logo-ledaslogo-ledaslogo-ledaslogo-ledasLendas do Futebol

  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • LOJA
  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
  • LOJA
✕

Vasco x São Paulo: Histórico dessa rivalidade!

23 de fevereiro de 2023
Sorato, e o gol mais importante da rivalidade entre Vasco x São Paulo.

Índice

  • 1 Quantas partidas entre São Paulo x Vasco da Gama 
    • 1.1 Quem tem mais vitória entre Vasco e São Paulo?
  • 2 Qual a maior goleada entre Vasco e São Paulo?
      • 2.0.1 Ficha técnica: Vasco 7×1 São Paulo (2001)
  • 3 Maiores artilheiros do confronto
      • 3.0.1 1º – Luís Fabiano (São Paulo) – 12 gols
      • 3.0.2 2º – Romário (Vasco da Gama) – 9 gols
      • 3.0.3 3º – Waldemar de Brito (São Paulo) – 6 gols
      • 3.0.4 3º – Arthur Friedenreich (São Paulo) – 6 gols
      • 3.0.5 4º – Rogério Ceni (São Paulo) – 5 gols
      • 3.0.6 5º – Muller (São Paulo) – 4 gols
      • 3.0.7 5º – Edmundo (São Paulo) – 4 gols
  • 4 Partidas históricas entre Vasco x São Paulo
    • 4.1 (1989) São Paulo 0 x 1 Vasco – Final do Campeonato Brasileiro
    • 4.2 (1987) Vasco 1 x 2 São Paulo – Taça Rio-São Paulo
    • 4.3 (1953) São Paulo 0 x 1 Vasco – Torneio Rivadavia
    • 4.4 (1998) Vasco 4 x 3 São Paulo – Quartas Copa do Brasil
    • 4.5 (2002) Quartas de final Copa do Brasil (2002)
  • 5 Jogadores que atuaram em São Paulo e Vasco da Gama

Uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro é entre os gigantes Vasco x São Paulo, clubes multivencedores nos seus estados e no país. Também são duas equipes que ofercem grandes histórias de confrontos, com grandes jogadores brilhando, e até craques que fizeram história nos dois clubes.

Confira aqui tudo sobre esta rivalidade!

 

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

 

Quantas partidas entre São Paulo x Vasco da Gama 

No total, São Paulo e Vasco se encontraram por 124 oportunidades, com 45 vitórias do São Paulo, 43 vitórias do Vasco da Gama, e 36 empates. Isso contando torneios oficiais e amistosos. Contabilizando apenas em partidas de competições oficiais, Vasco x São Paulo se enfrentaram por 97 vezes, sendo 46 jogos na casa do São Paulo e 51 sob o mando do Vasco da Gama.

A história de encontros entre Vasco x São Paulo começa no mês de maio de 1930, quando o time cruzmaltino venceu o tricolor pelo placar de 2 a 1, em partida realizada no estádio de São Januário. Esses dados são contabilizando até o dia 05 de agosto de 2021, data do último confronto entre as equipes, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2021, com vitória tricolor por 2 a 1, em São Januário.

 

Camiseta Homenagem Roberto Dinamite!

 

Quem tem mais vitória entre Vasco e São Paulo?

O histórico de confrontos entre Vasco x São Paulo impressiona pelo equilíbrio. Os tricolores foram os que mais venceram as partidas, com 45 triunfos. Enquanto o Vasco da Gama venceu 43, com 36 empates. Em número de gols, os são-paulinos também saem na frente, com 198 gols anotados, contra 172 dos cruzmaltinos. 

 

Qual a maior goleada entre Vasco e São Paulo?

A maior goleada do confronto entre São Paulo x Vasco aconteceu no dia 25 de novembro de 2001, com vitória do Vasco da Gama por 7 x 1, em partida válida pela Copa João Havelange de 2001 (na ocasião o Campeonato Brasileiro). A partida aconteceu no estádio São Januário, e na ocasião, o baixinho Romário anotou 3 gols.

 

Ficha técnica: Vasco 7×1 São Paulo (2001)

Aos 3 minutos do 1º tempo, Rogério Ceni acabou expulso após colocar a mão na bola fora da área. O golerio Alencar entraria no lugar do meio campista Adriano, e teria uma tarde em forma de pesadelo. Aos 19 minutos, o lateral esquerdo Gilberto arriscou de fora da área, e Alencar aceitou. Antes do intervalo, Euller, o “Filho do Vento”, faria 2 a 0, aos 36 minutos.

O São Paulo estava entregue no jogo, mesmo contando com um forte time que tinha, entre outros, Kaká, França e Luis Fabiano. Mas toda a fragilidade defensiva ficou clara, tanto é que, até os 25 minutos da 2ª etapa já estava 6 a 0 para o Vasco – com 3 de Romário e um de Léo Lima. A partida terminaria 7 x 1, com um gol de Dedé, e França fazendo o gol de honra do Tricolor Paulista, naquela que seria a maior goelada do confronto entre Vasco x São Paulo.

. Vasco da Gama: Helton, Rafael (Ely Thadeu 20 do 2°) (Botti 32 do 2°), João Carlos, Gélder e Gilberto; Jamir (Dedé 24 do 1°), Donizete, Fabiano Eller e Léo Lima; Euller e Romário. Técnico: PC Gusmão

. São Paulo: Rogério Ceni, Beletti, Júlio Santos, Emerson e Gustavo Nery; Fábio Simplício (Leonardo, intervalo), Maldonado, Adriano (Alencar 7 do 1°) e Kaká; França e Luis Fabiano (Dill, intervalo). Técnico: Nelsinho Baptista

 

Loja Lendas do Futebol - Aqui é futebol Raiz, meu Filho!

 

Maiores artilheiros do confronto

Dois dos maiores clubes do Brasil, São Paulo e Vasco também sempre contou com grandes equipes na disputa dessa rivalidade, e é claro, grandes artilheiros. Abaixo, selecionamos o top5 goleadores, com base nas estatísticas do site ogol.com:

1º – Luís Fabiano (São Paulo) – 12 gols

O atacante são-paulino, um dos maiores ídolos da história recente do São Paulo FC, Luis Fabiano é o maior artilheiro na história de confrontos entre São Paulo x Vasco da Gama. Em 1o jogos disputado, Luis “Fabuloso” anotou por 12 vezes contra o clube cruzmaltino. Vale destacar como curiosidade que o atacante ainda atuou ao final da carreira no Vasco.

2º – Romário (Vasco da Gama) – 9 gols

Como um dos maiores atacantes do futebol brasileiro de todos os tempos, Romário era um goeador nato. Contra o São Paulo, em 8 partidas, o baixinho marcou em nove oportunidades.

3º – Waldemar de Brito (São Paulo) – 6 gols

Um dos históricos atacantes na história do São Paulo, Waldemar de Brito jogou pelo clube entre os anos 1930 e 1940. Contra o Vasco da Gama, atuou em apenas duas partidas, mas deixou sua marca em 6 oportunidades. Goleador nato!

3º – Arthur Friedenreich (São Paulo) – 6 gols

Jogador que foi um dos primeiros ídolos do futebol brasileiro e do São Paulo, Arthur Friedenreich atuou entre 1930 e 1935 no tricolor, com 99 gols marcados em 124 partidas. Nos confrontos contra o Vasco, em 5 jogos, 6 gols, com a mesma média de Waldemar de Brito.

4º – Rogério Ceni (São Paulo) – 5 gols

Um dos maiores ídolos na história do São Paulo, o goleiro artilheiro Rogério Ceni teve várias vítimas no futebol brasileiro, ao longo de seus 131 gols. Contra o Vasco da Gama, ao longo de 36 jogos diante dos cariocas, o dono da meta tricolor anotou 5 gols.

5º – Muller (São Paulo) – 4 gols

Muller foi um dos atacantes mais vitoriosos a vestir a camiseta do São Paulo, situação que aconteceu por 383 vezes, tendo anotado 159 gols, com muitos títulos. Contra o Vasco da Gama, Muller jogou por 7 vezes, tendo anotado 4 gols.

5º – Edmundo (São Paulo) – 4 gols

Outro ídolo imortal do Vasco da Gama, Edmundo é cria do Vasco da Gama, e voltaria anos depois para levar o cruz de malta ao título Brasileiro de 1997. Em 243 partidas no clube carioca, o Animal anotou 135 gols. Contra o São Paulo, em 7 partidas, Edmundo anotou 4 gols atuando no Vasco.

 

Leia Mais:

  • Roberto Dinamite e o Vasco da Gama
  • Qual o maior time do futebol brasileiro de todos os tempos
  • A incrível passagem de Romário pelo Flamengo

 

Partidas históricas entre Vasco x São Paulo

Ainda que as duas equipes não tenham realizado muitos jogos de finais de campeonato, a partida histórica mais famosa entre Vasco x São Paulo tenha sido a decisão do Campeonato Brasileiro 1989. Além dela, selecionamos mais alguns jogos considerados históricos entre esses dois gigantes dio futebol brasileiro. Confira!

 

(1989) São Paulo 0 x 1 Vasco – Final do Campeonato Brasileiro

Sorato, e o gol mais importante da rivalidade entre Vasco x São Paulo.

Em final disputada no estádio do Morumbi, 71 mil pessoas estavam presentes, nesta que á a maior partida entre Vasco x São Paulo. Foi uma final de dois excelentes times, com 5 jogadores que cinco anos mais tarde seriam campeões da Copa do Mundo 1994 – Gilmar, Ricardo Rocha, Raí, Mazinho e Bebeto. Mas quem brilhou para sempre foi Sorato, que marcou o único gol do jogo.

 

(1987) Vasco 1 x 2 São Paulo – Taça Rio-São Paulo

Taça dos campeões estaduais Rio-São Paulo, era uma espécie de tira-teima para saber qual era o melhor time entre os dois grandes centros de futebol do país. Em jogo disputado no Estádio do Maracanã, o São Paulo levou a melhor pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Muller. Enquanto isso, Roberto descontou para o cruzmaltino.

 

(1953) São Paulo 0 x 1 Vasco – Torneio Rivadavia

Vasco vence o ítulo da Copa Rio de 1953 sobre o São Paulo

Competição que também ficou conhecida como sucessora da Copa Rio, o Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer reuniu oito equipes dividios em dois grupos no ano de 1953. Capitaneados por equipes do Rio de Janeiro e São Paulo. O São Paulo eliminou o Fluminense na semifinal, enquanto o Vasco da Gama despachou o SC Corinthians.

Na decisão, disputada no estádio Pacaembu, os vascaínos venceram pelo placar de 1 a 0, com gol de Dejair, faltando apenas 13 minutos para o apito final.

 

(1998) Vasco 4 x 3 São Paulo – Quartas Copa do Brasil

Na Copa do Brasil de 1998, Vasco da Gama e São Paulo se enfrentaram pelas quartas de final do torneio. Este embate ficou marcado pelo fato das duas equipes possuírem verdadeiros esquadrões, com dois jogaços, principalmente no duelo de volta. 

No duelo de ida, no Morumbi, empate por 1 a 1, com gols de Alexandre Gallo e Luizão. Já no estádio de São Januário, os vascaínos venceram por 4 a 3, com dois gols de Donizette, um de Luizão e outro de Pedrinho. Já o São Paulo descontou com dois de Raí, que estava de volta ao Morumbi.

 

(2002) Quartas de final Copa do Brasil (2002)

Pela fase quartas de finais da Copa do Brasil 2002, Vasco e São Paulo também contavam com equipes recheadas de talento. Tanto que no jogo de ida, o autor do único gol em São Januário foi um tal de Romário. Porém, no duelo de volta, o time do São Paulo reagiu no estádio do Morumbi, com gols de Souza, Kaká, Beletti e Reinaldo maracaram, na goleada por 4 a 0.

 

Jogadores que atuaram em São Paulo e Vasco da Gama

Grandes jogadores que costumam atuar por mais de um gigante do futebol brasileiro é até um fato normal. E isso acontece até mesmo dentro das rivalidades locais, o que dirá então para uma rivalidade entre Rio-São Paulo de Vasco x São Paulo? Com base no site netvasco confira uma seleção, do goleiro ao ponta esquerda, de jogadores que atuaram pelos dois clubes.

1 – Marcelo (goleiro da década de 60)
2 – Jorginho
3 – Válber
4 – Júnior Baiano
5 – Rodrigo Souto
6 – Ronaldo Luís
7 – Euller
8 – Silas
9 – Evair
10 – Juninho Paulista
11 – Zé Sérgio

 

📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram

Leonardo Silva
Leonardo Silva
Jornalista, apaixonado por esportes e sobretudo, pela história do futebol.

Artigos Relacionados

3 de janeiro de 2023

Vídeo Alta Definição – O dia que Pelé (e o Santos) enfrentou o melhor time da Alemanha!


Leia mais
Jamelli brilhou na Copinha de 1993.
10 de dezembro de 2022

Copa São Paulo 1993: A maior final de todos os tempos?


Leia mais
Alemanha e Espanha duelando em confronto pela Nations League

Alemanha e Espanha duelando em confronto pela Nations League - Foto: Thomas Koenzle/AFP

2 de agosto de 2022

Espanha x Alemanha: Quais os grandes jogos desta rivalidade?


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Camisetas Futebol e Democracia!
  • Camiseta Homenagem Roberto Dinamite!

Categorias

  • Futebol Brasileiro
  • Futebol e Arte
  • Futebol Feminino
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Notícias
  • Partidas Lendárias
  • Prognósticos
  • Ranking

Mais Lidos

  • Johan Cryff Os maiores jogadores do Ajax FC: Uma Lista Completa por Leonardo Silva
  • Mágica seleção brasileira em 2002! Como o Brasil se tornou campeão da Copa do Mundo 2002! por Luis Felipe Alcaniz
  • Flamengo campeão brasileiro 1983 Tudo sobre o Campeonato Brasileiro de 1983! por Luis Felipe Alcaniz
  • Cruzeiro campeão brasileiro de 2003 Tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2003, com o Cruzeiro campeão! por Luis Felipe Alcaniz
  • Palmeiras campeão brasileiro de 1993 Tudo sobre o Campeonato Brasileiro de 1993! por Luis Felipe Alcaniz
No dia 15 de maio de 1983, Furacão vencia Zico e companhia por 2 a 0. Nas arquibancadas do Couto Pereira, mais de 67mil torciam pelos rubro-negros. Confira os dois gols de Washington, lendário craque do Athlético Paranaense.

MAPA DO SITE

  • Home
  • Jogadores Lendários
  • Clubes Lendários
  • Seleções Lendárias
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Loja

CONTEÚDOS

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Cadastre-se para receber nossas novidades!

© Lendas do Futebol | Todos os direitos reservados | Política de privacidade