Tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2013, com o Cruzeiro campeão!
Índice
- 1 Fórmula da Disputa: Regulamento
- 2 Quais times participaram do Campeonato Brasileiro de 2013?
- 3 Números do Brasileirão 2013
- 4 Cruzeiro 2013 é campeão após 10 anos
- 5 Principais jogos do Cruzeiro 2013
- 6 Quem foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro 2013?
- 7 Craque do Brasileiro 2013
- 8 Bola de Prata: Seleção da Revista Placar 2013
- 9 Curiosidades
O Campeonato Brasileiro de 2013 seguiu sendo disputado em pontos corridos. Desde 2003 com este formato, o torneio recebeu 20 clubes, número que passou a ser o mesmo desde 2006. A fama de campeonato mais disputado e imprevisível do mundo, segundo a crítica nacional, trouxe diversos clubes favoritos antes do começo do torneio.
Com isso, dentre os 20 clubes estavam representados nove estados da Federação, contemplando as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Ao fim do campeonato, uma mancha envolvendo escalação irregular levou a definição de rebaixados para o tribunal.
A Portuguesa escalou irregularmente o meia Héverton, e com isso perdeu quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O mesmo ocorreu com o Flamengo, mas este escapou do rebaixamento diferente dos paulistas. O maior beneficiado disto foi o Fluminense FC, que escapou do descenso por conta da punição da Lusa e do Flamengo. Se não houvesse a irregularidade, os cariocas voltariam para a Série B, como ocorreu no fim da década de 1990.
Fórmula da Disputa: Regulamento
Seguindo o modelo adotado a partir do ano de 2003, o Campeonato Brasileiro de 2013 foi disputado em dois turnos, onde os vinte clubes jogam duas vezes. Ao fim das 38 rodadas, quem fizer mais pontos é o campeão Brasileiro.
Em caso de empate o critério de desempate é o número de vitórias, seguido de saldo de gols, gols marcados, confronto direto, número de cartões vermelhos, cartões amarelos e por fim, sorteio.
Quais times participaram do Campeonato Brasileiro de 2013?
- Atlético Mineiro/MG
- Atlético Paranaense/PR
- Bahia/BA
- Botafogo/RJ
- Corinthians/SP
- Coritiba/PR
- Criciúma/SC
- Cruzeiro/MG
- Flamengo/RJ
- Fluminense/RJ
- Goiás/GO
- Grêmio/RS
- Internacional/RS
- Náutico/PE
- Ponte Preta/SP
- Portuguesa/SP
- Santos/SP
- São Paulo/SP
- Vasco da Gama/RJ
- Vitória/BA
Times Rebaixados
O regulamento prevê que os quatro últimos colocados, seguindo os mesmos critérios de desempate explicados anteriormente. Os quatro piores clubes desta edição foram o Náutico em último lugar, a Ponte Preta em penúltimo, o Vasco da Gama em 17º lugar e o Fluminense em 18º.
Porém o Tricolor das Laranjeiras foi beneficiado com a escalação irregular de jogadores da Portuguesa e do Flamengo. Com isso ambas as equipes perderam quatro pontos após julgamento do STJD. Com isso, o Flu pulou para o 15º lugar a frente do CR Flamengo e da Lusa, que acabou rebaixada, mergulhando numa crise que perdura até os dias atuais.
Números do Brasileirão 2013
- Participantes: 20 clubes de nove estados do país
- Jogos: 380 jogos
- Gols: 936 gols
- Média de Gols: 2,46 gols por partida
- Total de Público: 5.681.551 pessoas
- Média de Público: 14.688,29 pessoas por partida
- O Melhor Ataque: Cruzeiro com 77 gols marcados
- A Melhor Defesa: Corinthians com 22 gols sofridos
- Maior Público: 63.501 pessoas. Santos 0x0 Flamengo – Estádio Mané Garrincha, Brasília-DF
- As maiores Goleadas:
- Cruzeiro 5×0 Goiás – 26 de maio de 2013 – Estádio Independência, Belo Horizonte-MG
- Atlético-MG 5×0 Náutico – 2 de novembro de 2013 – Estádio Independência, Belo Horizonte-MG
- Athlético Paranaense 6×1 Náutico – 24 de novembro de 2013 – Arena Joinville, Joinville-SC.
