Clubes europeus que foram potências no passado!
Índice
Eles já foram os protagonistas do futebol europeu
Vários clubes, hoje, tidos como “ franco-atiradores”, ou azarões, apresentam em seu currículo um notável componente de glória. Se eles pouco (ou nada) têm a comemorar, as conquistas no futebol antigo, de décadas passadas, por outro lado, eternizaram seus nomes no imenso e diversificado hall da fama do esporte bretão.
A história do futebol é embelezada por momentos tão diferentes do que se convencionou nos tempos atuais que, de fato, a bola tem a prerrogativa de ocasionar determinadas metamorfoses, às vezes a imitar a vida com uma categoria assustadora. Nesses exemplos de protagonistas do futebol no passado, a possibilidade do declínio grita bem alto. Contudo, os torcedores priorizam algo para além dos resultados: a paixão.
Athletic Bilbao (Espanha), Torino (Itália), Nottingham Forest (Inglaterra), Aston Villa (Inglaterra), Saint- Étienne (França), Hamburgo (Alemanha), Borussia Mönchengladbach (Alemanha) e Nuremberg (Alemanha) ostentam trajetórias dignas de nota, de texto… de livro. Cada um desses times possui muita coisa a contar aos curiosos, assim como um avô faz ao relatar as experiências ao seu atento neto.
Nesta viagem pelo túnel do tempo do futebol, vamos visitar países com tradição dentro das quatro linhas, além de agremiações conectadas entre si através de um passado vencedor, deixando para trás conquistas eternas.
. Athletic Bilbao/ESP
O Athletic Bilbao costuma atrair holofotes pela forte identificação do clube com o País Basco, região onde se localiza e com fortes movimentos a favor da independência sobre o governo central da Espanha. Devido ao orgulho de suas raízes bascas, o clube opta por contar apenas com jogadores locais, situação que prova ainda algum tipo de vínculo regional e emocional, apenas com raras exceções registradas em mais de um século de história, iniciada no ano de 1898.
Único time a nunca sofrer rebaixamento na primeira divisão do futebol espanhol, ao lado da dupla Barcelona e Real Madrid, o Bilbao acumula oito títulos da liga nacional, três Supercopas da Espanha, além de incríveis 24 Copas do Rei – atrás apenas do Barcelona.
. Torino/ITA
O Torino vive a ingrata tarefa de “tentar” dividir a cidade de Turim com a poderosa Juventus, a maior campeã italiana. A bela camisa grená, entretanto, chama a atenção logo de cara, sendo a representação de um passado dourado e triste. Nos anos 1940, o Toro dominava a cena nacional com um time inesquecível que levou cinco troféus do Campeonato Italiano.
Entretanto, em 1949, o avião que transportava o elenco do clube após partida contra o Benfica, na cidade de Lisboa, se chocou com a Basílica de Superga, nos arredores de Turim. Ninguém sobreviveu ao acidente aéreo. Ao todo, o Torino ostenta sete conquistas de Série A, além de cinco troféus da Copa da Itália.
. Saint- Étienne/FRA
Relembrar os anos 1960 e 1970 enche de alegria o coração dos torcedores do Saint-Étienne. Tamanho desempenho rendeu ao clube, ao menos por enquanto, status de maior colecionar de canecos do Campeonato Francês. Os alviverdes ganharam a liga em dez oportunidades, das quais oito entre as temporadas 1963-1964 e 1975-1976. Sua sala de troféus ainda exibe seis conquistas da Copa da França e uma da Taça da Liga.
O sonho de ganhar a Europa, entretanto, esbarrou no “Gigante da Baviera”, o Bayern de Munique, de Franz Beckenbauer, Sepp Maier e Gerd Muller. Em 1976, na finalíssima, 1 a 0 para os bávaros.
No verão de 1979, o Saint-Étienne ainda contratou do Nancy o talentosíssimo Michel Platini, um dos maiores craques do futebol francês. O meia-atacante foi protagonista no último título francês dos verdes, que aconteceu na temporada 1980-1981.
. Aston Villa/ING
O futebol nas décadas passadas proporcionavam grandes surpresas nas competições. Tradicional clube inglês, o Aston Villa conseguiu a incrível façanha de levantar a Champions League na temporada 1981-1982! pic.twitter.com/BNbzrSB0KZ
— Lendas do Futebol (@futebol_lendas) March 2, 2021
A história do Aston Villa, um dos mais tradicionais clubes da Inglaterra, sediado na cidade de Birmingham, começa no distante ano de 1874, pelas mãos de membros de um clube de críquete. As primeiras glórias vieram já no século XIX, quando conquistou a liga nacional em cinco oportunidades (1893-1894, 1895-1896, 1896-1897, 1898-1899 e 1899-1900), além de três Copa da Inglaterra (1886-1887, 1894-1895, 1896-1897).
Porém, o capítulo mais importante na história do Villa ocorreria bem mais tarde, com o título da Copa dos Campeões da Europa (atual Champions League), na temporada 1981-1982.
No total, os “Villans” somam um título europeu, sete Campeonato Inglês, outras sete Copa da Inglaterra, além de cinco Copa da Liga Inglesa, um da Supercopa Europeia e mais um da Supercopa da Inglaterra.
. Nottingham Forest/ING
A cidade de Nottingham, localizada no centro da Inglaterra, é o berço da famosa história de Robbin Hood e, também, do lendário Nottingham Forest, um clube com muitas conquistas no passado, e que até os dias atuais desperta muita curiosidade nos fãs e, principalmente, nos pesquisadores de futebol antigo.
Proezas de cair o queixo marcam a sua trajetória, como veremos a seguir.
O clube obteve o acesso para a elite nacional na temporada 1976-1977 e, logo na temporada seguinte (1977-1978), venceu o disputado Campeonato Inglês. Mas o melhor estava por vir, e foi na forma de dois títulos da Copa dos Campeões da Europa, principal disputa entre clubes do continente. Aconteceu nas edições de 1978-79 e na de 1979-80, coroando uma sequência mágica.
A lista de títulos do Forest inclui também duas Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa, uma Supercopa da Europa e uma Supercopa da Inglaterra.
. Hamburgo SV/ALE
O Hamburgo SV foi o último clube a experimentar um rebaixamento na elite do futebol alemão – ja que o Bayern de Munique caiu na temporada 1954/1955 – e se via como o único a disputar todas as edições a partir da era Bundesliga, com início a partir de 1963. A queda, muito comentada mundo afora, aconteceu recentemente, na temporada 2017-2018.
O orgulho da até então inquebrável permanência era tanto, que um relógio instalado no Volksparkstadion contava o tempo detalhado de tal façanha na Bundesliga. A parada deste relógio ocorreu após exatos 54 anos, 260 dias, 22 horas, 28 minutos e 21 segundos.
A rica história do Hamburgo também apresenta uma série de conquistas, com destaque para uma taça da Copa dos Campeões da Europa, seis do Campeonato Alemão (três sob o formato de Bundesliga), uma da Recopa Europeia, três da Copa da Alemanha e duas da Copa da Liga Alemã.
. Borussia Mönchengladbach/ALE
O Borussia Mönchengladbach tem como lar, é claro, a cidade de Mönchengladbach. O “Derby de Borussia”, contra o Dortmund, existe apenas nas piadinhas equivalentes à do tiozão do pavê. Em pleno apogeu do futebol alemão, nos anos 1970, o Glabadbach conseguiu dividir o protagonismo com o grande Bayern de Munique de Franz Beckenbauer e Gerd Muller. Tanto que na referida década, venceram e desbancaram os bávaros em cinco edições da Bundesliga.
A Copa dos Campeões da Europa, o principal objeto de cobiça dos times europeus, quase aconteceu na jornada de 1976-1977. O time do capitão Berti Vogts e do artilheiro Jupp Heynckes, disputou e foi derrotado na final contra o Liverpool, por 3 a 1. No total, o Borussia Mönchengladbach soma cinco títulos da Bundesliga, dois da Copa da Uefa, além de três na Copa da Alemanha.
. Nuremberg/ALE
A região da Baviera abriga os dois maiores vencedores na história do Campeonato da Alemanha. O primeiro é o badalado Bayern de Munique, enquanto o Nuremberg, um verdadeiro titã do futebol do passado, aparece na segunda posição desta lista. O prestígio contraído nos áureos anos 1920, quando triunfou cinco vezes na liga nacional, rendeu ao Nuremberg o imponente apelido de “Der Club” (o clube).
Sua galeria registra nove troféus do Campeonato Alemão (oito na era antiga e um na Bundesliga), e outras quatro na Copa da Alemanha. O clube esteve na liderança histórica doméstica por bastante tempo, e só seria ultrapassado pelo Bayern na temporada 1986-1987.