Marcio Amoroso: Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro 1994
Índice
Marcio Amoroso foi o artilheiro e terminou 1994 com a Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro. Foram 19 gols e apresentações lendárias de um ainda jovem atacante naquele torneio.
Em uma campanha incrível do Guarani, o Bugre somente seria parado na semifinal pelo Palmeiras de Vanderley Luxemburgo, Edmundo, Evair e um grande time que seria bicampeão brasileiro naquele ano.
Com todos esse ingredientes, vale a pena relembrar a mágica temporada do jovem Amoroso, de 19 anos na época, naquele fantástico ano de 1994!
Amoroso estreia fazendo barulho no Brasileiro de 1994
Amoroso jogou nas categorias de base do Minas Tênis Clube, de Brasília, até ser descoberto pelo Guarani no ano de 1988, com apenas 14 anos de idade. Em 1992 foi emprestado ao futebol japonês para atuar no Tokyo Verdy, onde permaneceu até a temporada seguinte.
Em sua estreia no profissional do Guarani, com gol em vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, faria uma dupla de ataque histórica com Luisão. Além da parceria com Djalminha, que logo deixaria o Bugre no início daquele Campeonato Brasileiro de 1994.
Sequência de grandes atuações pelo Bugre no Brasileirão
Após uma estreia promissora, Amoroso desandou em fazer gols na sequência do Campeonato Brasileiro de 1994. Ainda na primeira fase, o atacante fez do Santos mais uma de suas vítimas. Com uma atuação de gala com dois tentos anotados em goleada por 4 a 0.
Já na segunda fase da competição, o jovem jogador não tomou conhecimento de outro grande clube paulista, o Corinthians, ao anotar o gol da vitória por 2 a 1. Grêmio, Vasco da Gama, Palmeiras, Paraná, Sport, São Paulo e Fluminense também foram equipes que sofreram com o jogador. Contra o Paraná, por exemplo, Amoroso marcou três gols na partida.
No mata-mata, brilha contra paulistas, mas cai para o Palmeiras
Amoroso não balançou as redes na fase mata-mata do Brasileirão de 1994. Nas quartas de finais, ele viu seu clube perder para o São Paulo, de Telê Santana, na partida de ida no Morumbi.
O atacante tinha tudo para ser decisivo no duelo de volta, disputado no estádio Brinco de Ouro da Princesa, mas uma lesão o tirou de campo logo no início da partida. Por sorte, o Bugre fez uma atuação de gala, vencendo o confronto pelo placar de 4 a 2.
Lesionado, o jogador foi desfalque nos duelos contra o Palmeiras, na semifinal, e nada pode fazer para evitar a eliminação do Guarani.
Mesmo fora da fase-final, Amoroso é Bola de Ouro do Brasileirão 1994
A eliminação contra o Palmeiras não foi o suficiente para tirar o prêmio Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro de 1994 das mãos de Marcio Amoroso. Até porque, além de fazer grandes atuações, o atacante se tornou artilheiro da competição, mesmo sem marcar na fase mata-mata por conta de sua lesão.
Assim como Túlio Maravilha, que na época vestia a camisa do Botafogo/RJ, a estrela do Bugre anotou 19 gols em suas 27 partidas disputadas pelo Brasileirão.
Números de Amoroso e do Campeonato Brasileiro 1994:
- Campeão: Palmeiras
- Artilheiros: Amoroso e Túlio Maravilha, com 19 gols cada
- Bola de Ouro: Marcio Amoroso
- Seleção do Brasileiro 1994: Ronaldo (COR), Pavão (SPA), Cléber (PAL), Jorge Luiz (GUA), Roberto Carlos (PAL), Zé Elias (COR), Zinho (PAL), Rivaldo (PAL), Amoroso (GUA), Marcelinho Carioca (COR) e Luizão (GUA).
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Siga no Instagram