Rubens Minelli, o maior que nunca treinou a seleção brasileira
Rubens Minelli iniciou no futebol profissional em 1963, no América de Rio Preto. Mas ganharia verdadeiro destaque nacional a partir de 1969, quando assumiu a Academia do Palmeiras, vencendo o Robertão (então Campeonato Brasileiro) e o Torneio Ramón de Carranza. Nessa segunda conquista seria o primeiro time fora da Espanha a conquistar esse torneio, feito para os Espanhóis vencerem, e que estava já na 15ª edição em 1969.
Começou como treinador por acidente, após encerrar a carreira de jogador precocemente por uma fratura na perna, aos 27 anos de idade. Sua primeira experiência seria como técnico do infanto-juvenil do Palmeiras.
Não demora para se destacar no futebol brasileiro
Grande inovador nos métodos de treinamentos quanto na questão tática, seria um dos primeiros a implementar e trabalhar com linha de impedimento, marcação pressão, além de colocar sua equipe para jogar de acordo com o adversário. Tanto é que, na década de 1970, só daria Minelli no futebol brasileiro.
Em 1973 era o técnico daquilo que seria o último título de relevância da Portuguesa, quando a Lusa dividiu com o Santos o título do Campeonato Paulista de 1973.
E dessa forma, parte para o Internacional para se consagrar com a conquista do tricampeonato gaúcho e do bicampeonato brasileiro (1975 e 1976), com um time que tinha, entre outros, Manga, Elias Figueroa e um jovem Paulo Roberto Falcão. Em 1977 vai para o São Paulo e também conquista o brasileiro do mesmo ano, quando bate o Atlético/MG de Reinaldo na final e nos pênaltis.
Passa três anos no futebol da Arábia Saudita, onde além de ganhar títulos também leva um bom dinheiro.
Na década de 1980 tem uma passagem marcante pelo Grêmio, onde conquista três campeonatos Gaúcho, além da primeira Copa do Brasil, disputada em 1989. Já na década de 1990, seu trabalho de maior destaque é na jovem equipe do Paraná Clube, onde vence o tetracampeonato paranaense (1994-1995-1996-1997).
Seria o último grande trabalho de Rubens Minelli, que vai aos poucos abandonando o futebol, mas já com o seu nome escrito definitivamente na história.
Quantos títulos Rubens Minelli conquistou?
Rubens Minelli é um dos mais vitoriosos treinadores do futebol brasileiro. Durante toda a sua carreira conquistou 26 títulos, sendo que entre os principais títulos estão:
- 4 Campeonatos Brasileiros
- 1 Troféu Ramon de Carranza
- 6 Campeonatos Gaúcho
- 1 Copa do Brasil
- 4 Campeonatos Paranaense
- Entre outras conquistas
Por que Rubens Minelli nunca treinou o Brasil?
Essa é uma dúvida que sempre pairou na vida de Rubens Minelli, isso como um dos técnicos mais vitoriosos do país. Dessa maneira, cria-se a pecha de o maior técnico brasileiro que não treinou a seleção brasileira. O seu grande momento para dirigir a seleção brasileira seria na Copa do Mundo de 1978, quando chegava de um tricampeonato brasileiro, e um incontestável treinador do futebol nacional.
Outra oportunidade mais concreta se deu em 1985, quando Evaristo de Macedo é demitido da seleção brasileira, e dessa forma Rubens Minelli é, ao lado de Telê Santana, cogitado para a vaga. Telê leva a melhor e é contratado, fazendo as eliminatórias e indo para o mundial do México em 1986 disputar a sua segunda Copa do Mundo consecutiva.
Ainda assim, Minelli foi um técnico muito a frente do seu tempo. Seria um dos primeiros a falar sobre ocupação de espaço e que trabalhava muito os sistemas defensivos de suas equipes. Por isso, e injustamente, tinha a famosa fama de ser retranqueiro e muito defensivo. Talvez, e por conta disso, não há (e houve) uma valorização acerca da sua total importância e relevância para o futebol brasileiro.
Rubens Minelli morreu em uma quinta-feira, dia 23 de novembro de 2023, aos 94 anos de idade.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Siga no Instagram