Quem são os maiores ídolos na história do Botafogo/RJ?
Índice
Com 12 décadas de história, o Botafogo/RJ colecionou os principais títulos nacionais e revelou ao mundo verdadeiras seleções de grandes jogadores. E isso desde a sua era dourada, comandada por Garrincha, Nilton Santos e Zagallo, assim como no inesquecível título Brasileiro de 1995, a Estrela Solitária sempre será um dos gigantes do futebol brasileiro.
E neste artigo selecionamos alguns dos principais ídolos do clube em sua história!
Mané Garrincha – A Alegria do Povo
Reverenciado no time da Estrela Solitária, Mané Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas sabia o que era ser uma estrela solitária. Por conta do vício em álcool e estilo de vida desregrado, brilhou nos anos 1950 e 1960, protagonista no bicampeonato mundial da seleção brasileira em 1962.
Maior ídolo do Botafogo/RJ e um dos maiores do futebol brasileiro, Garrincha é também o segundo jogador que mais vestiu a camisa do Glorioso, com 612 partidas, isso em 12 anos. O gênio rebelde foi o protagonista do maior time da história botafoguense e faturou, entre outros: um tricampeonato carioca, além de um bicampeonato do Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964).
Nilton Santos – A Enciclopédia do Futebol
Nilton Santos é um dos maiores laterais-esquerdo do futebol brasileiro. A Enciclopédia do Futebol, como era conhecido por conta do seu vasto conhecimento e vivência no futebol, é o jogador que mais vestiu a camisa do Botafogo/RJ: com 723 jogos.
Ele também detém a marca de 16 títulos conquistados no Glorioso, sendo o terceiro atleta mais vitoriooso do clube, que inclui um tetracampeonato carioca entre os anos 1940 e 1960. Além do bicampeonato do Torneio Rio-São Paulo, em 1962 e 1964.
Com tanto reconhecimento e conquistas, não a tôa um dos maiores ídolos do Fogão, bicampeão mundial com a seleção brasileira, nomeia o estádio do clube.
Túlio – Maravilha
Um símbolo do futebol brasileiro na década de 1990, Túlio Maravilha foi um artilheiro nato. Fez história no Botafogo/RJ e jura de pé junto que fez mais de mil gols na carreira. Porém, em números oficiais, Túlio anotou 545 tentos, sendo 167 gols deles com a camisa alvinegra. Além de balançar as redes, uma de suas maiores marcas pelo clube é o protagonismo no título do campeonato brasileiro de 1995. Façanha de décadas de jejum para este gigante do Brasil.
Didi – Folha Seca
Um verdadeiro maestro, esse era DIDI, o Folha Seca, também um histórico craque do Botafogo/RJ, no glorioso momento do time alvinegro durante as décadas de 1950 e 1960. Em um time que também era a base da seleção brasileira, ao lado do Santos, de Pelé, a organização do jogo tinha que passar por seus pés. Tal habilidade lhe rendeu o apelido de Mr. Football.
Jairzinho – Furacão da Copa de 1970
Como parte do Brasil na Copa do Mundo de 1970, Jairzinho também é um dos maiores ídolos do Botafogo/RJ. Atuou do Glorioso de 1963 a 1974. Sexto maior artilheiro do clube com 189 gols, foi um dos protagonistas na conquista da Taça Brasil de 1968.
Manga – Fenômeno do gol
Em 26 de abril é comemorado o “Dia do Goleiro”, e isso justamente por causa de Manga, icônico arqueiro do Botafogo/RJ, e que faz aniversário nesta data. Com homenagem mais do que merecida, Manga foi o dono da meta botafoguense por quase dez anos, de 1959 a 1968. É o sexto atleta com maior número de jogos pela equipe, com 442 partidas, e um dos maiores ídolos do Botafogo/RJ.
Ele também é o jogador que mais venceu títulos na história do clube, num total de 20 taças conquistadas. As principais foram quatro Campeonatos Cariocas, três Torneios Rio-São Paulo, e a Taça Brasil de 1968.
Quarentinha – O Artilheiro que não sorria
Maior artilheiro da história do Botafogo, Quarentinha provou que a camisa 10 não servia apenas aos maestros e dribladores, mas também aos goleadores. Sinônimo de gols, o atacante anotou 313 tentos com a camisa do Fogão e ainda por cima conseguiu uma marca curiosa com a amarelinha, com média de um gol por jogo, a segunda maior pela seleção brasileira.
Em questão de títulos, faturou o tricampeonato carioca entre 1957 e 1962, além do bicampeonato do Torneio Rio-São Paulo em 1962 e 1964.
Outros jogadores lendários do Botafogo/RJ:
- HELENO DE FREITAS
- PAULO CÉSAR CAJU
- AMARILDO
- ZAGALLO
- GERSON
- CARLOS ALBERTO TORRES
- SÉRGIO MANOEL
- DONIZETE PANTERA
- WAGNER
- JEFFERSON
- CLARENCE SEEDORF
- RENATO GAÚCHO
- VALDEIR
- GONÇALVES
- WILSON GOTTARDO
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Siga no Instagram