Borussia Dortmund: A muralha amarela do futebol alemão!
O sucesso conquistado pelo Borussia Dortmund nos últimos 30 anos, coloca o clube como um dos gigantes, não só do futebol alemão, como da Europa. Com uma história centenárias, o Dortmund nunca esteve entre os protagonistas da Alemanha em suas primeiras décadas de vida.
Ainda que o futebol alemão não possua grande alternância entre seu campeão nacional, com dominância do arqui-riva Bayern de Munique,situação que se confirma apenas com o Bayern, o Borussia e o Hamburgo, como clubes da Alemanha que conquistaram a UEFA Champions League.
E uma das maiores “marcas” do Borussia Dortmund é a sua fantástica e fanática torcida: a reconhecida Muralha Amarela. Praticamente em todas as partidas realizadas em seu estáido é comum ver quase 100% da área destinada para seus torcedores ocupada, cantando e incentivando a equipe durante todos os momentos das partidas. Em uma imagem que pode ser considerada única.
Para se ter uma ideia, a média de público no Signal Iduna Park, o estádio do clube, supera a marca de 80 mil pessoas por partida. Mas o principal setor da torcida do clube fica na tribuna sul, onde 25 mil torcedores ficam concentrados, a mais fanática parcela de sua torcida, conhecida como a Muralha Amarela.
Time Lendário Borussia Dortmund
(Goleiro) Stefan Klos: Alemão, foi o titular absoluto do time do Borussia Dortmund na década dourada do clube, nos anos 1990. Atuou entre os anos de 1990 e 1998.
(Lateral-direito) Stefan Reuter: Alemão, atuou entre os anos de 1992 e 2004 no Dortmund, participando da conquista da Champions League em 1997, além de ser peça importante na seleção alemã.
(Zagueiro) Jurgen Kohler: Um dos melhores zagueiros da década de 1990, este alemão se impunha tanto pela força física quanto pela técnica. Atuou entre os anos de 1995 e 2002, onde ganhou tudo pelo clube.
(Zagueiro) Wolfgang Paul: Atleta que atuou entre os anos de 1961 e 1971, passou toda sua carreira no Dortmund, onde conquistou títulos importantes como a Bundesliga, a primeira Copa da Alemanha e a Recopa Europeia – o primeiro título internacional do clube.
(Lateral Esquerdo) Dedé: Jogador estrangeiro que mais vestiu a camisa do Borussia Dortmund, este brasileiro chegou cedo e jogou por 13 temporadas no clube.
(Volante) Matthias Sammer: Vencedor do Bola de Ouro em 1996 quando atuava pelo Dortmund, batendo ninguém menos do que Ronaldo Fenônemo, que ficou com o 2º lugar, Sammer era ora volante, ora o clássico líbero alemão. Jogou pelo Borussia de 1993 a 1998.
(Meio campo) Michael Zorc: Alemão que atuou de 1981 a 1998 pelo Borussia, além de participar das principias conquistas do clube, jogou toda sua extensa carreira no Dortmund, sendo o jogador que mais vestiu a camisa do clube, e o segundo maior artilheiro. Foi também por muito tempo o capitão da equipe.
(Meio-campo) Manfred “Manni” Burgsmüller: Alemão que atuou de 1976 a 1983, embora não tenha feito parte de nenhuma geração vitoriosa do Dortmund, e mesmo jogando como meio-campo no período, ficou marcado por ser um prolífico marcador de gols e um dos principais artilheiros da história do clube.
(Meia atacante) Andreas Moeller: Membro da geração dourada do Borussia, teve duas passagens pelo clube, de 1988 a 1990, e de 1994 a 2000. No período também fez parte do selecionado alemão.
(Atacante) Alfred Preissler: Maior artilheiro da história do clube, foi membro do time que venceu os dois primeiros títulos nacional do Borussia, nos longínquos anos de 1956 e 1957
(Atacante) Stéphane Chapuisat: Um dos melhores jogadores suíços da história, Chapuisat foi peça chave na década de ouro do Borussia Dortmund, com a conquista de duas Bundesliga, uma UEFA Champions League, e o mundial de clubes.
Técnico Lendário: Omar Hitzfield
O início: Criado por dissidentes de antigo time
Borussia foi fundado no ano de 1909.
