Silvio Luiz, Antero e Apolinho: O adeus de lendas da comunicação esportiva
A manhã de quinta-feira, 16 de maio de 2024, amanheceu mais triste para o esporte, e principalmente o futebol brasileiro. Três gigantes da comunicação esportiva deram adeus: o narrador Silvio Luiz, o comentarista Antero Greco e o radialista Washington Rodrigues.
O primeiro que teve o seu falecimento anunciado foi Apolinho, que nos deixou já na noite de quarta-feira, e durante a partida de seu Flamengo. Na manhã seguinte, em uma diferença de poucos minutos, foram noticiadas as mortes de Silvio Luiz e Antero Greco.
Whashington Oliveira, o Apolinho
O jornalista e radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, faleceu na noite de quarta-feira, 15 de maio, aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, onde estava se tratando de um câncer.
Apolinho teve trabalhos de destaque na Rádio Globo, Rádio Nacional e Rádio Tupi, onde criou bordões de sucesso como:
- “Briga de cachorro grande”
- “Chocolate, que indica uma goleada”
- “Mais feliz que pinto no lixo”
- “Capinar sentado”
O jornalista também ficou famosos por treinar o Flamengo em 1995, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Ele comandou a equipe no período da dupla Romário e Edmundo.
Silvio Luiz, um dos maiores narradores esportivos
Silvio Luiz faleceu na manhã de quinta-feira, 16 de maio, aos 89 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Desde o dia 8 de maio, o narrador estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Ao longo de sua carreira, Silvio Luiz teve passagens notáveis por diversos veículos de comunicação como as rádios Bandeirantes, Record, TV Excelsior, SBT, TV Paulista, entre outras. Em cada um, ele ficou conhecido pelos seus diversos bordões como por exemplo:
- “Está valendo”
- “Acerta o seu daí que eu arredondo o meu daqui”
- “Olho no lance, éééé…”
- “Confira comigo no replay”
- “Pelas barbas do profeta”
- “O que eu vou dizer lá em casa?”
- “Pelo amor dos meus filhinhos”
- “Balançou o capim no fundo do gol”
- “Foi, foi, foi, foi ele… o craque da camisa número”
A despedida do gentil Antero Greco
Antero Greco teve seu falecimento noticiado na manhã de quinta-feira, 16 de maio, embora o Hospital Beneficência Portuguesa tenha confirmado que sua morte foi às 3 da manhã.
O comentarista de 67 anos tratava de um meningioma, no qual havia descoberto em junho de 2022. Inclusive, na mesma semana de seu falecimento, o seu parceiro profissão, Paulo Soares, o “Amigão”, havia dito que Antero estava em seus dias finais.
O jornalista começou sua carreira no jornal O Estado de São Paulo e passou pelo Popular da Tarde, Folha de São Paulo e pelo Diário de São Paulo. Na televisão, trabalhou na TV Bandeirantes e se dedicou aos canais ESPN durante 30 anos, onde ficou conhecido por dividir a bancada do Sports Center ao lado de Paulo Soares.