logo-football-legendslogo-football-legendslogo-football-legendslogo-football-legendsLendas do Futebol

  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • LOJA
  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
  • LOJA
✕

A histórica passagem de Edmundo no Palmeiras!

2 de junho de 2022
Edmundo no Palmeiras.

Índice

  • 1 Um dos maiores atacantes do Verdão! 
  • 2 Edmundo chega ao Palmeiras em 1993, ainda como promessa
  • 3 A primeira passagem arrebatadora de Edmundo pelo Verdão
    • 3.1 1994: Mais títulos e a confirmação de um craque
    • 3.2 Edmundo “Animal”: Onde surge o apelido?
  • 4 Por que optou em sair do Palmeiras em 1995?
  • 5 Números da 1ª passagem de Edmundo pelo Palmeiras:
  • 6 2006: Retorna ao Verdão para sua redenção
  • 7 5 grandes momentos de Edmundo pelo Palmeiras
    • 7.1 Palmeiras 4-0 Corinthians: Final do Campeonato Paulista de 1993
    • 7.2 Palmeiras 2-0 Corinthians: Final do Torneio Rio-São Paulo de 1993
    • 7.3 Palmeiras 2-0 Vitória: Final do Campeonato Brasileiro de 1993
    • 7.4 Palmeiras 3-1 Corinthians: Final do Campeonato Brasileiro de 1994
    • 7.5 Palmeiras 3-0 Corinthians: Campeonato Paulista de 2007
  • 8 5 gols mais bonitos de Edmundo pelo Palmeiras
    • 8.1 Chute de primeira contra o Corinthians, Brasileiro 1993 
    • 8.2 Contra a Portuguesa, Paulistão 1993
    • 8.3 Contra o Guarani, Campeonato Brasileiro 1993
    • 8.4 Contra o Corinthians, Paulistão 2007
    • 8.5 Gol de falta contra o Flamengo, Brasileirão 2007
  • 9 Edmundo eternizou a Camisa 7 do Verdão!

Um dos maiores atacantes do Verdão! 

De extrema habilidade, mas temperamental, comum faro de gol impressionante, mas com um sangue doce para polêmicas, Edmundo se tornou um dos maiores ídolos da história da SE Palmeiras. Em duas passagens pelo alviverde, o jogador colecionou títulos e problemas, mas deixou muitas saudades no coração do torcedor do Verdão. 

Para se ter uma ideia, já em sua primeira passagem pelo Palmeiras, Edmundo conquistou dois Campeonatos Brasileiros, dois Campeonatos Paulistas e um Torneio Rio-São Paulo, entre os anos de 1993 e 1994. Na ocasião, ele ajudava o time alviverde a sair de um jejum de títulos que perdurava 17 anos, e ainda por cima faturava a Bola de Prata de 1993. 

Já em sua segunda e curta passagem, em fim de carreira no ano de 2006, no auge de sua experiência, Edmundo retornou para selar a sua idolatria no clube. 

 

Estampas históricas e para o futebol RAIZ!

 

Edmundo chega ao Palmeiras em 1993, ainda como promessa

A parceria entre Palmeiras e Parmalat teve início em 1992, no mesmo ano em que Edmundo estreava como profissional, quando completara 21 anos de idade. Com a camisa do Vasco da Gama, o jovem jogador estreou no mês de janeiro e formou icônica dupla de ataque com ninguém menos do que Bebeto. 

Logo de cara, Edmundo fez ótimas exibições com a camisa cruzmaltina no Campeonato Brasileiro de 1992 e terminou como vice-artilheiro da competição. No Campeonato Carioca daquele ano, o jogador não fez diferente e ajudou sua equipe a conquistar o torneio de maneira invicta, sendo eleito revelação do campeonato. Com tamanho destaque, naquela temporada, o jovem ainda foi convocado para a seleção brasileira por Carlos Alberto Parreira. 

Com investimento pesado da Parmalat, o Palmeiras estava atento no mercado, e não deixou de perceber todo o talento do promissor atacante. Sendo assim, o clube alviverde não poupou esforços e levou o jogador pela quantia de 2 milhões de dólares.

