Com brasileiras, mulheres estreiam na arbitragem da Copa América de 2024
A Conmebol divulgou sua lista de árbitros e assistentes para a Copa América 2024, com uma novidade histórica. Finalmente as mulheres estarão presentes na arbitragem dos jogos. Essa será a estreia das árbitras no torneio sul-americano masculino.
E entre as árbitras escaladas para fazer parte da competição estão duas brasileiras: Edina Alves na arbitragem principal e Neuza Back como assistente. Elas fazem parte de um grupo com oito mulheres que estarão no quadro de arbitragem da competição.
O torneio sul-americano tem início marcado para o dia 20 de junho, e segue até 14 de julho, em competição que ocorre nos Estados Unidos, com a presença de 16 seleções.
Brasileiras entre as árbitras da Copa América
Edina Alves foi escalada entre as mulheres que irão comandar a arbitragem principal na Copa América 2024. Árbitra FIFA desde o ano de 2016, e da CBF desde 2007, ela arbitrou a Copa América Feminina 2018, sendo que estreou no Campeonato Brasileiro masculino ainda em 2019.
Em 2023, esteve presenta na Copa do Mundo feminina.
Já Neuza Back é árbitra da CBF desde 2009 e iniciou na FIFA em 2014. Dois anos depois foi assistente nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, e em 2018 fez parte da Copa América Feminina.
Em 2021, junto com a própria Edina, compôs o primeiro trio inteiramente feminino em uma competição da FIFA. E aconteceu no Mundial de Clubes da FIFA. No ano seguinte, fez parte da Copa do Mundo do Qatar.
A arbitragem brasileira na competição
Além das duas mulheres já citadas para arbitrar na Copa América dos EUA, outros nove brasileiros também foram escalados. São mais dois árbitros de campo, com quatro assistentes, mais três assistentes de VAR.
Confira a lista de árbitros e assistentes escolhidos pela Conmebol!
- Wilton Sampaio (Árbitro)
- Raphael Claus (Árbitro)
- Danilo Manis (Assistente)
- Rodrigo Correa (Assistente)
- Bruno Boschilia (Assistente)
- Bruno Pires (Assistente)
- Daniel Nobre (VAR)
- Pablo Gonçalves (VAR)
- Rodolpho Toski (VAR)
As demais mulheres na arbitragem da competição
Além das brasileiras, mais seis outras mulheres estarão no quadro de arbitragem da Copa América. Ambas fazem parte da Conmebol e da Concacaf, a confederação da América do Norte, Central e Caribe.
Confira quem são as demais árbitras:
- Mary Blanco – COL (Assistente)
- Migdalia Rodríguez – VEN (Assistente)
- Mientras que, Maria Penso – EUA (Árbitra)
- Brooke Mayo – EUA (Assistente)
- Kathryn Nesbitt – EUA (Assistente)
- Tatiana Guzmán – NIC (VAR)
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram ano