Quais as 20 melhores contratações do futebol brasileiro?
Índice
- 1 Quais as 20 melhores contratações do futebol brasileiro?
- 2 Top 20 – As melhores contratações na história do futebol brasileiro
- 3 1. Raí, o Terror do Morumbi!
- 4 2. Marcelinho Carioca, o pé de anjo!
- 5 3. Alex, craque do Palmeiras!
- 6 4. Muller, dos Menudos ao título mundial!
- 7 5. Cássio, um paredão no gol corintiano!
- 8 6. Fernandão, capitão do mundial!
- 9 7. Fábio, goleiro histórico da Celeste!
- 10 8. Odvan, zagueiro no melhor estilo!
- 11 9. Evair, clássico camisa 9!
- 12 10. Gabigol, artilheiro da Libertadores!
- 13 11. Dudu, fez história no Alviverde!
- 14 12. Andrés D’Alessandro, Internacional!
- 15 13. Ronaldinho Gaúcho, o Bruxo chega a Minas Gerais!
- 16 14. Dagoberto, rápido atacante tricolor!
- 17 15. Mineiro, motorzinho que deu um mundial ao São Paulo!
- 18 16. Pedro Geromel, zagueiro e capitão da Libertadores!
- 19 17. Neto, craque e polêmico
- 20 18 – Fred, atacante goleador do Tricolor das Laranjeiras!
- 21 19. Éverton Ribeiro, promessa que se torna ídolo!
- 22 20. Adriano Imperador, se torna o Rei do Brasil em 2009!
Quais as 20 melhores contratações do futebol brasileiro?
Em um tempo não muito distante, quando o futebol brasileiro movimentava mais paixão do que grana, o apego dos seus torcedores com os ídolos era gigante. Jovens jogadores chegavam cheio de expectativas ao gigantes brasileiros e muitas vezes demoravam um, dois, três anos até se despontar como um ídolo eterno. Pensando nisso, e para colocar aquele gosto de saudade na boca do torcedor fizemos uma lista com as 20 principais contratações dos clubes brasileiros. Aqueles jogadores que chegaram e ajudaram o clube em conquistas e, até mesmo, a colocar o time em outro patamar!
Vale a gente já destacar que vamos falar apenas de contratações, portanto, nomes como Pelé e Rogério Ceni, que apesar de terem atuado por outras equipes na base, não contam. Muito menos revelações, como Zico ou Neymar. E nós queremos saber a sua opinião. Faltou alguém?
Top 20 – As melhores contratações na história do futebol brasileiro
Procuramos fazer uma lista bem distribuída, com nomes de diversas equipes. Também vamos focar apenas em jogadores que já possuíam careira e jogos como atletas profissionais por outras equipes. Sem mais delongas, vamos a lista das lendas!
1. Raí, o Terror do Morumbi!
Após iniciar a carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, assim como seu irmão Sócrates, Raí ainda teve rápida passagem por Ponte Preta até chegar no São Paulo FC, na temporada de 1987. No Tricolor Paulista o meia-armador demorou para se firmar, e foi a insistência de Telê Santana que fez com que ele desse certo no clube, onde ficou até 1993 quando se transferiu para PSG, da França. Em 1998, o jogador ainda retornou para o São Paulo, onde atuou por mais dois antes de encerrar a carreira.
Raí foi o principal nome de uma geração de ouro que causa muita saudade ao torcedor tricolor. Ao todo, foram 395 jogos e 128 gols marcados com a camisa do clube, onde também ficou conhecido como o Terror do Morumbi. Ele foi campeão Brasileiro em 1991, Campeão do Mundial de Clubes de 1992, de duas Copas Libertadores (1992 e 1993), além de quatro Campeonatos Paulistas.
2. Marcelinho Carioca, o pé de anjo!
Após ser revelado pelo Flamengo ainda no final da década de 1980, Marcelinho chegou ao Corinthians em uma transação sem custos para o clube paulista e sem grandes expectativas. Porém, não demorou muito para o pé de anjo cair nas graças do torcedor corintiano, onde ele dizia que a camisa era sua segunda pele. No Timão, Marcelinho Carioca chegou em 1994 e ficou até 1996, quando foi para o Valencia/ESP. Após rápida passagem na Espanha retornou ao Corinthians para conquistar praticamente tudo com o Timão.
No clube, foram oito anos e entre os principais títulos levou o Mundial de Clubes da FIFA 2000, dois títulos do Campeonato Brasileiro (1998 e 1999), uma Copa do Brasil (1995) e quatro Campeonatos Paulistas. Ao todo, foram 405 partidas com a camisa do Corinthians e 191 gols marcados, muitos deles de falta, herdando o apelido de pé de anjo.
3. Alex, craque do Palmeiras!
Após ser revelado e brilhar no Coritiba, Alex chegou ao Palmeiras em 1997, ficando até 2000. Ele foi um grande líder e o verdadeiro maestro do Palmeiras, levando o clube à glória. Ao todo no Verdão foram 231 jogos e 73 gols, além de muitas jogadas espetaculares. Com a camisa da equipe, ele conquistou a Copa Libertadores da América em 1999, sendo um dos principais jogadores da competição. Além disso, levou a Copa Mercosul e a Copa do Brasil, ambas em 1998, e Torneio Rio-São Paulo, em 2000.
4. Muller, dos Menudos ao título mundial!
Após chegar do Operário-MS em 1984, Müller ficou no São Paulo até 1988, se transferindo para o Torino. Porém, respeitando o tópico do nosso ranking, contabilizaremos apenas a sua passagem no retorno ao clube, três anos depois, pois se fossemos contar tudo certamente estaria ainda mais acima no ranking. O atacante foi um dos destaques da época de ouro da equipe de Telê Santana. Contabilizando apenas a segunda passagem, foram duas Libertadores, dois Mundias, dois Campeonatos Paulistas, um Campeonato Brasileiro e uma Supercopa da Libertadores. Além disso, foram 61 gols no período.
5. Cássio, um paredão no gol corintiano!
Após passar por Grêmio e o futebol holandês, Cássio chegou ao Corinthians em 2012, após se desligar do PSV. Ninguém poderia imaginar, mas o goleiro se tornaria um símbolo da equipe ainda naquele ano, sendo o herói de dois títulos históricos.
Foi graças a ele (e aos companheiros) que o Corinthians conquistou a tão sonhada Libertadores em 2012. No final do ano, com ótima atuação do jogador, veio o Mundial de Clubes, diante do Chelsea. De lá para cá, ele ainda levou dois Campeonatos Brasileiros, uma Recopa Sul-Americana e quatro Campeonatos Paulistas, seguindo no clube até hoje.
6. Fernandão, capitão do mundial!
Após passar pelo Goiás e o futebol Francês, Fernandão chegou ao Inter em 2004 a custo zero, após encerrar o seu contrato com o Olympique de Marselha. No Colorado, o jogador ficou até 2008, se tornando um dos maiores ídolos do clube. No clube, ele conquistou a Copa Libertadores e o Mundial em 2006, a Recopa Sul-Americana em 2007, Copa Dubai em 2008 e dois Campeonatos Gaúchos, sempre sendo o grande líder do elenco. Ao todo, foram 147 jogos pelo Colorado e 62 bolas nas redes.
7. Fábio, goleiro histórico da Celeste!
Em 2005 o goleiro Fábio chegou ao Cruzeiro após encerrar o seu contrato com o Vasco da Gama, retornando para a Raposa, onde passou cinco meses em 2000. Com muito trabalho, ele mostrou que merecia uma chance na equipe, se tornando um dos maiores ídolos. Na Raposa, ele já conquistou dois Campeonatos Brasileiros, em 2013 e 2014, três Copas do Brasil, sendo uma na rápida passagem em 2000; sete Campeonatos Mineiros e um Campeonato Internacional de Verão.
Presente nas glórias, Fábio não correu com o rebaixamento da equipe para a Série B, comprovando ainda mais o seu status de ídolo, buscando recolocar o Cruzeiro na Série A.
8. Odvan, zagueiro no melhor estilo!
Após passar por Mineiros e Americano-MA, o zagueiro Odvan chegou ao Vasco em 1997, onde fez uma linda história como um verdadeiro xerifão no clube. Ele atuou em 280 jogos e ainda anotou 13 gols, sendo um dos líderes do elenco multicampeão Cruz Maltino. Nas conquistas, os principais foram o Campeonato Brasileiro de 1997, o Carioca de 1998, a Libertadores de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1999, a Copa Mercosul de 2000 e a Campeonato Brasileiro de 2000.
9. Evair, clássico camisa 9!
Evair chegou ao Palmeiras em 1991, vindo da Atalanta, da Itália. No clube, foram seis títulos, todos importantes. Foram dois Campeonatos Paulistas, dois Campeonatos Brasileiros, um Torneio Rio-São Paulo e uma Copa Libertadores no seu retorno, em 1999. Ao todo, foram 221 jogos e 110 gols com a camisa do Verdão, sendo um dos grandes nomes da era de ouro palmeirense.
10. Gabigol, artilheiro da Libertadores!
Gabriel Barbosa, o Gabigol, chegou ao Flamengo por empréstimo em 2019, e foi posteriormente comprado pelo clube em 2020, por quase 17 milhões de euros. Apesar do pouco tempo de clube, já podemos colocar o Gabigol na lista tranquilamente, por tudo o que já fez. Em quase dois anos, o jogador já conquistou com o Flamengo diversos títulos, com destaque para a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro em 2019, sendo o artilheiro em ambas as competições. Inclusive, na Libertadores, foram dele os dois gols do título, marcando para sempre o seu nome na história do Mengão.
11. Dudu, fez história no Alviverde!
Em 2015 Dudu era dado como nome certo no São Paulo ou Corinthians, sendo disputado por ambos. Porém, o Palmeiras deu um chapéu nos rivais e levou o jogador por 3 milhões de euros. Com ele, o Verdão conquistou uma Copa do Brasil, em 2015, dois Campeonatos Brasileiros, em 2016 e 2018, uma Florida Cup e um Campeonato Paulista, no qual ele acabou saindo no meio da competição.
Sendo capitão em muitos jogos, ele foi eleito o craque do Brasileirão uma vez, e anotou 72 gols com a camisa palmeirense, sendo que ainda existe a possibilidade de retorno, já que o jogador tem apenas 28 anos.
12. Andrés D’Alessandro, Internacional!
O argentino que agora tem dupla nacionalidade, Andrés D’Alessandro chegou ao Internacional em 2008, após o Colorado desembolsar 4,40 milhões de euros para o San Lorenzo. Ele ficou no clube até 2016, quando resolveu jogar uma temporada no River Plate, por empréstimo, retornando um ano depois. Sendo o grande nome do Inter, inclusive na Série B, quando o clube mais precisou, D’Alessandro já conquistou uma Suruga Bank, uma Copa Libertadores em 2010, uma Copa Sul-Americana, em 2008, uma Recopa Sul-Americana, em 2011, duas Recopas Gaúchas e seis Campeonatos Gaúchos, sendo um verdadeiro sucesso no Colorado.
13. Ronaldinho Gaúcho, o Bruxo chega a Minas Gerais!
Após decepcionar no Flamengo, Ronaldinho Gaúcho chegou para o Atlético Mineiro sem custos, buscando um último ato em sua mágica carreira. E foi com a sua magia que o Galo viveu uma temporada mágica, fato que o credência para a lista mesmo com apenas duas temporadas. Sendo o principal jogador da equipe, ele levou o Atlético até a sua primeira Copa Libertadores, e ainda conquistou a Recopa Sul-Americana e um Campeonato Gaúcho. Foram 85 jogos e 27 gols com a camisa do Galo.
14. Dagoberto, rápido atacante tricolor!
Após muita polêmica e confusão, já que o Athletico Paranaense não queria liberar o jogador, Dagoberto chegou ao São Paulo em 2007, por um valor de 1,90 milhões de euros. Todo o esforço do Tricolor valeu a pena, já que o jogador foi um dos símbolos de mais uma era de ouro da equipe, conquistando três Campeonatos Brasileiros seguidos. Dagol foi o destaque dos dois últimos, em 2007 e 2008, sendo o diferencial de uma equipe muito bem arrumada em campo.
15. Mineiro, motorzinho que deu um mundial ao São Paulo!
Em 2005, o São Paulo trouxe diversos jogadores até então desconhecidos, mas que fizeram história no clube. Um deles foi Mineiro, que veio do São Caetano para marcar o seu nome para sempre. Sendo um ótimo volante marcador, o jogador conquistou o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores sendo peça fundamental em 2005, mas foi com o seu gol na final do Mundial de Clubes, contra o Liverpool, que ele se consagrou de vez. Um ano depois, em 2006, ele ainda levou o Campeonato Brasileiro.
16. Pedro Geromel, zagueiro e capitão da Libertadores!
Desconhecido no Brasil, Pedro Geromel chegou por empréstimo do Colônia, da Alemanha, e um ano depois foi contratado a custo zero pelo próprio Grêmio. O zagueiro aos poucos foi conquistando a torcida, e com o seu futebol colocou o seu nome na lista dos grandes ídolos do clube, além de estar no nosso ranking como uma das melhores contratações da história.