 

A primeira passagem arrebatadora de Edmundo pelo Verdão


Que Animal salta mais alto? Palmeiras v Santos, 3 de abril de 1994 no Pacaembú. #Edmundo #Palmeiras #Santos @edmundosouza7 @tqcv_sep pic.twitter.com/0oNvCpYybf

— Juha Tamminen (@TamminenJuha) May 2, 2020

Edmundo estreou com a camisa do Palmeiras no dia 27 de janeiro de 1993, em vitória pelo placar de 2 a 1 sobre o Marília. Seu primeiro gol com o manto alviverde não demorou a sair, já que o jogador balançou as redes pela primeira vez representando o clube no dia 07 de fevereiro, logo em um clássico contra o Santos FC, em vitória pelo placar de 3 a 1. 

Logo naquele ano, o jogador conquistou o seu primeiro título pelo Verdão, o Campeonato Paulista de 1993, em cima do rival Corinthians. Essa final teve um gostinho de vingança por parte dos alviverdes, já que no jogo de ida, Viola anotou o gol da vitória corinthiana por 1 a 0 e imitou um porco. Mas na volta, o Palmeiras venceu por 4 a 0, com Edmundo participando do 4º gol. 

Ainda naquele ano, o jogador faturou o título do Torneio Rio-São Paulo em cima do próprio SC Corinthians anotando dois gols em um dos jogos, que garantiu a vitória pelo placar de 2 a 0. Para completar aquele ano, Edmundo ainda faturou o Campeonato Brasileiro, anotando um dos gols no jogo decisivo em triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória.

1994: Mais títulos e a confirmação de um craque

Apesar de muito talentoso e vitorioso, Edmundo reuniu algumas indisciplinas no Palmeiras e por isso no início de 1994 foi punido pelo clube. Por conta disso, o Parma pensou que fosse prudente pegar o astro por empréstimo para apenas um amistoso na Colômbia e a idade foi logo aceita por clube e atleta. 

De volta ao Palmeiras, Edmundo ajudou a equipe a conquistar mais um título paulista naquele ano de 1994, que foi disputado em pontos corridos. No mesmo ano, o jogador voltou a repetir a dobradinha da temporada passada e faturou mais um título brasileiro. A final mais uma vez foi contra o Corinthians, e o jogador anotou um dos gols da vitória por 3 a 1 no jogo de ida, que pavimentou o caminho para o título. 

Edmundo “Animal”: Onde surge o apelido?

O apelido de Animal para Edmundo foi dado pelo lendário narrador Osmar Santos, no jogo entre Palmeiras e Ferroviária válido pelo quadruplar da semifinal do Campeonato Paulista 1993. Na ocasião, o jogador anotou o único gol da vitória por 1 a 0, no que foi um verdadeiro golaço de cobertura. Emocionado com o que vira, o narrador gritou “Edmundo Animal”, por tamanha empolgação por aquele golaço. Pouco depois, o apelido pegou e o jogador chegou a não gostar da alcunha que recebera, mas aos poucos foi aceitando.

 

Por que optou em sair do Palmeiras em 1995?


Edmundo deixa o Palmeiras e se transfere para o Flamengo em 1995.

No ano de 1994, as polêmicas de Edmundo na SE Palmeiras não pararam, mesmo que o jogador continuasse a exibir um bom futebol em campo. No famoso “Clássico da Paz”, por exemplo, o Animal se envolveu em uma briga com jogadores e ainda deu um soco no lateral André Luiz. Em seguida, agrediu um repórter em derrota por 1 a 0 para o El Nacional na Copa Libertadores da América. 

Como se não bastasse, o jogador não se entendia com o técnico Vanderlei Luxemburgo e brigou com seus companheiros Evair, Rincón e Antônio Carlos. Por conta de tantas polêmicas, Edmundo resolveu não renovar com o Palmeiras, algo que irritou a torcida que o queria fora da equipe, apensar de seu bom futebol. Sendo assim, o craque alviverde não renovou e deixou o elenco que já começava a se desmanchar e acertou com o Flamengo na metade de 1995.

 

Números da 1ª passagem de Edmundo pelo Palmeiras:


– Na primeira passagem pelo Palmeiras, Edmundo conquistou todos os seus cinco títulos pela equipe, sendo o bicampeonato paulista e também o bicampeonato brasileiro entre 1993 e 1994, além do Torneio Rio-São Paulo de 1993.

– Em questão de títulos individuais, Edmundo se destacou ainda mais no Campeonato Brasileiro de 1993 e foi eleito Bola de Prata da Revista Placar. Ainda com a camisa do Verdão, o jogador foi eleito o 3° melhor jogador da América pelo jornal El País. 

– Durante essa histórica passagem pelo Palmeiras entre o ano de 1993 e 1995, o Animal balançou as redes em 64 oportunidades, se sagrando como um dos maiores ídolos do Verdão mesmo que saindo pela porta dos fundos.

 

2006: Retorna ao Verdão para sua redenção


O último jogador do Palmeiras a liderar a artilharia do time por dois anos seguidos foi Edmundo em 2006 (19 gols) e 2007 (16 gols). pic.twitter.com/gBcgpmwyeK

— Palmeiras Curiosidades (@curiosoverdao) June 5, 2018

Em novembro de 2005, a SE Palmeiras anunciou o retorno de Edmundo após 11 anos da primeira passagem do jogador pelo clube. Na época, o Animal estava no Figueirense, aos 34 anos de idade, e sem a mesma forma física de antes. Até por isso, o Verdão fez um contrato de produtividade com o atleta, ou seja, ele receberia de acordo com o número de jogos que faria. 

Mesmo sem a mesma forma física de um menino, o jogador se destacou pelo Palmeiras a partir de 2006, quando anotou 10 gols no Campeonato Brasileiro e se tornou o 3° maior artilheiro da história da competição. Hoje Edmundo ocupa a 4ª posição quando se trata da artilharia do torneio, com 153 gols, ficando atrás apenas de Roberto Dinamite, Fred e Romário. 

Na temporada seguinte, pelo Campeonato Paulista, o jogador voltou a se destacar com gols, sendo o vice-artilheiro da competição, 12 gols em apenas 10 jogos. Mas fracassou em questão de títulos e declinou durante a Libertadores e o Campeonato Brasileiro daquele, o que resultou em sua saída definitiva do clube. A última partida de Edmundo foi em jogo contra o Atlético Mineiro pela última rodada do Brasileirão daquele ano, em derrota por 3 a 1. 

 

5 grandes momentos de Edmundo pelo Palmeiras


Em suas passagens pelo Palmeiras, Edmundo foi um especialista em fazer grandes jogos contra o SC Corinthians. Tanto que em seus 5 grandes momentos com a camisa alviverde, 4 deles foram contra o arquirrival alvinegro. Confira as 5 grandes partidas do Animal com a camisa do Palmeiras!

  • Palmeiras 4-0 Corinthians: Final do Campeonato Paulista de 1993

Esse jogo teve um gostinho especial tanto para Palmeiras quanto para Edmundo, pois quebrava o jejum de 17 anos do clube sem títulos. Ainda por cima, essa partida revertia uma vitória por 1 a 0 do Corinthians no Estádio do Morumbi, palco também da volta, com Viola fazendo provocações e imitando um porco. Edmundo participou diretamente do quarto gol, mas movimentou o jogo inteiro e foi um dos melhores jogadores em campo. Zinho, Evair (duas vezes) e Edílson foram os autores dos gols da partida.

  • Palmeiras 2-0 Corinthians: Final do Torneio Rio-São Paulo de 1993

No jogo de ida da final do Torneio Rio-São Paulo, Edmundo fez questão de balançar as redes contra o Corinthians, e o melhor duas vezes. O primeiro gol anotado pelo Animal foi aos 27 minutos da primeira etapa e o segundo gol foi anotado dois minutos depois. Esse jogo disputado no estádio do Pacaembu pavimentou o caminho para o título alviverde, já que na volta o resultado foi de 0 a 0. 

  • Palmeiras 2-0 Vitória: Final do Campeonato Brasileiro de 1993

Na final do Campeonato Brasileiro de 1993, o Palmeiras saiu na frente e venceu o Vitória pelo placar de 1 a 0 na Fonte Nova. Com a vantagem no placar, o Verdão não decepcionou venceu mais, dessa vez no Morumbi pelo placar de 1 a 0. Evair abriu o placar do jogo logo aos 4 minutos e coube ao Animal Edmundo fechar o placar aos 23 minutos ainda da primeira etapa. 

  • Palmeiras 3-1 Corinthians: Final do Campeonato Brasileiro de 1994

Edmundo marcando no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1994.
Corinthians 1 x 3 @Palmeiras
Gol do Dia pic.twitter.com/aB1BtpHrPC

— Jefferson Vieira (@Jeffers48051713) March 26, 2019

Mostrando ser mais uma vez decisivo, no jogo de ida do Campeonato Brasileiro de 1994, o Animal marcou o terceiro gol do Palmeiras e vitória por 3 a 1 diante do Corinthians no Estádio do Pacaembu, palco das duas finais. Rivaldo foi o autor dos outros dois gols que selaram a vitória alviverde. No duelo de volta, o Verdão apenas empatou o jogo em 1 a 1 e garantiu o seu bicampeonato brasileiro seguido. 

  • Palmeiras 3-0 Corinthians: Campeonato Paulista de 2007

Edmundo provou mais uma vez ser carrasco do Corinthians em 2007. No Campeonato Paulista daquele ano o Animal marcou dois gols diante do arquirrival em acachapante vitória pelo placar de 3 a 0. O primeiro gol do atacante foi aos 17 minutos da primeira etapa. Já seu segundo gol foi marcado já aos 37 da segunda etapa, fechando a vitória em 3 a 0. Osmar foi o autor do outro gol que construir o placar.

 

5 gols mais bonitos de Edmundo pelo Palmeiras


Por ser um atacante preciso e letal, Edmundo cansou de balançar as redes com a camisa do Palmeiras e por conta disso, não faltaram gols bonitos do jogador com o manto alviverde. Confira os 5 gols mais bonitos do Animal pelo time de Palestra Itália! 

  • Chute de primeira contra o Corinthians, Brasileiro 1993 

Como Edmundo gostava de castigar o Corinthians, não poderia faltar gols bonitos do Animal contra o arquirrival. Em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1993, antes de encontrar os rivais alvinegros na final, o Animal fez um verdadeiro golaço. Ao receber um cruzamento do lado direito na entrada da grande área, o atacante deu um belo chute de primeira e mandou a bola para o fundo das redes, sem chances para o goleiro.

  • Contra a Portuguesa, Paulistão 1993

Também em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1993, o Palmeiras bateu a Portuguesa com uma goleada por 4 a 0. Um dos gols foi marcado por Edmundo e não foi um gol qualquer, mas sim um verdadeiro golaço. De fora da área, o Animal chamou um zagueiro para dançar, passou por mais um defensor e mandou um petardo que ainda bateu no travessão e morreu no fundo do gol.

  • Contra o Guarani, Campeonato Brasileiro 1993

Em vitória por 3 a 0 sobre o Guarani no Campeonato Paulista de 1993, o Animal Edmundo fez com aquela vitória fosse ainda mais especial, anotou mais um de seus golaços. Ao pegar a bola na entrada da grande área, o atacante deu um drible da vaca no defensor do Bugre e mandou uma pancada para o fundo do gol.

  • Contra o Corinthians, Paulistão 2007

No fatídico jogo em que Edmundo deu um show contra o Corinthians em vitória por 3 a 0 no Campeonato Paulista de 2007, o gol do jogador que inaugurou o marcador foi um belo golaço. Ao estilo clássico, o Animal recebeu a bola na área do Mago Valdivia, dominou no peito e mandou para as redes.

  • Gol de falta contra o Flamengo, Brasileirão 2007

Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2007, o Palmeiras bateu o CR Flamengo por 4 a 2 em pleno Maracanã. E o primeiro gol que inaugurou o marcador foi um golaço de falta anotado pelo Animal. Edmundo bateu falta do lado esquerdo do campo a média distância. De início a bola era apenas para ser cruzada na área, mas acabou passando por todos os jogadores e acabou enganando o goleiro do Flamengo até estufar as redes.

 

Edmundo eternizou a Camisa 7 do Verdão!


Edmundo fez com que a camisa 7 do Palmeiras, que um dia pertenceu a Julinho Botelho, ficasse ainda mais eternizada. Em uma primeira passagem gloriosa e com cinco títulos, o jogador se tornou ídolo da equipe alviverde. Já na segunda passagem, o jogador também se destacou e provou que mesmo depois de 11 anos ele ainda poderia fazer o coração do torcedor alviverde bater mais forte.

Somando essa última passagem que terminou em 2007, junto a primeira, o jogador somou 223 partidas, com 125 vitórias, 50 empates e 48 vitórias, além de ter balançado as redes 99 vezes.

Leonardo Silva
Leonardo Silva
Jornalista, apaixonado por esportes e sobretudo, pela história do futebol.

Artigos Relacionados

Flamengo na conquista do mundial de 1981.
20 de janeiro de 2023

Quantos mundiais o Flamengo tem?


Leia mais
Texto de Nelson Rodrigues na revista Manchete Esportiva.
30 de dezembro de 2022

Em 1958, Nelson Rodrigues previu que Pelé massacraria na Copa da Suécia


Leia mais
Rei Pelé usou camiseta com os dizeres Diretas Já!
28 de dezembro de 2022

Foto de Pelé com camiseta das “Diretas Já” ressurge


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Camisetas Lendas do Futebol RAIZ!

Categorias

  • Futebol Brasileiro
  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Notícias
  • Partidas Lendárias
  • Prognósticos
  • Ranking

Mais Lidos

  • Flamengo na conquista do mundial de 1981. Quantos mundiais o Flamengo tem? por Leonardo Silva
  • Qual a maior revelação na Copa São Paulo de Júnior? Grandes craques que surgiram na Copa São Paulo de Futebol Júnior! por Leonardo Silva
  • Gianluca Vialli em ação pela Sampdoria. Aos 58 anos, morre Gianluca Vialli, histórico jogador da Série A! por Gabriel Camara
  • Pelé com Johnny Carson em 1973. Em 1973, Pelé tentou ensinar comediante Johnny Carson a jogar futebol; assista por Gabriel Camara
  • Expressinho do São Paulo é um dos times mais famosos a conquistar a Copa Conmebol Tudo sobre a história da Copa Conmebol! por Leonardo Silva
Two of the top midfielders of the 1980s and 1990s were rivals in their national teams and also for clubs.

Here, we see the two in great moments, in a dispute between the two best teams in Europe at that moment.

⚽ Subscribe to the channel!
🔥 Like and comment to help our channel grow!

--------------------------------

Holland 1-1 West Germany

World Cup qualifying
Date: 26.4.1989
Rotterdam
Spectators: 55.000

Holland: Hiele, Rijkaard, Ronald Koeman, van Tiggelen, van Aerle, Vanenburg, Winter, Erwin Koeman, Hofkens (81. Rutjes), van Basten, Huistra (82. Eijkelkamp).

West Germany: Illgner, Th. Berthold, Reuter, Buchwald, Kohler (74. Rolff), Brehme
Matthäus, A. Möller, Häßler, Riedle, Völler (34. Klinsmann).

MAPA DO SITE

  • Home
  • Jogadores Lendários
  • Clubes Lendários
  • Seleções Lendárias
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Loja

CONTEÚDOS

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Cadastre-se para receber nossas novidades!

© 2022 Football Legends | Todos os direitos reservados | Política de privacidade
      Políticas de cookies e privacidade: Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com nossas políticas.CONCORDOSABER MAIS