Partida Lendária: Itália 1-0 Holanda (1990) / Amistoso
Ficha técnica: Itália 1-0 Holanda(1990) /Amistoso Internacional
Amistoso Internacional
Data: 26 de setembro de 1990
Local: Estádio Della Favorita – Palermo/ITA
Itália: Zenga, Bergomi (Capitão), Ferri, Franco Baresi, Paolo Maldini, De Napoli , Donadoni, De Agostini, Marocchi, Roberto Baggio, Schillac. Técnico: Azeglio Vicini.
Holanda: Van Breukelen, Blind, Valckx, Ronald Koeman, Frank de Boer, Winter, Ruud Gullit (Capitão), Wouters, Witschge, Gillhaus, Marco Van Basten. Técnico: Rinus Michels.
RESUMO DA PARTIDA: Itália x Holanda
Em setembro de 1990, poucos meses depois do mundial realizado em casa, a Itália recebeu a forte Holanda de Ruud Gullit e Marco Van Basten. Ambas as equipes buscavam se reerguer, após decepcionar no mundial. A Holanda foi eliminada ainda nas oitavas de final para a Alemanha e Itália, na condição de dona da casa, foi eliminada na semifinal para Argentina em cobranças de pênaltis.
Também naquele ano, emergia a estrela de um dos maiores camisas 10 da seleção italiana, o meia-atacante Roberto Baggio. E foi justamente o craque italiano que tratou de anotar o único gol do encontro, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Ainda vestindo a número 11 nas costas, Roberto Baggio foi o principal destaque da partida. A maioria das jogadas de ataque que levavam perigo ao gol adversário, passavam por seus pés. Até que no lance do único tento do jogo, o jogador recebeu na grande área e mostrou todo o seu talento ao driblar o goleiro van Breukelen e mandar a bola para o fundo das redes.
Quatro anos mais tarde, Baggio se tonaria um dos maiores jogadores do planeta, ao levar a seleção italiana a uma final de Copa do Mundo. E mesmo que tenha perdido o pênalti decisivo contra o Brasil, em uma imagem que se replicou inúmeras vezes por conta da lente das câmeras, o eterno camisa 10 da Azzurra é um dos maiores ídolos da história do futebol italiano, se não o maior.