926
- Capacidade: 81.277
Quel magnifique Stade ! #SanSiro #MilanAC #InterMilan pic.twitter.com/DecTXxhPBB
— 🇰🇲 Doudou1️⃣8️⃣ 🇰🇲 (@abdoulhalime18) July 31, 2021
Atual casa de duas das principais equipes do futebol italiano, sendo elas AC Milan e Internazionale, o San Siro é sem dúvidas um dos principais estádios do mundo. Até porque, foi palco das principais glórias dos rossoneros nos anos 1980 e 1990 e também dos nerazzurri, principalmente nos anos 2000.
O estádio é um verdadeiro patrimônio da cidade de Milão e não apenas dos clubes que o administram. Tanto que é conhecido como o nome do bairro em que está localizado, San Siro, apesar de ter seu nome oficial como Giuseppe Meazza, craque que representou as camisas de Internazionale e Milan. De quebra, a casa dessas equipes, ainda possui capacidade para 81.277 espectadores, sendo um dos maiores estádios da Europa.
. Grandes Jogos
Entre seus principais jogos, o San Siro também foi palco de três partidas da Copa do Mundo de 1934, a segunda realizada na história do futebol. Décadas mais tarde, em 1990, o estádio voltou a receber jogos do mundial, incluindo a partida inaugural entre Argentina e Camarões. Naquela edição do torneio, o San Siro sediou um total de seis partidas.
Nessa pegada de receber grandes decisões, o estádio ainda sediou quatro finais de Liga dos Campeões. Sendo elas em 1965, 1970, 2001 e 2016, com Internazionale, Feyenoord, Bayern Munich e Real Madrid como campeões, respectivamente.
. Curiosidades
Diferente do que muitos pensam, não há brigas ou discussões em relação ao nome do estádio quando o mando de campo é do Milan ou da Internazionale. Dessa forma, o estádio é chamado de San Siro ou de Giuseppe Meazza, mesmo em jogos dos rossoneros ou de nerazzurri, sem nenhum distinção por parte dos torcedores.
Estádio Jornalista Mário Filho “Maracanã” (Rio de Janeiro, Brasil)
- Inauguração: 16 de junho de 1950
- Capacidade: 78. 838
Símbolo do futebol mundial, o estádio Jornalista Mário Filho, ou simplesmente Maracanã, é um dos principais estádios do mundo, se não o principal, para muitos. Até porque, esse grande templo do futebol foi palco de momentos históricos do futebol, recebendo icônicas gerações da seleção brasileira. Além disso, o estádio foi palco para que grandes astros brilhassem, como Pelé, o Rei do Futebol e Zico, considerado o jogador que mais se destacou no “Maraca”.
. Grandes Jogos
O Maracanã pode ser considerado um dos principais estádios do futebol também por ter recebido grandes eventos, como duas Copas do Mundo. Em 1950, o estádio sediou oito jogos do torneio, incluindo a grande decisão em que o Uruguai venceu o Brasil por 2 a 1, no episódio do “Maracanazo”. Já em 2014, o Maracanã foi palco de sete partidas, incluindo a decisão em que a Alemanha saiu vitoriosa ao vencer a Argentina por 1 a 0.
E por falar em grandes competições de nível mundial, o Maracanã também foi palco de quatro jogos de futebol nas Olimpíadas de 2016. Sendo que o principal deles foi a decisão entre Brasil e Alemanha, que rendeu a primeira medalha de ouro brasileira no esporte.
. Curiosidades
Na década de 1960, o Maracanã era utilizado para sediar os grandes eventos de equipes do futebol brasileiro. Dessa forma, quando o Santos de Pelé disputou as suas duas finais dos mundiais de 1962 e 1963, o estádio carioca foi o palco escolhido. Além de ter sediado o bicampeonato mundial santista, o Maracanã também foi palco do milésimo gol do Rei do Futebol. De pênalti, Pelé marcou o seu gol de número mil, em 1969, durante a vitória santista sobre o Vasco pelo placar de 2 a 1.
Não à toa, reconhecido como um dos maiores templos do futebol, o Maracanã é o único estádio a ter recebido finais de Copas do Mundo e também de Olimpíadas. Além disso, ao lado do Azteca, é um dos dois únicos estádios do futebol mundial a sediar duas finais de Copas do Mundo.