logo-football-legendslogo-football-legendslogo-football-legendslogo-football-legendsLendas do Futebol

  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • LOJA
  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
  • LOJA
✕

Romário é o maior jogador na história do Vasco da Gama?

2 de junho de 2022
Romário é um dos maiores ídolos do Vasco da Gama.

Índice

  • 1 Entre tantos ídolos, baixinho deixou seu legado em São Januário 
  • 2 Início da trajetória: Artilheiro da base para o profissional
  • 3 1985: Romário estreia no profissional do Vasco
  • 4 Artilheiro e predestinado no Gigante da Colina
    • 4.1 A parceria com Roberto Dinamite
  • 5 2000: Retorna ao Vasco para conquistar o Brasil
  • 6 2005: Tem 3ª passagem pelo Vasco da Gama
    • 6.1 Após saída para os EUA, Romário tem último encontro com o time cruzmaltino
    • 6.2 Romário faz seu milésimo gol! 
  • 7 Se despede do Vasco e dos gramados
  • 8 💥 Curiosidades de Romário no Vasco da Gama

Entre tantos ídolos, baixinho deixou seu legado em São Januário 

A pergunta quem não quer calar entre os vascaínos é qual seria o maior ídolo na história do clube? Entre alguns nomes, como o de Roberto Dinamite, Edmundo e Juninho Pernambucano, o de Romário desponta como um dos mais comentados quando se trata da idolatria do torcedor do Vasco da Gama. 

Não à toa, até porque em três passagens pelo time cruzmaltino, o baixinho desandou em balançar as redes, além de conquistar títulos e prêmios individuais. Pelo Gigante da Colina, o jogador conquistou dois títulos cariocas, um Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul. Sem contar 3 Bolas de Prata e a Bola de Ouro da Revista Placar no ano 2000, como o craque do Brasileirão. 

Foi também com a camisa do Vasco da Gama que Romário bateu o seu maior recorde pessoal na carreira, ao anotar o milésimo gol como jogador profissional. Aqui vamos contar a hitória de um dos maiores jogadores de todos os tempos no clube carioca.

 

Camisetas lendárias do futebol!

 

Início da trajetória: Artilheiro da base para o profissional


Romario. Olaria Atlético Clube. pic.twitter.com/KPqocQMpWF

— Nostalgia Futbolera ® (@nostalgiafutbo1) February 26, 2022

A trajetória de Romário no futebol começa no ano de 1979, ao ser observado por um olheiro do Olaria enquanto praticava mais uma de suas peladas com a garotada mais velha. Logo o franzino atacante passou nos testes para integrar o time infantil do Vasco da Gama, onde rapidamente se tornaria artilheiro. E tudo isso em seu ano de estreia.

Com tamanho desempenho, não demoraria muito para Romário começar a sua história no Vasco da Gama. Até porque, já no ano de 1980, o Gigante da Colina entraria em contato com o Olaria para contar com o jovem jogador, que na época tinha apenas 14 anos. 

Mas, por conta de sua pouca idade, o time cruzmaltino optou por mantê-lo emprestado para o Olaria, até que pegasse um pouco mais de experiência. O baixinho só integraria o elenco de base do Vasco da Gama em 1981, onde logo se destacou rapidamente. Em três vezes consecutivas, nos anos de 1982, 1983 e 1984, ele se tornou artilheiro das competições de base do Campeonato Carioca.

 

1985: Romário estreia no profissional do Vasco


Depois de tanto se destacar nas categorias de base, Romário estreou como profissional do Vasco da Gama no dia 6 de fevereiro de 1985, quando completara 19 anos de idade. Quem lhe deu a primeira oportunidade para estrear profissionalmente foi o técnico Antônio Lopes, que lhe escalou pela primeira vez no duelo contra o Coritiba em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião o baixinho estreou com o pé direito, já que seu time venceu por 3 a 0 em São Januário. 

Mas, mesmo com sua estreia em fevereiro, Romário só viria a anotar o seu primeiro gol com a camisa do Vasco da Gama em agosto de 1985. Na ocasião, o baixinho balançou as redes em amistoso contra o Nova Venécia do Espírito Santo, em vitória por goleada de 6 a 0.

 

Artilheiro e predestinado no Gigante da Colina


Romário comemora um de seus três gols na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia na Fonte Nova pelo Campeonato Brasileiro de 1987.#Vasco #História pic.twitter.com/XS7EzlvcnV

— Vasco Antigo (@vascoantigo) February 22, 2018

Em seu ano de estreia pelo Vasco da Gama, Romário começou a se destacar a partir de seu segundo semestre com a camisa da equipe. Tanto que se tornou vice-artilheiro do Campeonato Carioca de 1985, mesmo sendo tão jovem, algo que impressionou a torcida e a imprensa. 

Por conta desse destaque, o Vasco logo providenciou um contrato profissional com o baixinho no início de 1986. E naquele ano, o jogador tratou de deixar a sua marca mais uma vez, e conquistou a sua primeira artilharia com a camisa cruzmaltina, a do Campeonato Carioca, com 20 gols, e direito ao título da Taça Guanabara. Já no ano seguinte, o baixinho não só foi artilheiro da competição, com 16 gols, como também faturou o título, sendo grande destaque. 

Por conta disso, não demoraria muito para Romário despertar a atenção de equipes estrangeiras, em um momento em que os europeus passaram a investir pesado em jogadores estrangeiros. Foi então que o PSV da Holanda levou o baixinho pela quantia de 6 milhões de dólares.

A parceria com Roberto Dinamite

Dupla com Roberto Dinamite. Antes de deixar o Vasco da Gama pela primeira vez, Romário formou ilustre dupla de ataque com Roberto Dinamite, entre os anos de 1986 e 1987. Na época, enquanto o baixinho estava despontando na carreira, o maior artilheiro da história cruzmaltina estava em sua segunda passagem pelo clube e já estava em um período de maturidade na carreira, aos 32 anos de idade. 

Nas duas temporadas em que atuaram lado a lado, Romário e Roberto Dinamite anotaram juntos um total de 128 gols. Só o baixinho, por exemplo, anotou sozinho, 84 gols, enquanto Dinamite, anotou 44 tentos. Naquela época já era visível que o jovem craque já estava roubando a cena do futebol brasileiro.

 

2000: Retorna ao Vasco para conquistar o Brasil


Romário em 2000
(aos 34 anos)

73 jogos
73 gols
16 assistências

💢 Pelo Vasco: 71J, 66G e 16A
🇧🇷 Pela Seleção: 2J, 7G e 0A

🏆 Campeão Brasileiro
🏆 Campeão da Copa Mercosul

→ Artilheiro do Mundial de Clubes, Torneio Rio-SP, Carioca, Copa Mercosul e Brasileirão pic.twitter.com/Lcy7xgkDzn

— Goleada Info (@goleada_info) April 24, 2021

Depois de sua primeira passagem pelo Vasco da Gama, Romário passou pelo PSV, se tornou melhor do mundo com a camisa do FC Barcelona, em 1994, e ainda conquistou a Copa do Mundo naquele ano. Em seguida, no ano de 1995, chegou como melhor do mundo e grande contratação pelo rival Flamengo. Além de uma passagem apagada pelo Valência. 

Então, no ano 2000, o baixinho retornou ao Vasco como o jogador mais bem pago do Brasil, para escrever o seu segundo capítulo no Gigante da Colina. E todo o investimento em torno do jogador foi bem feito, pois Romário chegou com tudo em sua volta ao time cruzmaltino. 

No Campeonato Brasileiro daquele ano, o baixinho guiou o Vasco da Gama para o seu quarto título brasileiro da história. Na competição, o baixinho anotou o gol de empate no jogo de ida da final contra o São Caetano, e anotou um dos gols da vitória por 3 a 1 em partida de volta, disputada em São Januário. Com isso, acabou se tornando o melhor jogador do torneio, conquistando a Bola de Ouro da Revista Placar, sua conquista individual mais importante em solo brasileiro. 

Também em sua segunda passagem pelo Vasco, Romário conquistou a Copa Mercosul do ano 2000. O baixinho ainda se tornou artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2001 com 21 gols, e de quebra, Bola de Prata, eleito pela Revista Placar. Como se não bastasse, o jogador colecionou artilharias no Mundial Interclubes, Campeonato Carioca, da Copa Mercosul e Torneio Rio-São Paulo de 2000.

 

2005: Tem 3ª passagem pelo Vasco da Gama


Em 2005, Romário retornou ao Vasco da Gama, após ter passado pelo Fluminense FC, e se aventurado no mundo árabe. Em sua terceira passagem pelo Gigante da Colina, o jogador se destacou no Campeonato Brasileiro, ao conquistar a artilharia da competição com 22 gols marcados, aos 39 anos idade. 

Naquela edição do torneio, o time vascaíno não foi muito longe no torneio, conseguindo apenas a 12º colocação. Porém, o desempenho de Romário como artilheiro o garantiu na lista de jogadores que conquistaram a Bola de Prata da Revista Placar.

Após saída para os EUA, Romário tem último encontro com o time cruzmaltino


Romário e o dia do milésimo gol.

Em 2006, Romário deixou o Vasco da Gama e foi se aventurar no futebol dos Estados Unidos, retornando ao clube cruzmaltino aos 41 anos de idade. Na ocasião, o jogador almejava uma conquista especial em sua carreira, a de anotar o seu tão sonhado milésimo gol. 

Outra curiosidade em sua quarta e última passagem pelo Vasco, é que Romário chegou a ser jogador-treinador da equipe. Já em final de carreira, o atacante já não era mais titular absoluto, e por isso mesmo, a diretoria vascaína aproveitou-se dessa situação para promover o jogador como técnico interino, enquanto buscava um outro profissional. 

Romário faz seu milésimo gol! 

O milésimo gol de Romário ocorreu no dia 20 de maio de 2007, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, contra o Sport, em São Januário. Quando a partida já estava 2 a 0 para o Vasco da Gama, um pênalti foi marcado a favor da equipe cruzmaltina no início da segunda etapa. 

Imediatamente, o estádio foi abaixo, aclamando para que Romário batesse a penalidade, para assim, entrar na história com o seu milésimo gol. E foi isso que ele fez. Bola para um lado e o goleiro para o outro, era o baixinho se igualando a Pelé nessa marca incessante.

 

Se despede do Vasco e dos gramados


O tradicional America foi rebaixado pela quarta vez em 10 anos para a Série B do Campeonato Carioca. Clube sete vezes campeão estadual já contou com o baixinho Romário no ataque, em 2009. Dias tristes para o @AlexEscobar_, torcedor fiel do Mecão! pic.twitter.com/p8k6e280h4

— De Primeira (@blogdeprimeira_) March 5, 2018

Romário se despediu do Vasco da Gama no final da temporada de 2007, marcando assim, o final de sua carreira, pelo menos até aquele presente momento. Até porque, dois anos depois, o baixinho retornou aos gramados para cumprir uma velha promessa a seu pai, que era a de vestir a camisa do América / RJ. 

Mesmo com uma partida oficial com a camisa do time carioca, o jogador ainda colocou em seu currículo mais um título na carreira, o da série B do Campeonato Carioca. Tudo isso, aos 43 anos de idade, encerrando a sua brilhante carreira de 1021 gols em 1030 jogos oficiais.

 

💥 Curiosidades de Romário no Vasco da Gama


  • Por mais que muitas pessoas se confundam, o inicio de Romário no futebol não foi no Vasco da Gama, e sim no Olaria em 1979. Nem mesmo a sua despedida do futebol foi no clube, e sim no América/RJ em 2009. 
  • Longe do Vasco da Gama, Romário enfrentou a equipe onde hoje é ídolo por algumas vezes, anotando um total de 6 gols.
  • Já com a camisa da equipe, o baixinho anotou 385 gols. 
  • Em sua passagem no ano de 2005, o atacante proferiu a célebre frase: “O Pelé calado é um poeta”, quando questionado sobre uma possível aposentadoria pelo Rei do Futebol.
Leonardo Silva
Leonardo Silva
Jornalista, apaixonado por esportes e sobretudo, pela história do futebol.

Artigos Relacionados

Flamengo na conquista do mundial de 1981.
20 de janeiro de 2023

Quantos mundiais o Flamengo tem?


Leia mais
Texto de Nelson Rodrigues na revista Manchete Esportiva.
30 de dezembro de 2022

Em 1958, Nelson Rodrigues previu que Pelé massacraria na Copa da Suécia


Leia mais
Rei Pelé usou camiseta com os dizeres Diretas Já!
28 de dezembro de 2022

Foto de Pelé com camiseta das “Diretas Já” ressurge


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Camisetas Lendas do Futebol RAIZ!

Categorias

  • Futebol Brasileiro
  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Notícias
  • Partidas Lendárias
  • Prognósticos
  • Ranking

Mais Lidos

  • Flamengo na conquista do mundial de 1981. Quantos mundiais o Flamengo tem? por Leonardo Silva
  • Qual a maior revelação na Copa São Paulo de Júnior? Grandes craques que surgiram na Copa São Paulo de Futebol Júnior! por Leonardo Silva
  • Gianluca Vialli em ação pela Sampdoria. Aos 58 anos, morre Gianluca Vialli, histórico jogador da Série A! por Gabriel Camara
  • Pelé com Johnny Carson em 1973. Em 1973, Pelé tentou ensinar comediante Johnny Carson a jogar futebol; assista por Gabriel Camara
  • Expressinho do São Paulo é um dos times mais famosos a conquistar a Copa Conmebol Tudo sobre a história da Copa Conmebol! por Leonardo Silva
Two of the top midfielders of the 1980s and 1990s were rivals in their national teams and also for clubs.

Here, we see the two in great moments, in a dispute between the two best teams in Europe at that moment.

⚽ Subscribe to the channel!
🔥 Like and comment to help our channel grow!

--------------------------------

Holland 1-1 West Germany

World Cup qualifying
Date: 26.4.1989
Rotterdam
Spectators: 55.000

Holland: Hiele, Rijkaard, Ronald Koeman, van Tiggelen, van Aerle, Vanenburg, Winter, Erwin Koeman, Hofkens (81. Rutjes), van Basten, Huistra (82. Eijkelkamp).

West Germany: Illgner, Th. Berthold, Reuter, Buchwald, Kohler (74. Rolff), Brehme
Matthäus, A. Möller, Häßler, Riedle, Völler (34. Klinsmann).

MAPA DO SITE

  • Home
  • Jogadores Lendários
  • Clubes Lendários
  • Seleções Lendárias
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Loja

CONTEÚDOS

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Cadastre-se para receber nossas novidades!

© 2022 Football Legends | Todos os direitos reservados | Política de privacidade
      Políticas de cookies e privacidade: Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com nossas políticas.CONCORDOSABER MAIS