A cidade de Dortmund contava com alguns clubes de futebol no início do século XX. Um deles era o Trinity Youth, uma equipe formada e patrocinada por membros da igreja católica. Entretanto, muitos membros da equipe relatavam problemas com o membro do clero e responsável pelo time, o padre Hubert Dewald.
Assim, um grupo de 40 jovens revoltados com o comando do time, buscaram uma forma de continuarem jogando sem que fossem perseguidos por um membro da equipe, e tiveram a ideia de fundar seu próprio clube. Foi então que na primeira década do século passado começaram as reuniões para a fundação do Borussia Dortmund.
Depois de muitas reuniões, alguns membros perseguidos pelo padre Dewald desistiram de prosseguirem com a fundação do clube. Os 18 membros restantes persistiram e conseguiram manter a ideia inicial, mas alguns membros da igreja que eram contra a nova equipe tentaram se infiltraram e foram constantemente expulsos, o que resultou alguns tumultos. Nos primeiros anos, o clube vestiu as cores azul, branco e vermelho, onde só adotou as cores atuais a partir de 1913.
Ballspielverein Borussia 09 e.V. Dortmund. (BVB): O que significa?
O nome dado ao clube em sua fundação, no ano de 1909, é no idioma original Ballspielverein Borussia 09 e V. Dortmund. Traduzindo o nome significa ‘Clube do Jogo de Bola”, fundado para a prática do futebol.
O nome Borussia se deu por conta da cervejaria com o mesmo nome localizada na cidade de Dortmund, cidade sede do clube. Mas o significado da palavra que batiza o clube é a palavra latina que denominou a Prússia, antes da unificação do estado da Alemanha que conhecemos hoje em dia.
O nome Borussia é compartilhado com outro grande clube do país, o rival da cidade de Mönchengladbach, fundado 9 anos antes dos aurinegros. O nome Borussia era muito comum na época do Reino Prussiano e nomeou diversos clubes no período. A Prússia tinha em seu território terras que hoje fazem parte da própria Alemanha, Polônia, Lituânia e Rússia, quando em 1871 a Alemanha finalmente foi unificada.
No entanto, o nome Borussia era utilizado para expressar o nacionalismo que o povo alemão demonstrava ao final do século XIX e início do século XX. O caso do Dortmund é diferente, adotou ao nome por conta da cervejaria da cidade, e ao brindarem o nome do clube, os fundadores não imaginavam o sucesso que o clube conquistaria muitas décadas mais tarde.
As primeiras conquistas do Borussia
Nos primeiros anos de vida dos aurinegros, os resultados não foram muito bons. os torneios na época eram regionais e mesmo assim o Borussia Dormund não era protagonista no futebol local, e a situação do clube se agravou com a profissionalização do esporte que trouxe mais dívidas ao clube.
O clube se destacou após a ascensão do nazismo na Alemanha no fim da década de 1930 e começo da década. Seus diretores se recusaram a apoiar o regime comandado por Adolf Hitler, e foram perseguidos e posteriormente condenados ao fuzilamento pelo governo nazista.
Até este momento, o futebol alemão não possui um campeonato que abrangesse todas as regiões do país. Assim, as disputas aconteciam apenas nas regiões próximas de onde os clubes eram sediados.
O Borussia conseguiu ganhar destaque nas disputas regionais na década de 1940, mas logo em seguida, as disputas passaram a acontecer em nível nacional. A vitória no campeonato da Westphalian de 1947 foi a primeira de uma série de títulos do clube.
Nestas competições equivalentes a primeira divisão do futebol alemão, o Borussia se sagrou campeão da Oberliga West de 1948, um torneio zonal com os grandes clubes do país. Entretanto, após a conquista deste título, os aurinegros entraram em conflito com os organizadores da competição por conta de divergências no acordo inicial e foram excluídos do torneio seguinte.
Borussia Dortmund vs Schalke 04: Rivalidade histórica!
Ainda na década de 1940, o Borussia conheceu seu maior rival. Claro que antes desta época já haviam jogos e rivalidade com o Schalke 04, mas nesta década a disputa entre eles se acirrou muito, e o jogo ficou conhecido com o de maior rivalidade do futebol alemão até hoje.
Em 1947, os aurinegros desbancaram os azuis reais na partida final do campeonato da Westphalian, onde o Schalke era o grande time a ser batido em todo o país na época. Os clubes possuem as maiores torcidas da Alemanha e as partidas entre eles são cheias de embates físicos e disputas nas arquibancadas.
