O Bruxo no Galo: Relembre passagem de Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro
Índice
- 1 Campeonato Mineiro de 2013: A primeira glória de Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro
- 2 A Glória Eterna: Inédita Libertadores para Ronaldinho e Galo
- 3 Em 2014, a magia do Bruxo já não é mais a mesma no Galo
- 4 Fim de ciclo de Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro
- 5 Números de Ronaldinho Gaúcho no Galo
Ronaldinho Gaúcho começou sua trajetória no Atlético Mineiro em junho de 2012, após passagem decepcionante no Flamengo. Na época, o Bruxo chegava ao Galo para mostrar ao torcedor brasileiro que poderia jogar aquele futebol que não jogou no rubro-negro.
O ciclo de apenas uma temporada do jogador no clube carioca se encerrou porque a Traffic, empresa responsável por seus pagamentos, não cumpriu com o acordo. Foi então que o então técnico do time mineiro, Cuca, ligou para então presidente Alexandre Kalil e informou que o meia estava no mercado.
O Atlético Mineiro agiu rápido e contratou Ronaldinho Gaúcho, em baixa pelo desempenho no Flamengo, para um contrato de seis meses. De início o salário foi “apenas” de R$300 mil,. mas os valores logo aumentaram para R$900 mil, com o desempenho do jogador.
Assim, o Bruxo passou a fazer parte do seleto grupo de ídolos do Galo, com uma das conquistas mais importantes da história do clube e momentos memoráveis!
Campeonato Mineiro de 2013: A primeira glória de Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro
Ronaldinho Gaúcho fez sua estreia no Atlético Mineiro em junho de 2012, contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, com vitória por 1 a 0. Até o final de sua temporada de estreia pelo Galo, o jogador chamou a atenção pelo seu bom futebol e logo conquistou o coração dos atleticanos. Principalmente quando marcou três gols na goleada por 6 a 0 diante do Figueirense no Brasileirão.
Dessa forma, na virada para o ano seguinte, o meia se tornava a referência técnica da equipe. Assim, logo no Campeonato Mineiro de 2013, o jogador foi fundamental na conquista do título.
No duelo de ida da final, em clássico contra o Cruzeiro no Horto, o Bruxo deu duas assistências em vitória por 3 a 0. Já no jogo de volta, no Mineirão, marcou o gol do Galo em derrota por 2 a 1.
A Glória Eterna: Inédita Libertadores para Ronaldinho e Galo
As atuações de Ronaldinho Gaúcho até o final de 2012 deram ao Galo o vice-campeonato brasileiro daquele ano. Mais do que isso, dava a chance ao clube participar da Libertadores após 13 anos.
Na competição, o Bruxo foi o cérebro do meio-campo e comandou um ataque formado com astros como Jô, Diego Tardelli e Bernard. Com grandes atuações, o meia foi fundamental na classificação sobre o São Paulo nas oitavas. E também no triunfo sobre o Tijuana, com muito suor, nas quartas de finais, com o critério do gol fora.
Ele também foi essencial, junto com aquele time guerreiro, na semifinal contra o Newell’s Old Boys, ao bater o pênalti decisivo que colocou o Galo na decisão. Decisivo, Ronaldinho também bateu a penalidade derradeira que deu ao Galo o único título de Libertadores de sua história.
View this post on Instagram
Em 2014, a magia do Bruxo já não é mais a mesma no Galo
O auge de Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro durou até o término da Libertadores de 2013. No Mundial de Clubes daquele ano, o máximo que o jogador fez foi o gol de honra na eliminação para o então desconhecido Raja Casablanca, com derrota por 3 a 1.
A troca de treinador, com a saída de Cuca e a chegada de Levir Culpi, pode também ter sido um fator para a queda de rendimento do jogador. Tanto que em 2014, o novo técnico já não dava o mesmo respaldo a Ronaldinho e chegou a tirá-lo precocemente nos dois jogos da final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús, conquistada pelo Galo.
Fim de ciclo de Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro
Quem diria que o duelo de volta da grande decisão da Recopa Sul-Americana fosse o último de Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Atlético Mineiro? Em uma partida emocionante, em que o Galo venceu por 4 a 3, mais de 54 mil torcedores viram o jogador vestir as cores do clube pela última vez.
Com o Bruxo em baixa, após cinco dias depois de conquistar o título sul-americano, a diretoria do time mineiro se reuniu com seu irmão Assis para rescisão de contrato. O vínculo do jogador de 34 anos estava previsto para encerrar apenas no final de 2014.
Uma despedida foi organizada pelo clube na “Cidade do Galo” no dia 30 de junho, com a entrega do Galo de Prata, a maior honraria da história do Atlético Mineiro.
Números de Ronaldinho Gaúcho no Galo
Ronaldinho Gaúcho atuou pelo Atlético Mineiro em dois anos e um mês e conquistou três títulos pela equipe. Confira os números do jogador pelo clube de Minas Gerais neste meio tempo!
- 88 partidas
- 28 gols
- 32 assistências
- 3 títulos (Campeonato Mineiro 2013, Libertadores 2013 e Recopa Sul-Americana 2014)
E ai, gostou do artigo? Então não esquece de compartilhar nas suas redes sociais!
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram