Kylian Mbappé é crítico da extrema-direita francesa?
Índice
Em junho de 2024, em entrevista coletiva em Dusseldorf, às vésperas da estreia da Eurocopa, o principal jogador da seleção francesa, Kylian Mbappé, chamou a atenção ao criticar o avanço da extrema direita no país.
A declaração do jogador aconteceu justamente em momento eleitoral na França, onde foram eleitos deputados e senadores franceses. A extrema-direita liderou as intenções de voto e até ganhou no primeiro turno, mas com as críticas de Mbappé de outros atletas franceses, as ruas se agitaram e o resultado foi de derrota para os ultra-direitistas.
Eleição que ocorreu em caráter excepcional e de forma antecipada pelo presidente francês Emmanuel Macron, que se viu obrigado diante do cenário político do país, já que elas estavam previstas para ocorrer apenas em 2027.
A entevista de Mbappé com crítica à extrema direita
Em meio ao período eleitoral, Mbappé não se calou e criticou a extrema direita no país. O jogador ainda convocou os jovens franceses para votarem nas eleições que ocorreu entre os dias 30 de junho e 7 de julho. Ele ainda disse não querer representar uma nação que não corresponda aos seus valores.
“Kylian Mbappé é contra os extremos, ideias que dividem. Sou a favor de ideias que unam as pessoas, respeito e tolerância.”
Na Alemanha, durante a disputa da Eurocopa 2024, ao final do primeiro turno das eleições para o parlamento francês, Mbappé não ficou nada feliz com o resultado, que deu a vitória para a extrema direita. O jogador avaliou como catastrófica a apuração e voltou a convocar os eleitores para votaram contra os ultra-direitistas.
“Mais do que nunca temos de votar. É realmente urgente. Não podemos deixar nosso país nas mãos dessas pessoas. É realmente urgente. Vimos os resultados do primeiro turno. É catastrófico…”
Lenda Thierry Henry defendeu Mbappé
Um dos maiores ídolos da seleção francesa, o ex-atacante Thierry Henry defendeu seu pupilo sobre sua fala contra a extrema-direita, ainda no mesmo dia. O atual treinador da seleção olímpica da França concedeu uma entrevista coletiva em solo francês e afirmou ser favorável a um “bloqueio dos extremos”.
“Acho que há algo que ainda é importante, o que pode bloquear os extremos, é ir votar, então vá votar. Eu, pessoalmente, sou contra tudo o que divide e um pouco mais a favor do que pode unir”.
Ver essa foto no Instagram
Jogadores apoiaram capitão francês
Dentro da seleção francesa, jogadores como Marcus Thuram e Ousmane Dembelé também se juntaram a Henry e Mbappé. Além deles, mais de 160 atletas franceses também se posicionaram contra os extremo-direitistas do país, entre eles o tenista Yannick Noah.
Os atletas assinaram uma coluna de opinião feita pelo jornal L’Équipe, incitando os eleitores a votarem contra a extrema-direita na França. Eles também acreditam que o partido Reunião Nacional, de Marine Le Pen, continua a promover xenofobia e racismo.
De acordo com a coluna, a extrema-direita usa as diferenças e preocupações do povo para incentivar a divisão e pede para que a população não esqueça as lições do passado.
Líder da extrema direita critíca Mbappé
Jordan Bardella, líder do partido Reunião Nacional, de extrema direita, criticou Kylian Mbappé por conta de suas declarações. O político disse que além do atacante francês, outros jogadores deveriam respeitar o voto da população.
“Tenho muito respeito por nossos jogadores de futebol, seja Marcus Thuram ou Kylian Mbappé, que são ícones do futebol e ícones da juventude. Mas devemos respeitar os franceses, devemos respeitar o voto de todos“, disse Bardella à TV francesa, CNews TV.
Após crítica de Mbappé à extrema-direita, eleição teve reviravolta
Pelo visto, as críticas de Mbappé e outros esportistas em cima da extrema direita rendeu bons frutos em relação ao resultado das eleições na França. O bloco de esquerda Nova Frente Popular conseguiu 182 assentos no parlamento, enquanto o Coalizão Governista conseguiu 168. Enquanto isso, os ultra-direitistas atingiram 143 eleitos.
Essa foi uma virada histórica, já que os aliados da extrema-direita haviam conseguido 33,15% dos votos, enquanto o Nova Frente Popular, na segunda posição, havia atingido 27,99% dos votos.
E ai, gostou do artigo? Então não esquece de compartilhar nas suas redes sociais!
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram