“Messi é um gênio, mas Ronaldinho foi revolucionário”, afirma Deco
Craque atuou com ambos, e comentou sobre diferenças entre os gênios da bola
Eto’o, Drogba, Xavi, Iniesta, Luis Filipe Figo, Cristiano Ronaldo, entre outros craques do futebol. A lista de estrelas que atuaram ao lado de Deco é gigante, mas dois nomes acabam por chamar mais a atenção do brasileiro naturalizado português: Lionel Messi e Ronaldinho Gaúcho. Ao lado da dupla, conquistaram diversos títulos com a camisa do Barcelona, o mais importante a Champions League 2005-06, contra o Arsenal, de Thierry Henry e Arsene Wenger, em final histórica.
O momento ainda era de Ronaldinho Gaúcho como o melhor do planeta, mas a cada temporada, um jovem Messi pedia passagem no estrelado time do Barcelona. Deco conviveu com o Bruxo em seu reinado, assim como, ao lado dele viu surgir um novo fenômeno do futebol.
“Um é gênio, mas o outro foi revolucionário!”
Numa entrevista para Zico, o eterno Galinho de Quintino, Deco descreveu Lionel Messi como um gênio. Porém, e segundo ele, Ronaldinho Gaúcho foi além: “Messi é um gênio, mas Ronaldinho foi revolucionário”, afirmou.
E a frase de Deco faz sentido, principalmente para quem acompanhou o auge de R10. O brasileiro pode não ter permanecido por tanto tempo no topo do futebol mundial como faz o argentino. Só que o auge do brasileiro foi realmente momentos mágicos, tanto que conseguiu reerguer um clube que há anos vinha em baixa. Ronaldinho chegou ao ponto de ser aplaudido de pé, por torcedores rivais, do Real Madrid, no Santiago Bernabéu.
“Messi sempre foi muito tranquilo. A gente sempre brincava com ele. Tinha uma grande personalidade. O Messi é um gênio, não tem como discutir isso. Mas o Gaúcho teve um momento mágico, tinha um futebol divertido. O Ronaldinho revolucionou nossa geração, e ele teve momentos que impressionou mais do que qualquer um“, completou Deco.