Um nome não muito comum vem fazendo cada vez mais sucesso na música brasileira. Liniker é uma cantora e compositora brasileira que já conta com alguns sucessos, casos de “Zero”, “Psiu” e “Baby 95”. Mas o que poucos sabem é que o nome da cantora foi uma homenagem de um tio seu ao craque inglês Gary Lineker, que brilhou nas décadas de 1970 e 1980 no futebol.
Gary Lineker nasceu no dia 30 de novembro de 1960, na cidade de Leicester, na Inglaterra. Seu início no futebol profissional se daria no clube de coração e da cidade, o Leicester City, na temporada 1978. Lá ficaria até a temporada de 1984, quando sairia como um dos maiores ídolos do clube e após 194 partidas, tendo anotado 95 gols.
Após rápida passagem pelo Everton, quando seria artilheiro do Campeonato Inglês logo na primeira e única temporada, despertaria o interesse do FC Barcelona/ESP, onde jogaria por três temporadas, até o ano de 1989. Ainda passaria pelo Tottenham/ING e pelo Nagoya Grampus, do Japão, onde encerraria a carreira precocemente por conta de lesões.
Esteve presente em duas Copas do Mundo (1986 e 1990) como um dos principais jogadores da seleção inglesa e artilheiro do mundial de 1986, com 6 gols anotados.
Já a cantora Liniker nasceu no dia 03 de julho de 1995, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Uma das principais cantoras de uma nova geração, viu a música “Zero” explodir no youtube no ano de 2016, quando rapidamente passou de um milhão de views em poucas semanas. A partir dali viu sua carreira como cantora e compositora decolar. Já lançou até o momento três discos de muito sucesso, sucesso de crítica e público.
Além de ser reconhecida pelo protagonismo como atriz na série “Manhãs de Setembro“, ali Liniker interpreta Cassandra, uma mulher trans que trabalha como motogirl na cidade de São Paulo, e que tem na música, como cantora, sua força para passar pelas adversidades da vida.
Vale destacar que, após encerrar a sua carreira nos gramados, Gary Lineker continuou “atuando” no futebol, agora como comentarista esportivo. E mais do que isso, o ex-atacante inglês sempre se mostrou contestador em temas polêmicos, como por exemplo se posicionar contra o tratamento que refugiados vinham recebendo na Inglaterra, para ele de forma extremamente racista e sem coração. Situação que lhe rendeu uma suspensão na BBC, em meio a debate sobre liberdade de expressão.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram