Você sabia que Zetti iniciou a carreira no Palmeiras?
Índice
A tumultuada passagem de Zetti no Palmeiras
Zetti foi um dos grandes goleiros brasileiros durante a década de 1990. Campeão de praticamente em tudo pelo grande São Paulo de Telê Santana, Raí, Muller, Cafú, Palhinha e cia, o goleiro é também um dos símbolos desse momento único do Tricolor Paulista. Porém, antes de chegar ao São Paulo, Zetti foi revelado e teve uma turbulenta e lembrada passagem pelo rival Palmeiras.
Chegou em 1983 e ficou até o ano de 1989, atuando em 98 partidas pelo clube alviverde. Abaixo, listamos alguns momentos “memoráveis” de Zetti no Palmeiras!
Chega ao Palmeiras em 1983
Após ficar dois anos na base do Guarani/SP, Zetti chega ao Palmeiras em 1983, após ser dispensado pelo clube do interior de São Paulo. Ainda jovem, aos 18 anos de idade, demoraria para ter chances no time alviverde, sendo emprestado para Toledo e Londrina, ambos clubes do Paraná. Nestas equipes já teria boas passagens, em 1983 e 1985 respectivamente, para depois retornar ao Palmeiras.
“Disputa” posição com Emerson Leão
Emerson Leão foi o goleiro da 2ª Academia do Palmeiras durante a década de 1970. Titular do Brasil nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, ficaria no Verdão até o ano de 1978. Dali teria passagens por Vasco, Grêmio e Corinthians, até retornar ao Palmeiras em 1984, onde ficaria até 1986. Reconhecidamente também uma Academia de grandes goleiros, seria no segundo retorno de Zetti ao Palmeiras, em 1986, que encontraria e teria como espelho o experiente Emerson Leão.
Com a saída de Leão com destino ao Sport Recife, Zetti finalmente assumiria a posição do gol alviverde, onde ficaria até sofrer uma terrível contusão.
Zetti fica incríveis 12 jogos sem sofrer gol
Após assumir com derrota o gol do Palmeiras no Campeonato Paulista de 1987, Zetti ficaria incríveis 12 jogos sem sofrer gols. Ou mais detalhadamente 1.238 minutos. E quem acabaria com esta invencibilidade do goleiro seria outro grande ídolo do verdão. Nada mais do que o zagueiro Luis Pereira, que atuava no Santo André.
Até hoje esta é uma marca considerada, que coloca Zetti na 11ª colocação na lista de goleiros com maior tempo sem sofrer gol.
Semifinal Paulista 87 – toma frango incrível de Neto
Zetti no Pameiras e Neto no São Paulo. Essa era a configuração das equipes no Campeonato Paulista de 1987. E após o Palmeiras ter terminado na 2ª colocação final da primeira fase do torneio, Zetti já havia conquistado os torcedores alviverdes. Na fase final encontraria o São Paulo na semifinal.
Após empate na primeira partida por 0 a 0, o confronto de volta ficou marcada pela vitória e classificação tricolor, mas também por um frango homérico de Zetti, em cobrança de falta do jovem Neto.
Zetti quebra a perna e vê fim de passagem no Palmeiras
Mesmo com a falha na semifinal do Campeonato Paulista de 1987, Zetti retomaria a confiança do torcedor alviverde, sendo peça chave do clube também na temporada de 1988. Porém, esta história seria interrompida da forma mais drástica possível para um jogador de futebol.
Em partida contra o Flamengo, em novembro de 1988, pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro foi dividir a bola com o atacante Bebeto e acabou levando a pior. Uma fratura que deixou Zetti mais de um ano longe dos gramados, e sob muita desconfiança se conseguiria retornar em alto nível.
Essa situação minou a passagem de Zetti no Verdão, e um ano e meio depois o arqueiro chegaria ao Morumbi para reconstruir a sua carreira.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Siga no Instagram