Com a camisa do Imortal, Pedro Geromel já conquistou uma Copa do Brasil em 2016, uma Copa Libertadores em 2017, uma Recopa Sul-Americana em 2018, Recopa Gaúcha em 2019, e três Campeonatos Gaúchos.
17. Neto, craque e polêmico
O Xodó da Fiel, Neto, chegou ao Corinthians em 1989, vindo do maior rival, o Palmeiras, e ainda acumulando passagem pelo São Paulo. Com a camisa do Timão, ele conquistou um Campeonato Brasileiro, uma Supercopa do Brasil e um Campeonato Paulista, além de alguns títulos de menor expressão. Ao todo, ele atuou em 212 jogos com a camisa do Timão e anotou 79 gols, muitos em faltas e chutes de longe, a sua marca registrada.
18 – Fred, atacante goleador do Tricolor das Laranjeiras!
Em 2009, após terminar o seu contrato com o Lyon, o atacante Fred chegou ao Fluminense a custo zero, se tornando em uma das maiores contratações da história, pesando o valor e o desempenho. Em campo, em sua primeira passagem, foram dois Campeonatos Brasileiros e uma Primeira Liga, além de ser o artilheiro duas vezes do Brasileirão, duas do Campeonato Carioca e ser eleito o craque do Brasileirão em 2012. O jogador atuou em 287 jogos, anotando 172 gols.
19. Éverton Ribeiro, promessa que se torna ídolo!
Éverton Ribeiro chegou ao Cruzeiro em 2013 por apenas 1,50 milhões de euros, vindo após ótima passagem no Coritiba. Na Raposa, o jogador se tornou rapidamente em um dos maiores destaques, ficando marcado por uma era de ouro no clube, com duas temporadas mágicas. No Cruzeiro, foram dois Campeonatos Brasileiros seguidos, em 2013 e 2014, além de um Campeonato Mineiro. Ele ainda foi o craque do Brasileirão nos dois títulos. Foram 23 gols em 108 jogos com a camisa da equipe mineira.
20. Adriano Imperador, se torna o Rei do Brasil em 2009!
Adriano tem três passagens pelo Flamengo, mas seguindo o tema do nosso ranking, falaremos exclusivamente de 2009, uma temporada curta, mas muito intensa. Ele chegou após ter o seu contrato com a Internazionale encerrado, em um momento bem conturbado de sua carreira. Anotando 19 gols, o Imperador foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro, competição conquistada pelo seu Flamengo, que teve no atacante o seu principal nome no ano. Foi uma passagem curta, mas muito marcante e que merece estar presente no ranking por todo o peso que o nome Adriano trazia, além de ser um custo benefício enorme, já que chegou de graça.
REFERÊNCIAS:
https://www.transfermarkt.pt/raitm/profil/spieler/102583
https://www.transfermarkt.com.br/marcelinho-carioca/profil/spieler/17894
https://www.transfermarkt.com.br/serginho-chulapa/profil/spieler/135361
https://www.transfermarkt.com.br/alex/profil/spieler/18537
https://www.transfermarkt.com.br/muller/profil/spieler/102587
https://www.transfermarkt.com.br/cassio/profil/spieler/50144
https://www.transfermarkt.com.br/fernandao/profil/spieler/5332
https://www.transfermarkt.com.br/fabio/profil/spieler/22415
https://www.transfermarkt.com.br/odvan/profil/spieler/87787
https://www.transfermarkt.com.br/evair/profil/spieler/222767
https://www.transfermarkt.com.br/gabriel-barbosa/profil/spieler/244275
https://www.transfermarkt.com.br/dudu/profil/spieler/114937
https://www.transfermarkt.com.br/andres-dalessandro/profil/spieler/3445
https://www.transfermarkt.com/ronaldinho/profil/spieler/3373
https://www.transfermarkt.pt/dagoberto/profil/spieler/26266
https://www.transfermarkt.com.br/neto/profil/spieler/371574
https://www.transfermarkt.com.br/mineiro/profil/spieler/35198
https://www.transfermarkt.com.br/pedro-geromel/profil/spieler/32568
https://www.transfermarkt.pt/everton-ribeiro/profil/spieler/52896
https://www.transfermarkt.com.br/fred/profil/spieler/31005
https://www.transfermarkt.com.br/adriano/profil/spieler/5876