Índice
A Copa do Mundo Feminina também é a principal competição de seleções da modalidade. Reunindo as principais seleções e as maiores jogadoras do mundo, é o momento que todos os olhos se voltam para a competição, que a cada ano se consolida com maior interesse também entre os torcedores e torcedoras.
Com a primeira edição disputada no ano de 1991, na China, contou com os EUA como a grande campeã. Seleção americana que, aliás, são as maiores vencedoras da competição. Disputada de quatro em quatro anos, a Copa do Mundo passou por modificações em seu regulamento e, para a edição de 2023 irá contar com 32 seleções.
Neste artigo você irá conferir um panorama geral da Copa do Mundo Feminina de futebol!
Já com oito edições da Copa do Mundo Futebol Feminino disputada até o momento, portanto, para esta ano de 2023 teremos a sua nona edição, naquele que promete ser a maior Copa do Mundo feminina. Sem que a seleção brasileira ainda não tenha conseguido uma conquista, a seleção canarinha conta com um histórico vice-campeonato, na edição de 2003. Além disso, também possui três medalhas de bronze, ficando na terceira colocação em 1991, 2011 e 2019.
E como já dito, a seleção dos Estados Unidos são as maiores campeãs do mundial, com quatro títulos. Além disso, também existe a curiosidade com o fato da seleçã americana sempre ter chego a semifinal da Copa do Mundo. Sem dúvida, a maior e mais tradicional seleção, no futebol feminino.
A primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino foi realizada em 1970, na Itália. Porém, a FIFA ainda não organizava o torneio. Dessa forma, a entidade passou a tomar à frente da competição no ano de 1991, sendo que desde então o mundial é realizado de quatro em quatro anos, agora de maneira oficial.
A primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino foi realizada na China., entre os dias 16 e 30 de novembro. Com 12 seleções participando, o Brasil esteve presente, mas acabou eliminada ainda na primeira fase. As campeãs foram as norte americanas.
. Campanha da campeã EUA:
. Artilheira: Michelle Akers-Stahl (EUA), com 10 gols
. Bola de Ouro: Carin Jennings (EUA)
Novamente contando com a participação de 12 seleções, a Copa do Mundo Futebol Feminino 1995 foi disputada na Suécia, entre os dias 5 a 18 de junho. Agora, a vice-campeã da primeira edição, a Noruega, ficou com o título, e com direito a revanche contra os EUA.
. Campanha da Noruega:
. Artilheira: Ann-Kristin Aarønes (NOR), com 6 gols
. Bola de Ouro: Hege Riise (NOR)
A terceira edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino teve como sede os Estados Unidos. Como não poderia deixar de ser, com apoio da torcida, o time norte-americano chegou a mais uma decisão para conquistar o bicampeonato. Nesta edição, seria a primeira vez que a seleção brasileira se destacaria, tanto na colocação final como individualmente.
. Campanha dos EUA:
. Artilheira: Sissi (BRA) e Sun Wen (CHINA), com 7 gols cada
. Bola de Ouro: Sun Wen (CHINA)
Pela segunda vez consecutiva, a Mundial Feminino foi disputada nos Estados Unidos. Porém, dessa vez as donas da casa não ficaram com a conquista, e sim a rival Alemanha.
. Campanha da Alemanha:
. Artilheira: Com sete gols anotados, a atacante alemã Birgit Prinz
. Bola de Ouro: Dessa forma, Birgit Prinz foi escolhida como a melhor jogadora da Copa do Mundo 2003.
Em 2007, a Copa do Mundo Futebol Feminino voltou para a China, local da sua primeira edição. Apesar disso, os anfitriões não conseguiram o título, que ficou novamente com a Alemanha, agora bicampeã.
. Campanha da Alemanha:
. Artilheira e Bola de Ouro: Apesar de ficar com o vice-campeonato, a dona da competição foi Marta. A brasileira anotou 7 gols, sendo artilheira e melhor jogadora da Copa do Mundo 2007.
Após o bicampeonato consecutivo, a seleção da Alemanha teria a chance de buscar o tricampeonato em casa. Porém, a Copa do Mundo Feminina 2011 teria uma seleção campeã inédita: o Japão.
. Campanha do Japão:
. Artilheira: Homare Sawa , (JAP), com cinco gols
. Bola de Ouro: Homare Sawa (JAP)
. Luva de Ouro: Marcou a estreia da luva de ouro, vencida por Hope Solo (EUA)
A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015 foi disputada no Canadá, e contou com 24 equipes. E novamente quem levou a melhor foi a seleção norte-americana. Seria o tricampeonato dos EUA, para consagrar mais uma fantástica geração.
. Campanha dos EUA:
. Artilheira: Com seis gols, a alemã Célia Šašić e a americana Carli Lloyd, dividiram a artilharia
. Bola de Ouro: Célia Šašić (ALE)
. Luva de Ouro: Hope Solo (EUA)
Disputada na França, a Copa do Mundo feminina 2019 ficou marcada por mais um, o 4º título das americanas. A Coreia do Sul tentou ser sede, mas a Fifa optou pela edição em solo europeu.
. Campanha dos EUA:
. Artilheira: Três jogadoras empataram com seis gols, sendo a inglesa Ellen White e as americanas Alex Morgan e Megan Rapinoe.
. Bola de Ouro: Megan Rapinoe (EUA)
. Luva de Ouro: Sari van Veenendaal (HOL)
Sem dúvida o Brasil é uma das seleções mais tradicionais do planeta. Apesar de ainda não ter entrado na lista de campeãs, a seleção brasileira de futebol feminino já realizou campanhas históricas, com grandes times, além de ver a Rainha Marta brilhar por anos.
Brasil ainda não conseguiu o título – Foto: Divulgação Facebook / Marta
A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 acontece ebtre os dias 20 de julho até 20 de agosto de 2023. Será a primeira disputada com 32 seleções, no formato que se assemelha a Copa do Mundo masculina, com 8 grupos, formados por 4 seleções em cada um. Para esta que é a 9ª edição do torneio, será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, nesta que será a primeira competição na Oceania.
Para assistir aos jogos da Copa do Mundo 2023 no Brasil, a transmissão ficará por conta da Rede Globo, que detém os direitos em TV aberta e fechada (SporTV).
A seleção brasileira está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e mais uma seleção que ainda será definida nos playoffs. Entre as equipes que podem entrar na chave estão: Paraguai, Taiwan, Papua Nova Guiné ou Panamá. A estreia das brasileiras será no dia 24 de julho, justamente contra a seleção que vier dos playoffs.