Quem são os 5 maiores zagueiros artilheiros do futebol?
Índice
Muitos zagueiros também se destacaram não apenas por defender bem
Geralmente, quando pensamos em gols, logo nos vem à cabeça a imagem dos melhores atacantes, aqueles tradicionais camisas 9, ou então aqueles meias-atacantes de muita qualidade. Raramente pensamos em zagueiros. Porém, e para quebrar esta lógica, alguns defensores também se destacaram não por apenas demonstrar uma qualidade defensiva, mas pela forte presença na área. Sempre eles também são uma esperança ofensiva na área para jogadas de escanteios ou cobranças de faltas.
Poucos são os zagueiros que chegaram a ter mais do que 100 gols durante a sua carreira, uma marca impressionante para um jogador da posição, mas quando acontece pode ter certeza que é um jogador diferente.
Sendo assim, todos esses fatos nos despertaram uma curiosidade. Afinal, quais são os maiores zagueiros artilheiros da história? E nós, do Lendas do Futebol, fomos buscar quem são os 5 maiores zagueiros artilheiros na história do futebol mundial.
5º Graham Alexander (130 gols)
A legendary right-back for years in the Championship at Preston, Graham Alexander looked to forever be a lower-league hero.
But in 09-10 he and Burnley arrived in the top-flight. The 37-year-old's game *did* translate and seven goals proved his penalties were equally as deadly. https://t.co/YQ6tnuA0DB pic.twitter.com/F9K1c8kiko
— bet365 (@bet365) May 6, 2020
Talvez, um pouco menos conhecido pelo grande publico, o zagueiro escocês Graham Alexander se destacou por marcar 130 gols ao longo de toda a sua carreira. Nascido em 10 de outubro de 1971, Graham iniciou sua carreira em 1991 atuando pelo Scunthorpe United. Ainda teve passagens pelo Luton Town, Preston North End, Burnley e Preston North End (todas equipes do futebol inglês). Entre 2002 e 2009 também esteve presente em convocações para a seleção da Escócia.
Com 1,80m, além de atuar na zaga, Grahan Alexander também atuava como lateral-direito e primeiro volante. O que, é claro, lhe dava mais oportunidades para marcar gols. Além disso, o escocês era conhecido por ser um especialista em cobranças de pênaltis, anotando muitos dos seus gols dessa forma.
Sua trajetória de artilheiro começou na temporada 1991-92, pela quarta divisão inglesa, quando marcou o primeiro gol com a camisa do Scunthorpe United. Inclusive, em sua primeira temporada como titular absoluto da equipe, Graham anotou logo 7 gols na temporada.
Logo depois, Grahan passou a jogar a segunda divisão pelo Luton Town, mas por lá ele não obteve média de gols significativa. E foi ao se transferir para o Preston North End, da primeira divisão inglesa, que o jogador escocês mostrou porque se sagrou um dos maiores zagueiros artilheiros do futebol. Na equipe, ele chegou a bater uma marca de 11 gols na temporada de 2002-03.
Marca essa que voltaria a ser repetida na temporada 2008-09, dessa vez com a camisa do Burnley, também na primeira divisão. Inclusive, foi nessa equipe que Grahan encerrou a sua era como um dos maiores zagueiros artilheiros na história do futebol, com 130 gols.
4º Laurent Blanc (153 gols)
Famoso por ser o xerife na defesa da seleção francesa na conquista da Copa do Mundo de 1998, Laurent Blanc nasceu em 19 de novembro de 1965, tendo iniciado a carreira no ano de 1983, no Montpellier, onde ficou até 1991. A partir dai teve passagens por grandes clubes do futebol mundial como Napoli, FC Barcelona, Olympique de Marselha, Internazionale e Manchester United, onde encerrou a carreira em 2003.
Já a fama como zagueiro artilheiro começou a aparecer na temporada 1984-85, quando teve destaque ao anotar 5 gols naquela, que seria segunda temporada pelo Montpellier. Dois anos mais tarde, Laurent Blanc teria uma temporada fantástica ao marcar 18 gols, média acima – inclusive – de atacantes. Para se ter uma ideia, durante toda a passagem de Blanc pelo Montpellier, em 243 partidas ele anotou incríveis 76 gols.
Após uma passagem “fracassada” pelo SSC Napoli, onde somente anotou um gol, recuperaria o seu faro de artilheiro atuando novamente na França, onde passaria por Nîmes Olympique, Saint-Éttiene, Auxerre e Olympique de Marselha. E novamente o zagueiro chamou a atenção de gigantes europeus Barcelona, Internazionale e Manchester United. Porém, assim como no Napoli, o jogador manteve a boa regularidade apenas na defesa, anotando poucos gols.
Encerrou sua carreira tendo balançado as redes em 153 oportunidades.
3º Fernando Hierro (163 gols)
Um dos maiores zagueiros na história do futebol espanhol, Fernando Hierro foi revelado pelo Real Valladolid em 1987, mas logo se destacou e foi negociado com o gigante Real Madrid, onde se transformaria em ídolo e capitão. E foi justamente na equipe merengue que o zagueiro construiu a sua fama de artilheiro, onde anotaria 127 dos seus 163 gols na carreira.
Nascido em 23 de março de 1968, Fernando Hierro chegou ao Real Madrid aos 21 anos e, já em sua primeira temporada pelo clube deixou sua marca ao anotar 7 gols. Numa de suas melhores temporadas, em 1991-92, o zagueiro anotou impressionantes 26 gols. Vale ressaltar que, nos primórdios da carreira ainda revezava um pouco a posição de zagueiro com a de volante.
Pela equipe merengue, embora não tenha voltado a atingir a incrível marca de 26 gols, Hierro não deixou de balançar as redes. Geralmente, nos anos seguintes, o jogador oscilou entre 5 e 18 gols por temporada, com exceção de seu último ano no Real Madrid, quando marcou apenas um gol.
Inclusive, seu faro de artilheiro lhe rendeu algo praticamente raro para um zagueiro: um hat-trick. Em uma partida contra o Torpedo Moscou, da Rússia, pela segunda fase da Copa UEFA de 1992, o jogador balançou a rede três vezes em goleada madrilenha por 5 a 2.
Tantos anos de dedicação e gols pelo time merengue resultaram em diversos títulos de Hierro pelos Blancos. Dentre eles, um pentacampeonato da La Liga, três títulos da Liga dos Campeões e dois Mundiais de Clubes. Dessa forma, além de ser goleador, o zagueirão se eternizou com um dos maiores ídolos da história do Real Madrid.
2º Daniel Passarela (175 gols)
#Argentina's Daniel Passarella raises the 1978 World Cup Trophy. pic.twitter.com/DhQOvgXnS4
— The Antique Football (@AntiqueFootball) November 28, 2013
Para quem está mais desavisado, falar de Daniel Passarela só irá nos remeter a um zagueiro que jogava duro, no melhor estilo argentino. Além disso, outra imagem marcante de Passarella é ele levantando a taça de campeão do mundo em 1978 pela seleção da Argentina. O que poucos sabem que é Passarella é também um dos maiores zagueiros artilheiros da história.
Nascido em 25 de maio de 1953, Daniel Passarella já mostrou as suas veias de artilheiro logo em seus primeiros anos com a camisa do River Plate. Já na primeira temporada, em 1974, o zagueiro mostrou o seu cartão de visitas ao anotar 5 gols. Nos anos seguintes não deu outra, o jogador anotou impressionantes 24 gols na temporada de 1976 pela equipe argentina, e manteve uma boa média de gols nos anos seguintes. Além disso, ali não nascia apenas um zagueiro goleador, mas também um ídolo e líder do River Plate e do futebol argentino.
Em 1982 Passarella iniciou sua aventura no futebol da Europa. E, em solo europeu, o zagueiro continuou balançando as redes. Na Fiorentina, onde atuou de 1982 a 1986, Passarella chegou a anotar 15 gols na temporada 1985-86, sua melhor marca na equipe. Ainda na Itália, ele representou as cores da Internazionale de Milão, entre 1986 e 1988, e mesmo com média menor de gols pelo clube, anotou média de 7 a 8 gols por temporada.
Com tantos gols marcados, inclusive pela seleção argentina, Daniel Passarella atingiu a marca total de 173 gols na carreira. Com esses números está entre os maiores zagueiros artilheiros da história, atrás apenas de um conhecido zagueiro-artilheiro holandês.
1º Ronald Koeman (253 gols)
O alto do pódio dos maiores zagueiros artilheiros da história é representado pelo zagueiro Ronald Koeman. O jogador que teve passagens icônicas por uma das melhores gerações da seleção holandesa, Ajax, PSV e Barcelona, anotou incríveis 253 gols na carreira. Quantos atacantes conhecemos que não possui essa quantidade de gols?
Assim como o escocês Grahan Alexander, Ronald Koeman se favoreceu por não atuar apenas na função de zagueiro ou libero, mas muitas vezes também como meio campistas. Dessa forma, o jogador que sabia sair da área com facilidade, teve muito mais liberdade para pisar no campo adversário, além – é claro – de ser um exímio cobrador de faltas.
Koeman nasceu em 21 de março de 1963, e já no inicio de sua carreira, com a camisa do Groningem, em 1980, o holandês dava indícios que seria um exímio goleador. Dali em diante, ele começou a atingir marcas interessantes representando a sua primeira equipe profissional. Nas temporadas de 1981-82 e 1982-83, ele anotou 14 gols por cada uma delas.
Nas temporadas seguintes ele continuou balançando as redes com as camisas dos rivais Ajax FC e PSV, coroando passagens icônicas pelas duas maiores equipes do futebol holandês. Inclusive, foi atuando pelo PSV Eindhovem, que o jogador atingiu a sua melhor marca de gols em uma temporada. Em 1987-88 ele anotou o total de 26 gols.
A coroação do maior zagueiro-artilheiro
Com tamanho sucesso no futebol da Holanda, o zagueiro foi desfilar o seu futebol em uma equipe que seria considerada uma das melhores daquele período: o Barcelona. Sob comando do lendário Johan Cruyff, chegaria a Espanha em 1989, para participar daquele que seria conhecido como o Dream Team, um time que atuava sempre ao ataque.
Atuando em uma equipe totalmente ofensiva, de 1989 a 1995 o jogador manteve a sua boa média de gols, sendo ainda mais reconhecido ao redor mundo por estas qualidades. Inclusive, foi de Ronald Koeman o gol decisivo que daria o primeiro título de Liga dos Campeões para o Barcelona.
O time culé encontrou na final da Champions League da temporada 1991-92, a Sampdoria de Vialli, Mancini e Toninho Cerezo. E já na prorrogação, com a partida 0 a 0, o holandês acertou um chutaço de fora da área para marcar o gol do título. Este icônico gol serviu simplesmente para coroar o trono de maior zagueiro-artilheiro da história para Ronald Koeman.
E ai, gostou do artigo? Então não esquece de deixar o seu comentário e compartilhar nas redes sociais!