Cruzeiro 2013 é campeão após 10 anos
Como em toda edição de Brasileiro, os analistas dos principais canais de mídia indicam os mais cotados ao título em seus debates. O Campeonato Brasileiro é um dos poucos no mundo que reúne muitos times em condições iguais de disputa do torneio. Os favoritos à competição eram Grêmio, Fluminense, Corinthians, São Paulo FC, Atlético-MG e Cruzeiro.
Este último, a Raposa, acabou se sobressaindo aos demais, e dominou o campeonato sem perder ritmo, apesar da pausa para a realização da Copa das Confederações. O título do Campeonato Brasileiro de 2013 foi confirmado na 34ª rodada, após vencer o Vitória-BA e contar com uma derrota do Athlético Paranaense contra o Criciúma. O Cruzeiro ficou onze pontos a frente do Grêmio, o vice-campeão ao fim das 38 rodadas.
Campanha da Raposa:
- Jogos: 38
- Vitórias: 23
- Empates: 7
- Derrotas: 8
- Gols marcados: 77
- Gols sofridos: 37
LEIA MAIS:
- Qual o maior time do futebol brasileiro de todos os tempos
- Tudo sobre a final da Copa União 1987
- A incrível passagem de Romário pelo Flamengo
- Roberto Dinamite e o Vasco da Gama
Time base do Cruzeiro campeão 2013
A Raposa apostou em um novo comandante na temporada 2013. O técnico Marcelo Oliveira, depois do sucesso no Coritiba de 2011 na Série B, buscava seu espaço e um título de expressão nacional. Com ele a frente do time, o Cruzeiro começou o ano vice-campeão do Mineiro, ao perder a final para seu grande rival, Atlético-MG.
Sem desanimar, voltou sua atenção ao Brasileirão, e com um elenco de respeito. O experiente Fábio era o líder e capitão do time, acompanhado de Dedé, Bruno Rodrigo, Egídio e Ceará na defesa. No meio campo o jovem Lucas Silva, Nilton e Everton Ribeiro davam qualidade no setor. No ataque, Ricardo Goulart, Willian Bigode e Borges.
Alguns reservas também foram importantes no elenco, e ajudaram a manter a qualidade quando necessário. Mayke, Léo e Paulão foram os principais nomes do banco na defesa. Leandro Guerreiro, Souza, o experiente Júlio Baptista e Alisson no meio campo. E no ataque, Luan e Dagoberto eram muito acionados.
Principais jogos do Cruzeiro 2013
Há exatos 5 anos o Cruzeiro goleava o Goiás por 5×0 pela primeira rodada do campeonato Brasileiro de 2013, Nilton 2x, Bruno Rodrigo, Borges e Diego Souza marcaram para a Raposa 👑🔵🦊✔ pic.twitter.com/EvKvGmewxt
— CruzeiroNews21_ (@cruzeironews21_) May 27, 2018
O EC Cruzeiro realizou jogos marcantes em sua campanha do título do Campeonato Brasileiro 2013. Com um ataque poderoso e meio campo solido, o clube marcava muitos gols. Um exemplo disso foi a goleada de 5 a 0 em cima do Goiás logo na primeira rodada. Outro jogo com cinco gols foi na vitória de 5 a 3 contra o Vasco da Gama na 17ª rodada. Na nona rodada, venceu seu maior rival, o Galo, por 4 a 1.
O jogo do título ocorreu na 34ª rodada, e a combinação de resultados garantiu a conquista. A Raposa venceu o Vitória-BA por 2 a 1 e com a derrota do Athlético Paranaense garantiu o caneco com algumas rodadas de antecipação.
Quem foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro 2013?
Com o passar dos anos as médias de gols dos campeonatos foram caindo. As defesas ficaram mais sólidas, e cada vez mais houve a migração de grandes estrelas do futebol brasileiro, ainda jovens, para o futebol europeu. Isso fez com que o nível do brasileiro focasse um pouco menor, deixando o campeonato mais equilibrado.
