Documentário narra carreira de “Pelé” com a seleção!
Produzido pela Netflix, doc deixa gosto de quero mais
Maior atleta de todos os tempos, até hoje os feitos de Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, são colocados em debate para tentar entender o tamanho da grandiosidade deste que foi mais do que um jogador de futebol. Vencedor de três Copas do Mundo, campeão de tudo com o Santos Futebol Clube, a carreira de Pelé foi marcada por vitórias (também derrotas) e muitos gols. Mais precisamente 1281 gols, e ainda que contestado, um recorde mundial.
Com direção de dois ingleses, Ben Nicholas e David Tryhorn, o documentário “Pelé” foi lançado no dia 23 de fevereiro de 2021, no canal de streaming Netflix. Os 108 minutos de duração é pouco para conseguir contar a trajetória do eterno camisa 10 do Santos e da seleção brasileira. Os diretores foram os mesmos da produção “Tudo ou Nada: Seleção Brasileira”, sobre a Copa América de 2019.
Pelé vs Jordan
Para quem assistiu ao documentário (minissérie) “The Last Dance“, que conta a última temporada e a carreira de Michael Jordan no Chicago Bulls (em dez episódios!), o documentário “Pelé” deixa um gosto de quero mais. A sensação é de que naqueles pouco mais de dez anos que foca o documentário – 1958 até 1970 – tudo foi passado como uma apresentação para o que esta por vir.
Ainda assim, o filme prima por interessantes imagens de arquivos do Rei do Futebol, com diversas entrevistas das épocas em questão, assim como relatos de jornalistas e companheiros de time e de seleção do maior do Século XX.
Outro ponto a destacar é o paralelo que os diretores fazem com a situação política e social do Brasil naquele período de grandes transformações, em um país que estava dentro de uma sangrenta Ditadura Militar, e como os militares se aproveitavam do mito de Pelé e da seleção brasileira. Futebol e política se conectam, se misturam, por mais que o Rei se diga e se mostre um ser totalmente apolítico.
Só que Pelé é muito grande, um símbolo gigante do Brasil para o mundo, e por mais que tentem ao longo das décadas diminuir seus feitos, e até colocar no mesmo degrau badaladas estrelas dos dias atuais como Messi e Cristiano Ronaldo, o documentário chega para mostrar que Rei do Futebol é só um!
1 Comments
esses documentários são muito vagos. Não fala nada em quando o pai de Pelé jogava por um Time de São Lourenço…. nisso entra a figura de meu tio o Koti, que jogava com ele e inclusive era padrinho de uma das irmãs de Pelé….bom, história conta da forma que se quer e acredita quem quiser.