Quem é Emerson Ferretti, primeiro presidente gay de um clube?
Emerson Ferretti é o novo presidente do Bahia, um dos mais tradicionais clube do futebol brasileiro. E ele terá a missão de comandar a agremiação entre os anos de 2024 e 2026. Isso ao lado do Grupo City, sócio majoritário do tricolor, que adquiriu 90% de seus ativos. O novo mandatário será o primeiro presidente a ocupar o cargo após o clube se tornar SAF.
Melhor goleiro do campeonato brasileiro de 2001, quando justamente atuava no Tricolor Baiano, Emerson também faz história ao se tornar o primeiro presidente assumidamente gay de um clube dentro das quatro divisões do futebol brasileiro.
Bellintani posou com a bandeira ao lado do presidente eleito Émerson Ferretti.
Em entrevista ao Canal do Puco, Bellintani afirmou que seu ciclo no Bahia se encerrou e no primeiro momento vai descansar. pic.twitter.com/NJH5nWtM8N
— Yuri Santana (@oysantanaa) December 2, 2023
A carreira de Emerson como goleiro
A carreira de Emerson como goleiro teve destaque na sua passagem pelo próprio Bahia, entre os anos de 2000 a 2005. Não faltaram títulos e reconhecimento ao arqueiro, inclusive eleito em 2001 o melhor goleiro do Brasileiro, isso de acordo com o Prêmio Bola de Prata.
Iniciou sua carreira como uma grande promessa do Grêmio/RS, ainda em 1991, passando por Flamengo e outras equipes do futebol brasileiro. Mas a consagração no Brasil viria em 2001, com o excelente Campeonato brasileiro do Bahia.
Ídolo do Bahia, chocou os torcedores ao ir para o rival Vitória, em 2006. onde não foi nem sombra do arqueiro do tricolor.
Na sua empreitada pelo Tricolor de Aço venceu a Copa do Nordeste de 2001 e 2002, além do Campeonato Baiano de 2001.
Assumiu-se gay em 2022
Emerson assumiu-se gay em 2022, numa entrevista concedida para o globoesporte.com e, hoje, faz história ao se tornar o primeiro presidente assumidamente gay de um clube entre as Séries A e D do futebol brasileiro. A apuração desse feito histórico foi realizada pelo Coletivo de torcidas LGBTQIA+, em um cenário ainda marcado pela homofobia e o machismo. Ele foi eleito com folga ao cargo mais importante do Tricolor de Aço, com 1089 votos dos sócios, na chapa União Tricolor, diante dos 774 votos do segundo colocado, o candidato Marcelo Sant’Ana.
Além disso, Emerson Ferretti chega à presidência do Bahia com experiência, por já ter comandado outro clube do futebol local. Entre 2010 e 2017, ele foi mandatário do Ypiranga, equipe que também pertence ao estado baiano. Seus últimos trabalhos no esporte foram como comentarista e professor de gestão esportiva.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Siga no Instagram