Com menos opções de estrelas e grandes artilheiros, a probabilidade de surgir um artilheiro improvável era maior. E foi o que aconteceu, mesmo com atacantes como Fred (Fluminense), Jô (Atlético-MG), Alexandre Pato (Corinthians) e Luis Fabiano (São Paulo) e alguns outros, o artilheiro veio do Athlético Paranaense.
Principais artilheiros:
- Éderson (Athlético/PR): 21 gols
- Dinei (Vitória): 16 gols
- Hernane (Flamengo): 16 gols
Craque do Brasileiro 2013
Em 2013, Everton Ribeiro faturou uma Bola de Prata e uma Bola de Ouro, quem vai repetir o feito em 2018?
Veja a 49ª edição do Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet na próxima segunda-feira, às 12h30, AO VIVO na ESPN Brasil e no WatchESPN#BolaDePrataESPN pic.twitter.com/O92naKnru3
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) December 1, 2018
O Campeonato Brasileiro de 2013 teve diversos meio campistas considerados habilidosos. Alguns em fase final de carreira, mas ainda com muita qualidade e vigor, como o holandês do CR Botafogo Clarence Seedorf. O astro se juntou a Andrés D’Alessandro do Internacional, Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Renato Augusto do Corinthians e Paulo Henrique Ganso como alguns dos mais habilidosos do torneio, que poderiam fazer a diferença em qualquer partida.
Porém, o grande astro do campeonato, inclusive ganhador da Bola de Ouro da Revista Placar e do Prêmio da CBF foi do Cruzeiro. O meia Éverton Ribeiro foi o principal jogador do clube e do torneio. Ele marcou 7 gols e deu 11 assistências, sendo o líder desta última estatística do campeonato. Dono de um passe de qualidade e finalizações certeiras, ele foi o grande maestro e mereceu o prêmio.
Bola de Prata: Seleção da Revista Placar 2013
A partir de 2005 um novo prêmio passou a rivalizar com a seleção da Revista Placar, foi o Prêmio Craque do Brasileirão, da própria CBF. O prêmio é entregue para o melhor de cada posição após a escolha de um colegiado de jornalistas, jogadores, técnicos e ex-jogadores. Já o prêmio da Placar teve a parceria da ESPN e o critério de notas por partida seguiu o mesmo.
Com critérios diferentes, as seleções ficaram parecidas, mas com algumas diferenças. O esquema adotado foi o 4-4-2 e em ambos o Cruzeiro teve 5 representantes. No prêmio da Placar a seleção ficou com Fábio (Cruzeiro), Mayke (Cruzeiro), Dedé (Cruzeiro), Rodrigo (Goiás) e Alex Telles (Grêmio); no meio campo Nilton (Cruzeiro), Elias (Flamengo), Éverton Ribeiro (Cruzeiro) e Seedorf (Botafogo); no ataque Walter (Goiás) e Diego Tardelli (Atlético-MG).
No prêmio da CBF ficou com Fábio (Cruzeiro), Marcos Rocha (Atlético-MG), Dedé (Cruzeiro), Manoel (Athlético Paranaense) e Alex Telles (Grêmio); no meio campo Nilton (Cruzeiro), Elias (Flamengo), Éverton Ribeiro (Cruzeiro) e Paulo Baier (Athlético Paranaense); no ataque Walter (Goiás) e Éderson (Athlético Paranaense).
Curiosidades
- O prêmio da CBF elegeu o atacante Marcelo Cirino como revelação do campeonato e Marcelo Oliveira o melhor técnico.
- Em muitos jogos houve protestos do Bom Senso F.C., grupo com atletas que cobrava melhorias nas condições de trabalho dos atletas.
- O campeonato só “acabou” depois disputas no STDJ, que definiu os rebaixados após escalação irregular de atletas.
- O Fluminense seria rebaixado caso não houvesse a escalação irregular de atletas da Portuguesa e do Flamengo.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram