Partida Lendária: França 1-0 Brasil (1978) / Amistoso
Ficha Técnica: França 1-0 Brasil / Amistoso
Amistoso Internacional
Data: 1 de abril de 1978
Local: Estádio Parc dos Princes, Paris/FRA
FRANÇA: Bertrand-Demanes; Patrick Battiston, Maxime Bossis, Patrice Rio, Christian López; Jean-Marc Guillou, Bruno Baronchelli, Henri Michel (Capitão), Loic Amisse, Michel Platini e Marc Berdoll. Técnico: Hidalgo
BRASIL: Emerson Leão; Toninho, Oscar, Amaral e Edinho; Toninho Cerezo, Zico e Rivellino (Capitão); Dirceu, Tarciso e Reinaldo. Técnico: Claudio Coutinho
RESUMO DA PARTIDA
Em amistoso, às vésperas da Copa do Mundo de 1978, a seleção brasileira foi até a cidade de Paris, no estádio Parc dos Princes, em Paris, enfrentar a seleção da França. As duas seleções estariam presentes na Copa daquele ano, que seria disputada na Argentina. O Brasil vivia uma transição para uma nova geração que pedia passagem, casos de Toninho Cerezo, Zico e Reinaldo, junto ao experiente e tri-campeão mundial em 1970, Roberto Rivellino. Em excursão pela Europa, onde ainda enfrentariam a seleção inglesa, entre outros confrontos, naquele dia teriam pela frente a França de um ainda jovem craque: Michel Platini.
Aquele período foi uma excelente oportunidade de ver dois gênios do futebol brasileiro atuando juntos pela seleção brasileira, ainda que por pouco tempo e por poucas partidas. Foi o período que Rivellino e Zico rivalizavam no futebol do Rio de Janeiro, no FLA-FLU, mas mostravam muito potencial atuando juntos pela seleção, como esta descrito neste artigo: Quando um passou a 10 do Brasil para o outro!
Rivellino chegaria na Copa do Mundo com diversos problemas físicos, se despediria da seleção, e veria Zico iniciar uma trajetória fantástica, mas marcada pelas eliminações nos mundiais de 1982 e, principalmente, de 1986.
O Jogo
No início da partida, quem deu as cartas foi o Brasil, criando boas oportunidades de gol, com chutes de fora da área. O Galinho Zico, por exemplo, chegou a cobrar uma falta perigosa, que resultou em defesa do goleiro Demanes. Na sequência, um lance que quase tirou o zero do placar, com o atacante do Atlético/MG, Reinaldo, então considerado o melhor jogador no Brasil. Após receber bola dentro da área, o atacante driblou o goleiro francês, porém, um zagueiro adversário tirou a bola quase debaixo do gol.
No decorrer da partida, a dinâmica foi a mesma, com o Brasil melhor na partida, com uma equipe mais técnica e com melhores jogadores. Porém, o único gol da partida saiu dos pés da então jovem estrela francesa. Michel Platini recebeu bola de Petit na marca do pênalti, e chutou rasteiro para dar a vitória a França no finalzinho da partida.