logo-ledaslogo-ledaslogo-ledaslogo-ledasLendas do Futebol

  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • LOJA
  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
  • LOJA
✕

Maradona 1986: Quando o mundo conheceu um gênio!

16 de dezembro de 2022
Maradona levanta a taça da Copa do Mundo de 1986.

Índice

  • 1 Início de Don Diego Maradona
  • 2 Com 17 anos, Maradona estrearia na seleção Argentina
    • 2.1 Trajetória vitoriosa no futebol argentino
  • 3 Copa 1986: A explosão de um Gênio!
    • 3.1 Argentina na Copa do Mundo 1986
    • 3.2 El mano de Dios e a classificação para a final
  • 4 Com show de Maradona 1986, Argentina é campeã do mundo!
  • 5 Quem foi o artilheiro da Copa 1986?
  • 6 Maradona é o 2º maior artilheiro argentino em Copas
      • 6.0.1 Copa do Mundo 1982: 2 gols
      • 6.0.2 Copa do Mundo 1986: 5 gols
      • 6.0.3 Copa do Mundo 1990: 0 gols
      • 6.0.4 Copa do Mundo 1994: 1 gol
    • 6.1 Diego Maradona: Números na Seleção Argentina

Uma das principais estrelas na história do futebol mundial e, sem dúvidas, o maior ídolo argentino de todos os tempos é Diego Armando Maradona. Com quatro Copas do Mundo no currículo, o ex-camisa 10 chocou o mundo do esporte com sua participação na histórica Copa em 1986, quando conduziu a seleção da Argentina no bicampeonato mundial.

Ainda brigando pelo reconhecimento mundial, após uma conturbada passagem pelo Barcelona, e uma Copa de 1982 lembrada pela expulsão contra a seleção brasileira, a partir de 1986, Maradona colocaria para sempre seu nome na história das copas. A partir dali teria o reconhecimento do maior talento de sua geração. Um grande popstar dentro, e fora de campo, naqueles anos.

 

Camisetas Lendas do Futebol RAIZ!

 

Início de Don Diego Maradona

Assim como a maioiria dos gênios deste apaixonante esporte, Maradona foi criado em periferias da Argentina. Nescido em 30 de outubro de 1960, no Hospital Policlínico Evita, em Lanús, Província de Buenos Aires, era de uma família de origem pobre, e a sua criação foi desenvolvida na Villa Fiorito, uma favela na periferia sul de Buenos Aires.

Maradona em jogo pelo Argentinos Juniors

Com uma complicada infância, Diego ganhou a primeira bola de futebol aos três anos de idade, e desde então mostrou uma apitidão única para este esporte. Tanto que, aos oito anos, já se destacava no futebol dos bairros onde atuava, principalmente pelo time de sua vizinhança, a Estrella Roja e, aos 9 anos, recebeu a oportunidade de vestir a camisa do Argentino Juniors.

O nível de Maradona era tão alto para a idade na época que o técnico do time argentino na ocasião, Francis Cornejo, pediu a documentação aos pais do craque, que realmente comprovou a idade do jovem destaque. Dessa forma, iniciou sua trajetória nas categorias de base de um time profissional.

 

Compartilhe a notícia pelo WhatsApp

Compartilhe a notícia pelo Telegram

 

Com 17 anos, Maradona estrearia na seleção Argentina

Após ser aprovado no Argentinos Juniors, Maradona começou enfrentar jovens de alto nível, porém, não comparado ao do camisa 10. Aos 15 anos começou a levar multidões para os jogos nas categorias de base do clube, tanto que não demoraria para chamar a atenção do técnico do time profissional, que logo o levaria para treinar entre os profissionais.

Desde que virou profissional, Don Diego simplesmente demonstrava um repertório sem fim, fazendo magia com a perna esquerda. Eram lançamentos, passes, dribles curtos, chutes certeiros de curta e longa distância, cobranças de falta, escanteios, que logo o colocaram como a maior promessa argentina. Com uma carreira meteórica, com 17 anos receberia a primeira oportunidade na Seleção Argentina.

Já um ídolo do futebol argentino, e ainda que não estivesse sempre nas convocações da Argentina, um clamor popular pedia Maradona na Copa de 1978, porém, preterido, e assitindo de casa a seleção nacional conquistar a sua primeira Copa do Mundo, em competição realizada na própria Argentina.

 

Camiseta Diego Maradona 1986 - Argentina.

 

Trajetória vitoriosa no futebol argentino

Mesmo ficando de fora do Mundial, Maradona não desanimou e aumentaria seu nível de apresentação no campeonato local, pelo Argentino Juniors. Inclusive, na temporada de 1978 e 1979, acabaria como o principal artilheiro do Campeonato Argentino, e do Campeonato Metropolitano (em 1979). Torneio que reunia os clubes da Grande Buenos Aires.

Em 1979, seria o principal destaque da Copa do Mundo sub-20, disputada no Japão, levando a Argentina ao título mundial. Se destacou com 4 gols em 5 jogos. A partir deste momento, começou a receber oportunidades na seleção principal, seu nome certo em todas as convocações e escalações.

 

Copa 1986: A explosão de um Gênio!

Maradona brilhou na Copa 1986.

Em 1986, Diego Maradona chegava como um dos principais destaques para a disputa do Mundial. Além dele, estariam no México craques do nível de Zico, Michel Platini, Sócrates, Rummenige, Gary Lineker, entre outros.

Mais maduro, já com com a conturbada passagem pelo Barcelona, e após uma primeira temporada no Napoli, o meia atacante chegava para apagar a imagem deixada na Copa do Mundo 1982.

Na Espanha, Dieguito marcou dois gols, mas na partida decisiva contra o Brasil, viu o arqui-rival se sobressair pelo placar de 3 a 1, além de ter sido expulso.

Após boa temporada pelo clube italiano onde havia disputado 41 jogos, com 17 gols e 6 assistências (isso até o mundial), Maradona chegaria para o México-1986 no seu auge físico e técnico. Além de capitão da seleção após contusão do experiente zagueiro, Daniel Passarela.

 

Argentina na Copa do Mundo 1986

Na primeira fase da Copa do Mundo 1986, a Argentina deslanchou e dominou os adversários, fechando como o líder da chave, que contou ainda com: Itália, Bulgária e Coreia do Sul. Ao fim da fase inicial, a seleção sul-americana terminou com 5 pontos, com duas vitórias e um empate. Maradona marcoria um gol, porém, era a peça fundamental do time. Ele guardaria o principal para a fase seguinte.

Nas oitavas de finais viria pela frente um clássico: o adversário foi o Uruguai. Vitória de 1-0. De fato, era impressionante assistir Maradona, em dado momento parecia que o camisa 10 estava desligado em campo, porém, quando a bola chegava em seus pés, era impossível pará-lo.

Nas fases ainda mais decisivas, Don Diego brilharia como nunca, em algumas das partidas – e com lances – que entraria de vez para a história do futebol mundial.

 

Camisetas Lendas do Futebol.

 

El mano de Dios e a classificação para a final

Nas quartas de final, a Argentina teria pela frente o “English Team”, a Inglaterra. A partir desta partida o “mito” de Don Diego começaria a se transformar. Nesta partida aconteceram dois dos lances mais lembrados do craque argentina em copas do mundo. Na vitória por 2 a 1, Maradona fez mais do que marcar os dois gols.

Marcou dois gols antológicos. O primeiro de mão, batizado pelo craque como a “mão de Deus“, e o segunda em uma das maiores pinturas na história do futebol, dirblando todo o time inglês, praticamente entrando de bola e tudo no gol.

A partir deste momento, os olhares do mundo eram todos para Diego Maradona. Diante disso, o gênio não parou e, na semifinal, diante da Bélgica, voltou a balançar duas vezes as redes em outra partida mágica. A Argentina estaria novamente em uma final de Copa do Mundo, e os olhos estariam no camisa 10.

 

Com show de Maradona 1986, Argentina é campeã do mundo!

Argentina campeã mundial em 1986.

O rival da final na Copa 1986 seria a poderosa Alemanha, então atual campeã do mundo. Com mais de 114 mil torcedores no Estádio Azteca, Diego Armando Maradona simplesmente dominou o jogo, sendo decisivo na vitória por 2 a 1.

Na partida, que aconteceu no dia 29 de junho de 1986, na Cidade do México, Argentina e Alemanha realizaram um grande embate.  Aos 23 minutos da primeira etapa a Argentina abriu o placar com Brown. Na etapa complementar, Valdano ampliou para 2-0. Entretanto, a Alemanha começou a reagir e com gols de Rummenigge e Völler, empataram o jogo.

Porém, na reta final da partida, o camisa 10 voltou a aparecer e, numa assistência genial, deixou Burruchaga na cara do gol para desempatar o jogo e dar o bicampeonato mundial para a Argentina.

 

Quem foi o artilheiro da Copa 1986?

Apesar de ter sido eliminada nas quartas de finais da Copa do Mundo, a Inglaterra foi uma seleção que se destacou naquele mundial. Tanto que o principal artilheiro da competição foi Gary Lineker, que anotou 6 gols. O camisa 9 do “English Team” anotou 3 gols contra a Polônia, na fase de grupos, mais dois contra o Paraguai (nas oitavas de finais), e encerrou sua trajetória marcando o gol na derrota contra a Argentina.

 

Maradona é o 2º maior artilheiro argentino em Copas

Após disputar quatro Copas do Mundo com a Argentina (1982, 1986, 1990 e 1994), Diego Armando Maradona encerrou sua participação em mundiais anotando 8 gols em 21 jogos. Segundo maior goleador da Argentina na história da competição, está atrás apenas do lendário atacante Gabriel Batistuta, que marcou dez vezes.

  • Copa do Mundo 1982: 2 gols

  • Copa do Mundo 1986: 5 gols

  • Copa do Mundo 1990: 0 gols

  • Copa do Mundo 1994: 1 gol

 

Diego Maradona: Números na Seleção Argentina

Até então maior ídolo do futebol argentino – ao lado de Lionel Messi – Maradona finalizou sua carreira com números brilhantes na seleção. Em um total de 116 jogos com a camisa albiceleste, com 48 gols e 55 assistências, deixando uma marca histórica. Ainda vale recordar que, em 2010, a Associação Argentina de Futebol (AFA) convidou Maradona para ser o técnico da seleção na Copa do Mundo da África do Sul.

 

📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram

Israel Lima
Israel Lima
Natural de Bauru, interior de São Paulo, desde 2017 na redação esportiva, já realizei trabalhos de coberturas em eventos nacionais e internacionais. Contribuo atualmente para diversos outros sites!

Artigos Relacionados

São Paulo e seus títulos mundiais.
20 de janeiro de 2023

Quantos mundiais o São Paulo tem?


Leia mais
Flamengo na conquista do mundial de 1981.
20 de janeiro de 2023

Quantos mundiais o Flamengo tem?


Leia mais
Pelé é o Rei das Copas do Mundo.

Pelé é o Rei das Copas do Mundo - Foto: Reprodução

5 de dezembro de 2022

Rei Pelé nas Copas do Mundo!


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Camisetas Futebol e Democracia!
  • Camiseta Homenagem Roberto Dinamite!

Categorias

  • Futebol Brasileiro
  • Futebol e Arte
  • Futebol Feminino
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Notícias
  • Partidas Lendárias
  • Prognósticos
  • Ranking

Mais Lidos

  • Johan Cryff Os maiores jogadores do Ajax FC: Uma Lista Completa por Leonardo Silva
  • Cruzeiro campeão brasileiro de 2003 Tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2003, com o Cruzeiro campeão! por Luis Felipe Alcaniz
  • Mágica seleção brasileira em 2002! Como o Brasil se tornou campeão da Copa do Mundo 2002! por Luis Felipe Alcaniz
  • Flamengo campeão brasileiro 1983 Tudo sobre o Campeonato Brasileiro de 1983! por Luis Felipe Alcaniz
  • Palmeiras campeão brasileiro de 1993 Tudo sobre o Campeonato Brasileiro de 1993! por Luis Felipe Alcaniz
Bebeto - Top 10 Gols

Preciso nos arremates e com um faro de gol fora de série, Bebeto foi um dos principais atacantes do mundo nas décadas de 1980 e 1990. Sem ter uma presença física acima do normal, seus dribles e velocidade lhe davam capacidade e vantagem para ser um atacante completo.

Por onde passou brilhou. Seja no Flamengo, Vasco da Gama, Deportivo La Coruna, Botafogo/RJ, e é claro, na seleção brasileira. Confira nossa seleção com 10 grandes gols desse lendário jogador!

⭐ Tudo sobre a carreira de Bebeto: https://lendasdofutebol.com/jogador/bebeto/

⭐ Vem ai o Brasileirão 2023:
https://www.instagram.com/p/CqNpGs4Msah/

⚽ Inscreva-se no canal!
🔥 Curta e comente para fazer o nosso canal crescer!

MAPA DO SITE

  • Home
  • Jogadores Lendários
  • Clubes Lendários
  • Seleções Lendárias
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Loja

CONTEÚDOS

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Cadastre-se para receber nossas novidades!

© Lendas do Futebol | Todos os direitos reservados | Política de privacidade
      Políticas de cookies e privacidade: Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com nossas políticas.CONCORDOSABER MAIS