10 jogos inesquecíveis do Santos em Campeonato Brasileiro
Índice
No ano de 2023 o Santos Futebol Clube foi rebaixado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. Oito vezes campeão nacional, e no primeiro ano pós-morte do Rei Pelé, a expectativa é de tempos sombrios para o clube paulista nos próximos anos. Para se ter uma ideia, em 2024 o clube vai disputar apenas o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro da Série B. Uma temporada enxuta e sem grandes patrocínios ou investimentos.
Mas enquanto agremiação e torcida lutam e sonham com dias melhores, vale a pena relembrar de grandes momentos do alvinegro, em partidas inesquecíveis do Santos pelo Campeonato Brasileiro!
(1961) Santos x Bahia
Primeiro título nacional da equipe, válido ainda pela Taça Brasil de 1961, primóridos do Campeonato Brasileiro, o Santos já contava com o time estrelado de Zito, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Contra o Bahia, campeão de 1959, no jogo de ida empate por 1 a 1, mas na partida de volta goleada com a cara do time de Pelé na época: 5 a 1.
(1962) Santos x Botafogo
Em 1962, o Santos protagonizou um dos jogos mais lembrados não somente do Campeonato Brasileiro, mas da história do futebol do Brasil. Contra o histórico o Botafogo/RJ de Mané Garrincha, Nilton Santos, Didi e Zagallo, a disputa teve ir até a uma terceira partida para se tornar campeão. O duelo foi marcado por um show do alvinegro praiano, com goleada por 5 a 0.
(1963) Santos x Bahia
No terceiro título brasileiro do time de Vila Belmiro, o Bahia mais uma vez seria a vítima. Em dois jogos na final, o confronto que mais marcoria seria a partida de ida, com uma sonora goleada por 6 a 0, no estádio do Pacaembu. Já a partida de volta contou com mais uma atuação de gala de Pelé, que anotou os dois gols da vitória por 2 a 0.
(1964) Santos x Flamengo
Não é a tôa que o Santos de Pelé era praticamente um time imbatível no Brasil. Em seu quarto título consecutivo de Campeonato Brasileiro, o Peixe bateu o Flamengo, em mais uma goleada, agora pelo placar de 4 a 1, também no Pacaembú. Já na volta, no Maracanã, os alvinegros apenas conservaram a vantagem em um empate sem gols.
No dia 19 de dezembro de 1964, o Santos venceu pela quarta vez consecutiva a Taça Brasil e se tornou o primeiro e único Tetracampeão Brasileiro da história. Ao vencer o torneio sobre o Flamengo, o Peixão ainda garantiu o direito de representar o País na Libertadores de 1965. pic.twitter.com/qLFErv1abv
— Santos FC (@SantosFC) December 19, 2020
(1965) Santos x Vasco da Gama
Na sequência de sua hegemonia nacional, com o pentacampeonato brasileiro, os santistas castigaram o Vasco da Gama também com goleada. No jogo de ida, em mais uma final no Pacaembu, praticamente uma casa do Santos no período, vitória por 5 a 1. No jogo de volta vitória magra para confirmar o título por 1 a 0.
(1968) Santos x Palmeiras
Pele e Ademir da Guia já protagonizaram grandes duelos – Foto: Reprdoução/Internet
Em 1968, o Peixe venceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que era disputado em grupos e num quadrangular final. No jogo derradeiro, venceu nada menos do que o Palmeiras de Ademir da Guia pelo placar de 3 a 0. Aquele seria um dos jogos mais inesquecíveis do Santos em Campeonatos Brasileiros não apenas pelo adversário derrotado, mas também por ter coroado Pelé com sua última grande conquista no clube.
(1983) Santos x Flamengo
Já em 1983, o alvinegro teve dessabor de perder uma final de Campeonato Brasileiro. Contra o Flamengo, os santistas venceram o duelo de ida por 2 a 1. Porém, na voltasucumbiram diante do time de Zico no Maracanã com derrota por 3 a 0.
(1995) Santos x Botafogo
Um dos jogos mais inesquecíveis do Santos em Campeonatos Brasileiros – Foto: Reprodução/Internet
Para o torcedor santista, esse é um dos jogos mais inesquecíveis do Campeonato Brasileiro para o Santos, mas de maneira negativa. Após perder por 2 a 1 no Rio de Janeiro para o Botafogo, o Peixe empatou em 1 a 1 no Pacaembu com erros de arbitragens. A equipe teve um gol legal anulado, enquanto Túlio Maravilha, atacante botafoguense, teve seu tento valido, mesmo em posição de impedimento.
(2002) Santos x Corinthians
Depois de vencer o Corinthians no Morumbi por 2 a 0, com sua geração de garotos, o Santos fez história ao bater os favoritos ao título também no jogo de volta. Com vitória por 3 a 2, o time praiano levantou mais uma taça de Brasileirão após 34 anos, com direito à pedaladas de Robinho em cima do lateral Rogério.
As 8 Pedaladas de Robinho pra cima de Rogério na Final do Brasileirão 2002 no Morumbi #jogoruim pic.twitter.com/y0IpeDO59R
— 𝐖𝐞𝐥𝐥𝐢𝐧𝐠𝐭𝐡𝐨𝐧 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐞𝐢𝐫𝐨 (@ThonWelling) November 9, 2017
(2004 ) Santos x Vasco da Gama
Mesmo longe da Vila Belmiro, por conta de uma punição do STJD, o Peixe foi campeão brasileiro de 2004 com uma arrancada histórica. O jogo decisivo ocorreu na última rodada da competição em vitória por 2 a 1 sobre o Vasco da Gama, deixando o Athletico Paranaense para trás, equipe que liderou boa parte do torneio.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Siga no Instagram