Mesmo estando alguns quilômetros distantes as equipes se tornaram rivais também por estarem na mesma região da Alemanha. O Derby do Vale do Ruhr, como ficou conhecido, é o maior clássico da Alemanha. O Schalke dominou a região até a década de 1940, e depois o Borussia assumiu o protagonismo deste cenário nos anos posteriores. Nas décadas seguintes a rivalidade continuou em alta, mesmo com as equipes não disputando tantos títulos como outros clubes do país.
O Borussia é mais bem sucedido do que seu rival em comparação de títulos de grande importância conquistados. A rivalidade entre eles possui diversos jogos históricos, como quando os aurinegros tiraram a possibilidade de o Schalke voltar a ganhar a Bundesliga em 2007, quando o Dortmund venceu os azuis no derby da liga. O Schalke terminou o campeonato em segundo lugar. Mas esse é apenas um confronto de tanto históricos entre os rivais, o que demonstra a importância das equipes.
1956-1957: Dortmund conquista o primeiro título alemão
O crescimento do Dortmund no país foi muito grande, tornando o clube um dos maiores e mais importantes da Alemanha. Um ponto que demonstra este crescimento foi visto na seleção do país campeã mundial em 1954 na Suíça, onde o clube cedeu jogadores importantes para o escrete que venceria a grande sensação da época, a Hungria, na grande final.
Os grandes elencos do Borussia trouxeram ótimos resultados nacionais. Na era pré-Bundesliga, o Borussia começou a crescer e conquistar títulos de expressão, como o campeonato de 1957 da Oberliga. O clube nunca teve a hegemonia do futebol de seu país, mas as conquistas dessa década, a partir deste título colocaram o clube no mais alto escalão da Alemanha.
1963: Clube é o último campeão pré-Bundesliga
O time do Borussia seguiu em alta na década de 1960, e o clube continuou a disputar os campeonatos que disputava em alto nível. Terminava os campeonatos sempre entre os primeiros e seus jogadores continuavam se destacando tanto no clube quanto na seleção alemã.
Com o crescimento das competições e dos clubes na Alemanha, foi necessária a fundação de uma liga que abrigasse todos os maiores clubes e que outros clubes tivessem espaço para disputar de igual para igual uma competição nacional. Foi assim que a Bundesliga foi fundada no ano de 1962.
Mesmo com a fundação da liga, o antigo campeonato, a Oberliga West, continuava a ser disputada, onde os maiores clubes das maiores regiões disputavam o troféu. E em sua última edição o Borussia Dortmund foi o campeão do torneio mais prestigiado da época pré-Bundesliga.
1965: Ano da sua primeira Copa da Alemanha (DFB-Pokal)
A série de sucesso em competições importantes continuou aos aurinegros nos anos posteriores a criação da Bundesliga. O nível do futebol estava crescendo e o clube de Dortmund acompanhava a evolução.
Na Copa de clubes do país de 1965, conhecida como DFB-Pokal, um dos troféus mais prestigiados da Alemanha, o Borussia se sagrou campeão pela primeira vez da competição. Passou por clubes tradicionais e venceu todas as suas partidas, neste campeonato que era eliminatório em jogo único. Na grande final venceu o Alemannia Aachen por 2 a 0 em partida disputada em Hanover.
UEFA Europa League 1966: Borussia bate o Liverpool na final
O ano de 1966 foi muito bom novamente para os torcedores do Dortmund. Nesta temporada veio a primeira conquista de caráter continental, a European Cup Winners’ Cup. Esta competição reunia os campeões das copas de cada país do continente, e como os aurinegros eram os atuais campeões da DFB-Pokal estavam habilitados para disputar o torneio.
Logo na primeira eliminatória não tomaram conhecimento do Floriana, equipe da pequena Malta, pelo placar de 13 a 1 na soma dos dois jogos. Na segunda rodada, jogaram contra o CSKA da Bulgária e o placar foi apertado e o placar final do confronto foi 5 a 4 favoravel aos alemães, com uma vitória e uma derrota no confronto.
Nas quartas de final, após um empate e uma vitória contra o Atlético de Madrid, o placar de 2 a 1 mostrou o equilíbrio da disputa que classificou o Borussia a próxima fase. Nas semifinais ficaram de frente ao West Ham United da Inglaterra, onde após duas vitórias garantiram a chance de disputar a final do torneio.
