logo-football-legendslogo-football-legendslogo-football-legendslogo-football-legendsLendas do Futebol

  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • LOJA
  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
  • LOJA
✕

Ronaldo Fenômeno, o melhor do mundo em 2002!

24 de abril de 2022
Ronaldo Fenômeno em 2002.

Índice

  • 1 A Redenção de um dos maiores de todos os tempos
  • 2 Após final de 1998, Ronaldo passa a ser criticado
  • 3 Copa América 1999: Primeira redenção do Fenômeno!
  • 4 2000: Grave lesão no joelho e idencisão sobre carreira
  • 5 Retorna aos gramados após um ano e meio
  • 6 2002: Primeira convocação após grave lesão 
  • 7 Sob desconfianças, Ronaldo é a estrela do Brasil na Copa 2002
    • 7.1 No Mundial de 2002, brilha a estrela do Fenômeno
    • 7.2 Brasil x Alemanha: Ronaldo Fenômeno garante o penta!
  • 8 Artilheiro da Copa do Mundo 2002 
  • 9 Pós-Copa 2002: É contratado pelo Galáctico Real Madrid
  • 10 Pela 3ª e última vez, Ronaldo é eleiro melhor jogador do mundo

A Redenção de um dos maiores de todos os tempos

A Copa do Mundo de 2002 foi de redenção para Ronaldo Fenômeno. Envolto a problemas no seu joelho, passou grande parte de 1999 a 2002 no departamento médico, e para muitos ele não conseguiria atuar em alto nível. 

 Sua convocação foi muito questionada, ainda mais depois de Felipão não ter convocado Romário. Todo o peso da conquista estava em cima de Ronaldo. Porém, ao lado de seu parceiro Rivaldo, o Fenômeno tirou de letra, e trouxe ao Brasil a conquista do pentacampeonato mundial. 

Ainda em 2002, por conta de uma Copa quase que perfeita, Ronaldo Fenômeno ainda seria contratado pelos galácticos do Real Madrid, onde também brilharia. E foi com a camisa do clube merengue, no final do ano, que ele conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo, muito pelo fato de seu desempenho no mundial de seleções.

 

Após final de 1998, Ronaldo passa a ser criticado

Com a camisa do FC Barcelona, Ronaldo foi uma verdadeira explosão, tanto que se tornou o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996 e 1997 e faturou a Bola de Ouro também no ano de 1997. Contudo, após esse período de glória, o Fenômeno passou a viver um dos momentos mais turbulentos de sua carreira. 

Cotado para ser o grande protagonista da Copa do Mundo de 1998, com a ausência de Romário, Ronaldo não conseguiu suprir as expectativas do torcedor. Apesar de ter feito 4 gols no mundial da França, o atacante deu um verdadeiro susto ao ter uma convulsão às vésperas da decisão contra os donos da casa e fez uma partida apagada. Muitos o acusaram de entregar o jogo e ocorreu até mesmo uma CPI para investir o caso.

Bebeto consolando o Ronaldo Fenômeno, após a Final da Copa de 1998.#selecaobrasileira #furebol pic.twitter.com/rtlODCDNYa

— 442 (@442futebol) May 24, 2020

 

Copa América 1999: Primeira redenção do Fenômeno!

Na temporada 1998-99, já com a camisa da Inter de Milão, apesar de Ronaldo ter balançado as redes na maioria das vezes em que entrava em campo, ele ficou ausente de muitas partidas por seu clube. Algumas vezes por conta de seus compromissos com patrocinadores e outras vezes por conta de pequenas lesões ao decorrer do ano. 

Mas, sob as cores verde, amarelo e azul, Ronaldo conseguiu a sua primeira redenção antes da Copa do Mundo de 2002. Na Copa América de 1999, o Fenômeno foi simplesmente o grande destaque da competição, anotando 5 gols, inclusive na grande decisão contra o Uruguai, e distribuindo 2 assistências. 

Com tamanha exibição, o atacante voltou a cair nas graças do torcedor e toda a esperança em torno do seu futebol parecia ter voltado.

 

2000: Grave lesão no joelho e idencisão sobre carreira

A lesão de Ronaldo quando jogava pela Inter, em 2000, chocou o mundo e quase decretou a aposentadoria de um dos grandes nomes do futebol. No confronto contra a Lazio, Ronaldo, que já havia ficado 5 meses parado por cirurgia no mesmo joelho, caiu depois de uma das suas arrancadas. pic.twitter.com/fXES4rNIBW

— PELEJA (@PELEJA) August 10, 2020

Após grande exibição pela seleção brasileira na Copa América de 1999, o Fenômeno se lesionou novamente, e fez uma cirurgia no joelho, que o tirou dos gramados por 5 meses. Recuperado, Ronaldo retornou pela Inter de Milão no dia 12 de abril de 2000, em partida válida pela final da Copa da Itália, no estádio Olímpico. Contudo, ele só não sabia que aquele seria um dos dias mais tristes de sua carreira. 

Com apenas sete minutos em campo, ao substituir a lenda Roberto Baggio, Ronaldo tentou dar um drible em mais uma de suas belas arrancadas e sentiu um estalo. Esse estalo era de seu tendão do mesmo joelho que havia operado, que se rompeu. No mesmo instante, o jogador caiu no gramado, em uma das cenas mais replicadas da história do futebol. Ali, a carreira do fenômeno parecia terminada.

 

Retorna aos gramados após um ano e meio

Depois de 1 ano e 6 meses se recuperando, Ronaldo conseguiu o que poucos esperavam, retornou aos gramados. Sua volta ocorreu em jogo válido pelo Campeonato Italiano, em vitória da Inter por 2 a 0 contra o Lecce. Na ocasião, o Fenômeno entrou na segunda etapa e ficou 17 minutos em campo. 

Aos poucos, Ronaldo foi retornando aos gramados, entrando poucos minutos nos jogos em que era escalado. Ainda no final de 2001, ele fez o seu primeiro jogo estando os 90 minutos em campo, no dia 15 de dezembro, pelo Campeonato Italiano, em derrota para o Hellas Verona por 2 a 0.

 

2002: Primeira convocação após grave lesão 

Ronaldo retornou aos gramados com a camisa da seleção brasileira no dia 27 de março de 2002, em amistoso contra a Iugoslávia. Naquele jogo, o time brasileiro venceu pelo magro placar de 1 a 0 e o Fenômeno atuou por 45 minutos. 

Na sequência, o jogador ainda atuou em mais dois amistosos, um contra Portugal e o outro contra a Malásia. Diante dos portugueses, Ronaldo nada pôde fazer para garantir a vitória brasileira, e o escrete canarinho empatou em 1 a 1. Mas, contra a Malásia, o Fenômeno mostrou a que veio e anotou um go e deu uma assistência em vitória por 4 a 0. 

Com brilhantes atuações às vésperas da Copa do Mundo na Coreia do Sul e Japão, não tinha jeito, Ronaldo não poderia ficar de fora do mundial. Sabendo disso, Felipão apostou suas fichas no jogador e o convocou para a competição, como titular.

 

Sob desconfianças, Ronaldo é a estrela do Brasil na Copa 2002

13 de junio en la historia tricolor. Copa Mundial Corea Japón 2002. Brasil 5- Costa Rica 2. Partidazo pero al mismo tiempo de triste recuerdo, dejamos ir la opción de avanzar a octavos. Ronaldo el verdugo pic.twitter.com/kFt2lP5Ad5

— Luis Enrique Bolaños (@LuisEBol7) June 13, 2018

Ao lado de Rivaldo, Ronaldo se tornou o grande destaque na Copa do Mundo de 2002. Tudo isso, em meio a desconfianças em relação ao seu condicionamento físico, já que o jogador voltava de grave lesão, ficando muito tempo afastado dos gramados. Para aumentar a desconfiança, o torcedor brasileiro ainda torcia o nariz por conta da não convocação do Baixinho Romário. 

Com a bola rolando, Ronaldo tratou de mostrar o seu cartão de visitas na estreia do Brasil naquela Copa. Em virada épica contra a Turquia, o Fenômeno anotou o gol de empate brasileiro, que ajudou a seleção brasileira vencer pelo placar de 2 a 1. 

Já nos jogos seguintes, não foi diferente, e atacante continuou balançando as redes. Contra a China, ele balançou a rede uma vez e ainda distribuiu uma assistência, em vitória brasileira por 4 a 0. E diante da Costa Rica, o Fenômeno anotou dois gols, em mais uma goleada, dessa vez pelo placar de 5 a 2.

No Mundial de 2002, brilha a estrela do Fenômeno

Ronaldo já havia se tornado um Fenômeno com a camisa da Inter de Milão às vésperas da Copa do Mundo de 1998, ao receber o apelido da imprensa italiana. Contudo, ele confirmou essa alcunha ao longo do mata-mata no mundial de 2002, sendo imprescindível na caminhada do Brasil rumo ao penta. 

Nas oitavas de final, o Fenômeno foi um tormento para a defesa da Bélgica e de quebra anotou um dos gols na vitória por 2 a 0. Já na semifinal da competição, o atacante foi preciso e anotou o único gol diante sua grande vítima daquele mundial, a Turquia. No mata-mata, Ronaldo só não balançou as redes nas quartas de final, diante da Inglaterra, sendo que naquele jogo, Ronaldinho Gaúcho foi quem chamou atenção.

Brasil x Alemanha: Ronaldo Fenômeno garante o penta!

Ronaldo vs Alemanha em 2002. pic.twitter.com/vWokA7KxiJ

— sigam @curiosidadesbrl (@CuriosidadesBL) March 27, 2018

Até hoje existe uma discussão em torno da Copa do Mundo de 2002: Quem jogou mais naquele mundial, Ronaldo ou Rivaldo? Para aqueles que defendem a tese que o Fenômeno foi o melhor, o critério determinante é que o camisa 9 roubou a cena na grande final da competição, ainda mais com seu famoso cabelo cascão, que na época foi utilizado para despistar a imprensa.

Diante da Alemanha do badalado Oliver Kahn, Ronaldo não tomou conhecimento do arqueiro alemão, que na época era muito falastrão, e anotou dois gols. O primeiro se iniciou através de uma roubada de bola do próprio Fenômeno que tocou a bola para Rivaldo que chutou, mas Oliver Kahn bateu roupa e deu rebote para o camisa 9 brasileiro. Já o segundo saiu através de um passe precioso de Kléberson pelo lado direito e um corta-luz decisivo de Rivaldo. Ronaldo não perdoou e cara a cara com o goleiro, bateu para o fundo do gol.

 

Artilheiro da Copa do Mundo 2002 

Ao anotar 8 gols, Ronaldo se tornou Chuteira de Ouro da Copa do Mundo de 2002 e Bola de Prata do torneio. Esses tentos foram fundamentais para que o Fenômeno ostentasse o recorde de o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 15 gols. 

Essa marca seria a maior de todas até o fatídico ano de 2014, quando o alemão Miroslav Klose superou o Fenômeno ao anotar o seu 16º gol em história das Copas.

 

Pós-Copa 2002: É contratado pelo Galáctico Real Madrid

Há 16 anos, Ronaldo era apresentado no Real Madrid. O resto é história.#LaLigaNaESPN pic.twitter.com/aOai4JRzba

— ESPN Brasil (de 🏠) (@ESPNBrasil) September 2, 2018

Quando Ronaldo venceu a Copa do Mundo de 2002, os adeptos da Inter de Milão estavam na Itália de braços abertos para receber o Fenômeno. Contudo, para a surpresa dos nerazzurri, o poderoso Real Madrid, que estava montando o seu projeto de galácticos, tratou de selar a contratação do jogador por 45 milhões de euros. 

Na equipe, o jogador começou brilhando, sendo um dos principais destaques nas conquistas do Campeonato Italiano de 2002-03 e do Torneio Intercontinental de 2002, sendo eleito melhor jogador do torneio. De quebra, Ronaldo ainda foi escalado para seleção da UEFA, onde estavam os melhores jogadores do continente europeu.

 

Pela 3ª e última vez, Ronaldo é eleiro melhor jogador do mundo

Ronaldo eleito Bola de Ouro e melhor do mundo FIFA em 2002.

Com tanto destaque no ano de 2002, principalmente na campanha do pentacampeonato mundial com o Brasil, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo tanto pela FIFA, quanto pela Revista France Football. Como em outros anos, naquele ano, os prêmios eram dados separadamente. 

Na disputa pelo posto de melhor do mundo da FIFA, o Fenômeno superou o goleiro Oliver Kahn, que havia sido o Bola de Ouro na Copa do Mundo de 2002, além de Zinedine Zidane, seu companheiro de equipe no Real Madrid. Já a Bola de Ouro da Revista France Football foi conquistada por Ronaldo após ele superar o também brasileiro e seu companheiro de clube, Roberto Carlos, e também, novamente, o goleiro da Alemanha.

Leonardo Silva
Leonardo Silva
Jornalista, apaixonado por esportes e sobretudo, pela história do futebol.

Artigos Relacionados

São Paulo e seus títulos mundiais.
3 de junho de 2022

Quantos mundiais o São Paulo tem?


Leia mais
Edmundo no Palmeiras.
2 de junho de 2022

A histórica passagem de Edmundo no Palmeiras!


Leia mais
Romário é um dos maiores ídolos do Vasco da Gama.
2 de junho de 2022

Romário é o maior jogador na história do Vasco da Gama?


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Estampas históricas e para o futebol RAIZ!

Categorias

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Mais Lidos

  • São Paulo e seus títulos mundiais. Quantos mundiais o São Paulo tem? por Luis Felipe Alcaniz
  • Craque Neto fez história com a camisa do Corinthians, mas ele jogou muito bem também em outros clubes. O título Brasileiro do Corinthians de 1990! por Leonardo Silva
  • Renato Gaúcho no Fluminense em 1995. Fla-Flu: Tudo sobre o clássico mais charmoso do Rio de Janeiro! por Rudiney Freitas
  • Meninos da Vila em 2010! Meninos da Vila: A explosão do Santos pós-Pelé! por Luis Felipe Alcaniz
O verdadeiro sinônimo do futebol é Pelé. Maior jogador de todos os tempos, fez história no Santos, além de conquistar o tricampeonato mundial pela seleção brasileira, duas vezes como o protagonista. Um jogador a frente de seu tempo, era completo, e revolucionou um esporte que ainda era considerado amador. Pelé colocou o futebol como o esporte mais popular do planeta. O verdadeiro Rei do Futebol!

Não esquece de se inscrever no canal!
Pelé - 20 Gols Mágicos do Rei do Futebol
YouTube Video VVVMYzJkWjJNalViRnQ0VllERHhXaEVRLmp4amNxS1ctVEJF

MAPA DO SITE

  • Home
  • Jogadores Lendários
  • Clubes Lendários
  • Seleções Lendárias
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Loja

CONTEÚDOS

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Cadastre-se para receber nossas novidades!

© 2022 Football Legends | Todos os direitos reservados | Política de privacidade
      Políticas de cookies e privacidade: Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com nossas políticas.CONCORDOSABER MAIS