Competição formada desde 1992, após rompimento dos clubes com modo de gestão anterior, na versão mais nova do Campeonato Inglês passaram gigantes do futebol mundial como: Steven Gerrard, Frank Lampard, Eric Cantona, Ryan Giggs, Dennis Bergkamp, Wayne Rooney, Alan Shearer, Cristiano Ronaldo, entre outras muitas lendas. O número de craques que fizeram história na Premier League é gigante, mas nenhum dos citados foi eleito o melhor jogador da história da Liga.
De acordo com a conceituada revista Four Four Two, o melhor atleta há atuar na Premier League é o francês e com passagem exuberante pelo Arsenal, Thierry Henry.
A passagem de Thierry Henry no Arsenal deu início em 1999, quando a então promessa de 22 anos chegava após frustrante período de uma temporada na Juventus, da Itália, sem grande destaque. Foi contratado por 11 milhões de libras.
Em solo inglês, o rápido e vigoroso atacante francês, inclusive campeão mundial com a França em 1998, demorou pouco tempo para se adaptar, e logo encantou os torcedores dos Gunners com atuações magníficas. Ele unia habilidade, com velocidade e muito faro de gol. Na primeira temporada, ainda em adaptação e, até mesmo chegando a ser questionado, foram 26 gols em 47 jogos. A partir de seu segundo ano em Londres foi que Henry deslanchou de vez, se tornando o principal nome de uma estrelada equipe que contava com, entre outros, seu parceiro de ataque, Dennis Bergkamp.
Daí em diante, gols e mais gols, inclusive sendo o destaque do FC Arsenal no histórico título invicto da Premier League, na temporada 2003-2004, uma temporada fantástica. O francês também levou a Chuteira de Ouro da UEFA, prêmio para o principal goleador da Europa. Na ocasião, foram 39 gols, sendo 30 pela Premier League.
Ao todo, Henry atuou em 258 jogos na Premier League, onde anotou 176 gols e contribuindo com 77 assistências na competição. O francês conquistou duas PLs com o Arsenal, ambas como protagonistas. Além disso, foi eleito para a equipe do ano da Premier League seis vezes e artilheiro em quatro oportunidades. Sua passagem pelos Gunners terminou em 2007, ainda com um breve retorno em 2012.