Na grande final, os alemães ficaram frente a frente com o poderoso Liverpool, e novamente tinham adversários ingleses pela frente. O jogo foi disputado em Glasgow na Escócia e os aurinegros conseguiram uma suada vitória após a disputa ir para a prorrogação. O placar final foi de 2 a 1 e o autor do gol do título foi Reinhard Libuda, coroando a ótima campanha e o grande trabalho do elenco nas últimas temporadas.
Décadas de 1970 e 1980: Período de poucos títulos e muitas dificuldades
Após um período de grande sucesso nas décadas de 1950 e 1960, o Borussia começou a enfrentar dificuldades dentro e fora de campo nos anos seguintes. Alguns problemas financeiros impactaram na construção de elencos mais competitivos, o que resultou no rebaixamento à Bundesliga 2 em 1972, equivalente a segunda divisão do campeonato alemão.
Entretanto, em meio ao período turbulento o clube inaugurou sua nova casa, o imponente Westfalenstadion, em 1974. O estádio foi utilizado para jogos do Mundial do mesmo ano, e houveram jogos muito importantes nele, como o Brasil e Holanda no torneio. Logo, o estádio caiu nas graças dos torcedores e se tornou um dos principais e mais temidos palcos de todo o mundo.
O clube retornou a Bundesliga em 1976, mas isso não configurou o retorno as primeiras posições nos principais campeonatos. Os problemas financeiros prosseguiram ao longo da década de 1980 e o clube disputava apenas posições intermediárias nos campeonatos.
Décadas de 1990 e 2000: Anos dourados do Borussia Dortmund
Andreas Moller era um dos destaques!
A partir dos anos 1990, o Borussia retomou o caminho das vitórias e do sucesso em âmbito nacional e internacional. Em 1993, após conquistar o direito de disputar a Copa da UEFA por conta da boa temporada anterior, chegou à decisão do torneio contra a poderosa Juventus de Turim.
Mas não conseguiram erguer o importante troféu d continente ao serem derrotados pelos italianos por 6 a 1 no placar agregado. Mas, durante a campanha enfrentou adversários tradicionais como a Roma e o Celtic, da Escócia o que resultou na boa campanha do vice-campeonato.
1995-96: Bicampeão da Bundesliga
O elenco foi se fortalecendo nos anos seguintes, e assim, o Borussia conseguiu realizar ótimas campanhas no cenário nacional. Tão boas que conquistou o título da Bundesliga por dois anos consecutivos.
Essas conquistas vieram nos anos de 1994/95 e 1995/96, onde o clube formou uma ótima base em seu elenco, o que resultou no bicampeonato da principal liga do país. Com isso, o clube conseguiu, finalmente, respirar tranquilamente em termos financeiros e muitos bons jogadores foram contratados no período.
Champions League 1997: Dortmund dá o troco na Juventus/ITA
O bom elenco formado pelos alemães trouxe mais resultados positivos. O principal título conquistado na história do clube veio no ano de 1997, na UEFA Champions League.
O clube venceu adversários de grande porte ao longo do torneio, como o Auxerre da França que obtinha bons resultados em seu país na década e o Manchester United em ascensão na Inglaterra.
Na grande decisão, não poderia ter um adversário melhor. Em partida disputada no estádio Olímpico de Munique, o Borussia se vingou da Juventus, algoz na Copa da UEFA de anos antes, com o placar de 3 a 1 com gols de Karl-Heinz Riedle e um de seus maiores astros da geração, Lars Ricken.
Mundial de Clubes 1997: Vence o Cruzeiro
Com a vitória na Champions League, e maior título de sua história, o Borussia Dortmund estava classificado para a disputa do Mundial de clubes do mesmo ano, contra o campeão da Libertadores da América, o Cruzeiro de Minas Gerais.
O jogo foi amplamente dominado pelos alemães que venceram os mineiros pelo placar de 2 a 0 coroando o grande elenco da época. Jogadores como o capitão Andreas Möller, o zagueiro brasileiro Julio Cesar e Heiko Herrlich por exemplo, ficaram para sempre marcados na história do clube.
2008: Início da revolucionária “Era Jurgen Klopp”
Depois de atingir o ápice de sua vida, o Borussia Dortmund voltou a passar por um período de muitas dificuldades financeiras e sem a disputa de títulos por alguns anos. Mas, depois de alterar a política de contratações e apostar em nomes promissores no mercado local, a clube voltou a ser competitivo em seu país.
Klopp revolucionou o Dortmund!
A contratação do técnico Jürgen Klopp, depois de demonstrar bons resultados no Mainz 05 anos antes, trouxe ao clube novos ares e um método de jogo muito moderno competitivo. Logo em suas primeiras temporadas o clube apresentou ótimos resultados em comparação a anos anteriores e jovens promessas começaram a se destacar, assim como o novo sistema tático.
Nas temporadas 2010/11 e 2011/12 os aurinegros venceram a Bundesliga de maneira consecutiva como ocorreu na década passada. Também conquistaram a DFB-Pokal em cima do Bayern Munich, coroando uma temporada com os títulos da liga e da copa, feito para poucos clubes no país na mesma temporada.
Champions League 2013: Derrota para o rival Bayern Munich
A Era Klopp trouxe ótimos frutos para o futebol alemão por conta do trabalho realizado em Dortmund. A disputa no campeonato alemão ficou mais nivelada e competitiva, o que aumentou o nível dos clubes e jogadores em todo país. O campeonato subiu de nível e passou a ser um dos mais competitivos da Europa no período.
Assim, os dois melhores clubes do país tinham ótimos elencos na temporada 2012/13. O Bayern com seu elenco muito valorizado e cheio de astros e o Borussia com um ótimo sistema de jogo e jogadores não tão caros. O sucesso foi tanto que ambas equipes chegara à decisão da UEFA Champions League da temporada.
Time do Borussia na final da Champions.
Na grande final disputada em Londres, o Borussia fez uma ótima partida, chegando a ameaçar seu rival local. Mas não foi páreo para os bávaros, que contaram com ótima exibição de Arjen Robben para ficarem com o troféu.
Maior clássico atual da Alemanha: Borussia Dortmund x Bayern de Munique
As constantes e disputadas partidas decisivas entre Bayern e Borussia trouxeram uma nova e grande rivalidade para a Alemanha nos tempos atuais. A decisão da UEFA Champions League foi o auge dessa rivalidade, mas as conquistas do Borussia na Bundesliga e na Copa da Alemanha acirraram essa rivalidade.
Os embates entre Pepe Guardiola no Bayern e Klopp no Borussia tamém trouxeram os holofotes para os embates entre as equipes. Mas algo que piorou a relação entre os clubes e aumentou de vez a rivalidade foi quando o Bayern contratou jogadores da espinha dorsal do elenco do Dortmund, como Hummels, Robert Lewandowski e o promissor Mario Götze por exemplo.
O Bayern ficou conhecido como um predador de mercado, onde contrata jogadores que se destacam em rivais locais para fortaleceram seu já poderoso elenco e consequentemente enfraquecer seus adversários. A ida de suas estrelas para Munich, trouxe um grande abismo entre as equipes nos anos seguintes e a rivalidade ficou muito alta dentro de campo. Mas, o grande adversário dos aurinegros segue sendo o Schakle 04, por conta de suas torcidas massivas e pela localidade das equipes.
Copa da Alemanha 2017: Após dois vices, Dortmund é campeão
Nos anos de 2015 e 2016 o Borussia bateu na trave na Copa da Alemanha, a DFB-Pokal. Nos dois anos, a equipe chegou a grande final em Berlin, mas acabou derrotada pelo Wolfsburg e pelo grande Bayern Munich respectivamente.
Em 2017 veio nova chance. A equipe chegou a nova final da competição, dessa vez contra o Eintracht Frankfurt. Depois de eliminar o Bayern nas semifinais, o clube chegou à decisão para evitar o terceiro vice-campeonato consecutivo.
A partida foi equilibrada, mas um novo nome jovem e promissor que se destacou na temporada foi decisivo. O jovem Ousmane Dembélé marcou o primeiro gol dos aurinegros logo no início da partida e comandou a vitória por 2 a 1, com o segundo gol marcado pelo artilheiro Pierre-Emerick Aubameyang, de pênalti na etapa final. Este foi o último troféu conquistado pela equipe que não parou de revelar jovens promissores e vender as principais equipes da Europa nos anos posteriores.