Ronaldo no Cruzeiro – O surgimento de um jovem craque!
Índice
Quem vê Ronaldo como dono do Cruzeiro, talvez não se lembre, mas Ronaldo Nazário começou sua carreira como jogador profissional no Cruzeiro. Antes de explodir mundo a fora, o craque atuou nos gramados brasileiros defendendo o time mineiro, rapidamente monstrando um potencial que, inclusive, o levaria para a Copa do Mundo de 1994, aos 17 anos de idade.
Então Ronaldinho, que mais tarde seria conhecido como Fenômeno, foi um dos maiores atacantes da história do futebol. O craque desfilou um futebol ofensivo e com muita potência, repleto de gols, dribles e arrancadas fenomenais, começando sua tragetória européia no PSV Eindhoven, da Holanda.
Em seguida passaria por Barcelona, Internazionale de Milão, Real Madrid e Milan, até retornar para o Brasil, pode atuaria no Corinthians, além de muita história na Seleção Brasileira.
Aos 16 anos chega ao Cruzeiro
Ronaldinho chegou no Cruzeiro aos 16 anos vindo do São Cristovão, time do Rio de Janeiro. Diz a história que Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970, o viu atuando pelo clube carioca, comprou os direitos do jovem e o revendeu ao Cruzeiro. Não demorou para Ronaldo ser integrado ao time profissional, onde rapidamente faria a sua estreia.
Seria no dia 25 de maio de 1993 que Ronaldinho faria a sua estreia como profissional, em partida contra o Caldense. No período, Pinheiro, técnico da Raposa a época, poupou o time titular e o jovem teve sua chance de iniciar entre os profissionais, para pouco mais de 2.400 torcedores presentes no Estádio Doutor Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.
O Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol de falta marcado por Ramon Menezes de falta, sofrida por Ronaldo.
Desencanta durante excursão por Portugal
Ainda sem muitas chances, o jovem marcou seu primeiro gol pelo Cruzeiro somente meses após a sua estreia. Em agosto o clube faria um excursão por Portugal, e no dia 5 de agosto de 1993, em partida contra o Belenenses, no Estádio Rastelo em Lisboa, Ronaldinho marcaria pela primeira vez.
A curiosidade é que o primeiro gol foi justamente de uma forma que não veríamos muito Ronaldo fazer durante a carreira: cabeceando.
Após falta cobrada pelo ídolo Roberto Gaúcho para o lendário lateral-direito Paulo Roberto, que cruzou para Ronaldinho cabecear para o gol. Suas atuações durante os quatro jogos da excursão foram fundamentais para o jovem se firmar no elenco cruzeirense, que acabara de ser campeão da Copa do Brasil daquele ano de 1993.
Ronaldo no Cruzeiro: Brilho no Brasileiro 1993
Suas atuações em Portugal já chamaram a atenção de clubes europeus. A Internazionale de Milão sondou o Cruzeiro oferecendo 500 mil dólares pelo atacante, prontamente recusados. Já com mais espaço no time, o Campeonato Brasileiro de 1993 ficaria marcado, por entre outras coisas, pelo jovem Ronaldinho que anotaria 12 gols, atuando em 14 partidas.
Terminaria em terceiro, entre os principais artilheiros do Brasileirão daquele ano.
Já durante a Supercopa Libertadores de 1993, Ronaldo foi o artilheiro da competição com 8 gols. O jovem atacante ainda atuava pela equipe de base do Cruzeiro, onde também ajudaria a vencer a Supertaça de Minas Gerais de juniores, quebrando jejum contra o arquirrival Atlético Mineiro.
Aliás, ser artilheiro virou rotina na carreira de Ronaldo no Cruzeiro. No Campeonato Mineiro de 1994, o jovem atacante marcou 22 gols e ajudou o clube a conquistar o título estadual.
Convocado para a Copa do mundo de 1994, e terminando como campeão mundial, ainda que sem entrar em campo, Ronaldinho já estava vendido ao PSV Eindhoven, por 6 milhões de dólares, e para lá seguiu após o título mundial.
Números e curiosidades
– Ao todo, pelo Cruzeiro, fez 47 partidas e marcou 44 gols.
– Em 7 de novembro de 1993 fez sua partida mais memorável pela Raposa. Marcou 5 gols na goleada por 6 a 0 contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.
– Em um dos gols da partida contra o Bahia, que tinha no gol o lendário uruguaio Rodolfo Rodrigues. Após defender uma bola, e meio que agradecendo aos céus pela defesa, largou a bola para o jovem Ronaldinho roupar e empurrar a bola para o gol.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga Lendas do Futebol no Facebook e Instagram