Quando Michel Platini bateu o Brasil de Rivellino e Zico!
Brasil e França fizeram amistoso pré-Mundial de 1978
O dia primeiro de abril de 1978 ficou marcado pelo encontro de duas seleções históricas no estádio Parc des Princes, em Paris. Brasil e França fizeram amistoso já de olho no Mundial que começaria poucos meses depois na Argentina. E não há duvida de que um encontro chamou muita atenção, de três dos maiores jogadores de todos os tempos: Rivellino, Zico e Michel Platini.
Enquanto Michel Platini e Zico teriam outros encontros pela carreira, seja em clubes como pela seleção, um já consagrado Roberto Rivellino, já em final de carreira e indo para a sua terceira Copa do Mundo, ainda era a grande estrela brasileira. Jogando – ainda – o fino da bola, com pode-se ver no vídeo abaixo. Já Platini era a grande sensação do futebol europeu, ia para o seu primeiro mundial (jogaria ainda mais dois), e seria no início dos anos 1980, o principal jogador da Europa, atuando por uma Juventus.
Neste maravilhoso duelo, quem levou a melhor foi a seleção da casa que, com gol da jovem estrela, bateu o tricampeão mundial Brasil por 1 a 0. O gol saiu no finalzinho do jogo, aos 86 minutos.
Na Copa do Mundo da Argentina, a seleção francesa decepcionou e não passou da primeira fase, em um grupo junto de Itália, Argentina e Hungria. Já o Brasil não conseguiu chegar ao sonhado tetra campeonato, e foi por pouco. Terminou na 3ª colocação, após eliminação na segunda fase, que ainda era de grupos, e pelo saldo de gols. Sem esquecer da polêmica vitória da Argentina por 6 a 0, diante do Peru.
Ficha Técnica: Brasil x França
Brasil: Emerson Leão; Toninho, Oscar, Amaral e Edinho; Toninho Cerezo, Rivellino, Zico e Dirceu; Tarcísio e Reinaldo.
França: Bertrand-Demanes; Battiston, Rio, Lopez e Bossis; Michel, Platini, Guillou e Barronchelli; Berdoll e Amisse.