Com Luizão, Guarani foi campeão da Copa São Paulo 1994
Índice
O Guarani é uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro. Campeão brasileiro em 1978 com um time que tinha, entre outros, Careca e Zenon, embora não tenha conquistado outros títulos de relevância durante a sua história, ainda assim é um famoso revelador de talentos para o futebol brasileiro. E uma das maiores gerações do clube surgiu no ano de 1994, na Copa São Paulo Futebol Jr, uma das edições mais lembradas do torneio.
Além disso, nesta campanha despontava para o mundo do futebol e de forma definitiva um jovem atacante. Luizão era um dos destaques daquele time do Guarani, que jogaria a final da Copinha da seguinte escalação: Pitarelli, Alberto, Carlinhos, Helton e Marquinhos, Da Silva, André Luís e André Goiano e Andreir, Mauricinho e Luizão. No comando técnico do clube do interior, Pupo Gimenez.
A façanha do time campineiro pode ter sido considerada gigante, ainda mais quando na final enfrentou um São Paulo do ainda jovem técnico Muricy Ramalho, com remanescentes do time campeão da Copa São Paulo 1993. Casos de Rogério Ceni, Jamelli, Caio e Catê.
Relembre a trajetória do Guarani campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior de 1994!
Guarani tem dificuldades antes do início da Copinha
Antes de iniciar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 1994, o Guarani teve dificuldades em sua preparação para a competição. Mesmo com a apresentação de seus jogadores para a competição, que normalmente acontece no início de janeiro, o Bugre não conseguiu organizar treinamentos para dar ritmo de jogo aos seus atletas.
Sendo assim, a equipe se adaptou durante o andamento do torneio, que naquele ano de 1994 contava com “apenas” 32 equipes. No Grupo B, o Guarani terminou a primeira fase na 2ª colocação, porém, com os mesmo 4 pontos do líder Flamengo.
Nesta primeira fase, a sintonia entre os jogadores do Guarani logo apareceu na estreia, batendo por 3 a 0, o convidado Nagoya Grampus, do Japão. Ainda na primeira fase, o Bugre surpreendeu ao vencer o Corinthians por 2 a 0, já garantindo a classificação do time campineiro. Com 4 pontos na tabela, o Guarani se deu ao luxo de perder para o Flamengo, por 1 a 0, em jogo acirrado.
Segunda fase da Copa São Paulo 1994
A segunda fase da Copa São Paulo 1994 teria as 16 melhores equipes da competição até então. Ou seja, os dois melhores times de cada grupo. O Guarani ficaria no Grupo J, também terminaria na 2ª colocação, atrás do Londrina, deixando para trás Palmeiras e Sport.
- Jogo 1: Guarani 1×2 Londrina
- Jogo 2: Guarani 2×1 Palmeiras
- Jogo 3: Guarani 4×0 Sport
Fase final coloca o Guarani em provas de fogo
O elenco já poderia ser considerado mais enxuto, ainda que de muita qualidade. Mas a partir das quartas de final, o Bugre teve verdadeiras provas de fogo, e dali já surgiria uma verdadeiro talismã: o goleiro Pitarelli. Contra Juventude e Londrina, o time de Campinas enfrentaria duas decisões por pênaltis, assim como aconteceria na final, e Pitarelli brilharia.
E seria nessa fase final que a face mais cascuda do time seria apresentada aos torcedores. Além do crescimento do goleiro Pitarelli por conta das decisões por penalidades, diante do algoz na fase de grupos Londrina, o Bugre empatou em 1 a 1, mas o gol de Luizão sairia somente aos 33 minutos da etapa final.
- Quartas de Final: Guarani (3) 0x0 (2) Juventude
- Semifinais: Guarani (4) 1×1 (1) Londrina
Final contra São Paulo
Em duelo de David contra Golias, deu Guarani!
Para a final da Copa São Paulo de 1994, o Guarani teria que enfrentar um São Paulo ainda em alta, com um vitorioso time que mais tarde seria conhecido como o “Expressinho do Morumbi”. O time de Muricy Ramalho para a final foi o seguinte: Rogério Ceni, Pavão, Nem, Sérgio Baresi e Marcelo Adriano, Mona, Pereira e Jamelli, Catê, Guilherme (Caio) e Toninho (Douglas).
Então atual campeão, o São Paulo era intimidador e fazia até então uma campanha perfeita. Em 8 partidas, 8 vitórias, 28 gols marcados e apenas 5 gols sofridos. Mas o Bugre não se intimidou em final disputada no Estádio do Pacaembu, e mesmo saindo atrás do placar e com um jogador a menos, garantiu o empate com gol salvador de Rubens, de falta, aos 40 minutos do segundo tempo.
Nas penalidades Pitarelli brilharia como nunca, não sendo vazado em nenhuma das três cobranças do Tricolor. Em compensação, André Luis, Carlinhos e Alberto fizeram as suas cobranças.
Os anos 90 ficou marcado por grandes revelações de jogadores. O Guarani conhecido como o celeiro de craques, conquistou a maior competição das categorias juniores em 1994, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Foto: Divulgação #108anos #anos90 pic.twitter.com/VXIsMrbGFv
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) April 2, 2019
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Siga no Instagram