Em 1979, num Brasil e Argentina, Zico e Maradona se enfrentaram pela primeira vez!
Ainda um jovem de 18 anos, Maradona vestiu a 6 na Argentina
Brasil e Argentina é considerada uma das principais rivalidades do futebol mundial. Se ainda é um dos jogos mais pegados nos dias de hoje, antigamente, quando o pau comia solto, era ainda mais disputado. Porém, com a quantidade de craques que entravam e desfilavam nos gramados, sempre era uma partida para ser admirada. E em um destes duelos, ficou marcado pelo primeiro encontro do Galinho Zico e de Diego Maradona.
Em confronto válido pela Copa América de 1979, foi no dia 2 de Agosto de 1979, num cenário que não poderia ter sido melhor, o estádio do Maracanã. Ambas as seleções estavam Grupo B, ao lado da Bolívia, num sistema de disputa diferente dos das últimas décadas. Não havia apenas uma sede, e sim se enfrentavam em seus países. Uma curiosidade é que, antes desta partida, as duas seleções tinham ido até La Paz, sendo ambas derrotadas pela Bolívia pelo placar de 2 a 1.
Porém, neste primeiro encontro de ambas as lendas, a seleção brasileira levou a melhor e, com um gol de Zico, venceram os rivais por 2 a 1. Relembre como foi esse momento histórico!
O primeiro encontro: Zico x Maradona
Em 1979, Zico estava com 26 anos e com uma carreira já consolidada no Flamengo e nome constante na seleção brasileira. Inclusive, foi nesta temporada que ele marcou incríveis 89 gols em toda a temporada, a melhor marca de sua carreira. Além disso, o Galinho vinha de um tricampeonato carioca, que teve inclusive duas edições em 1979, ambas vencidas pelo Flamengo.
Mas seria nos próximos anos de Flamengo que o meia viveria os melhores anos no clube, com muitas conquistas de Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial de Clubes. Na seleção brasileira, Zico teria uma carreira importante, mas que ficaria marcada pela derrota na Copa do Mundo de 1982 para a Itália. Nesta partida, vemos uma seleção brasileira ainda em reconstrução após o Mundial de 1978, que contava com uma base bem diferente.
Do outro lado, Diego Armando Maradona dava os seus primeiros passos na seleção argentina, tanto que nesta partida vestiu a camisa de número 6. Porém, já era considerado uma das principais revelações mundiais, tanto que, no início da partida, os repórteres perguntara ao técnico do Brasil, Claudio Coutinho, especificamente sobre Maradona.
Don Diego foi convocado pela primeira vez para a Argentina ainda em 1978, com 17 anos. Acabou não sendo convocado para a disputa da Copa do Mundo do mesmo ano, que se realizou na Argentina e teve os anfitriões como campeões. Sem se abater, o jovem, ainda atuando pelo Argentino Juniors foi o artilheiro do Campeonato Argentino pela primeira vez. E, ainda muito jovem, acabou eleito o melhor jogador sul-americano da temporada. Sua carreira prometia.
Num confronto histórico, duas seleções de peso:
O Brasil foi à campo com Emerson Leão; Pedrinho, Toninho, Amaral e Edinho; Zenon, Palhinha e Zico; Carpegiani, Tita e Zé Sérgio, sob comando de Cláudio Coutinho.
Já a Argentina, de César Luis Menotti, foi escalada assim: Vidalle; Barbas, Van Tuyne, Passarella e Bordon; Gaspari, Larraquy, Gaitan e Coscia; Maradona e Diaz.
Em campo, Zico abriu o placar aos dois minutos de jogo. Hugo Coscio empatou aos 29, mas Tita (companheiro de Zico no Flamengo) deu a vitória para o Brasil, aos 54 minutos da etapa final. Os dois ainda se encontrariam mais algumas vezes, inclusive na Copa do Mundo de 1982, num Flamengo e Boca Jrs, e também na Itália onde ambos atuaram apenas por uma temporada “juntos”.