Romário x Renato Gaúcho: Em 1987, quem era o Rei do Rio?
Índice
Atacantes viviam etapas diferentes na carreira!
Um dos celeiros dos maiores craques do futebol brasileiro, o Rio de Janeiro também sempre foi destaque pelas rivalidades entre jogadores que brilhavam nos gramados cariocas, o mais charmoso do Brasil. Zico, Rivellino, Jairzinho, Gérson, Roberto Dinamite, Claudio Adão, Gaúcho, Edmundo rivalizavam na disputa do maior jogador do estado fluminense.
Disputa essa que tomou outro tom com no ano de 1995 com a participação no Campeonato Carioca dos folclóricos Túlio Maravilha, Renato Gaúcho e Romário, que disputavam da artilharia da competição daquele ano.
Se o artilheiro foi Túlio Maravilha, com incríveis 27 gols com o Botafogo/RJ, o campeonato também ficou marcado pela final entre Flamengo e Fluminense, decidida com incrível gol de barriga de Renato Gaúcho, que deu o título para o Fluminense. Essa folclórica disputa suscitou no Lendas do Futebol uma curiosidade, após vídeo entre Renato Gaúcho e Romário num Flamengo x Vasco da Gama, válido pela Copa União de 1987.
Enquanto o baixinho Romário ainda era um atacante em ascensão, que pouco menos de uma ano depois iria começar a sua vitoriosa jornada em gramados europeus, Renato Gaúcho já era consagrado. Chegou ao Flamengo em 1987, após fantástica passagem pelo Grêmio Football Porto-Alegrense, que o tornaria um dos principais jogadores na história do clube gaúcho, e isso com apenas 25 anos.
Romário vs Renato Gaúcho
Com apenas 21 anos de idade, Romário estava começando a trilhar sua brilhante carreira. Desde 1985 atuando no profissional do Vasco da Gama, o atacante já demonstrava desde o princípio uma marra que seria marca registrada em sua carreira. No Cruz de Malta ele fez inesquecível dupla de ataque com o ídolo maior do clube, Roberto Dinamite. Foi um período de muito aprendizado para o baixinho, e também muitos gols.
Um pouco mais experiente, com 25 anos, em 1987 Renato Portaluppi já tinha uma carreira consistente no Grêmio, onde conquistou Copa Libertadores e Mundial de Clubes em 1983, além de ser constantemente convocado para a seleção brasileira. E foi justamente nesta temporada de mudança para o Flamengo que Renato iria virar Renato Gaúcho. No estrelado time Rubro-Negro, teria a oportunidade de atuar junto de seu ídolo máximo, o Galinho Zico. Além de craques históricos do time da Gávea, multicampeões como Leandro, Andrade, e jovens que surgiam naqueles anos como Jorginho, Bebeto, Leonardo e Zinho – todos campeões do mundo com a seleção brasileira em 1994.
Na Copa União de 1987 eles se encontraram na segunda rodada do torneio, e a pergunta que nos veio é: Quem era o Rei do Rio em 1987?
Em um duelo completamente acirrado, brigado e até violento, Romário e Renato Gaúcho chamaram a responsabilidade, e foram os destaques da partida que ainda tinha Roberto Dinamite e Zico em campo. Nenhum dos dois acabou por marcar gols, mas ambos participaram ativamente da partida. Quem levou a melhor foi o Flamengo de Renato Gaúcho, com vitória por 2 a 1.
Quem foi o Rei do Rio em 1987?
Para esta pergunta não há dúvida. Renato Gaúcho foi o Rei do Rio na temporada de 1987. Já Romário também se destacou e anotou 34 gols pelo Cruz Maltino, sendo eleito o melhor jogador do clube no ano. Com o Vasco da Gama, Romário conquistou o Troféu Ramón de Carranza, o Torneio Cidade de Juiz de Fora e o Campeonato Carioca de 1987.
Renato Gaúcho foi o principal destaque na Copa União, onde o Flamengo acabou por ser campeão contra o Internacional, do jovem goleiro Claudio Taffarel. E Renato vivia um momento técnico e físico tão esplendoroso que ele recebeu o prêmio Bola de Ouro, da Revista Placar, como o melhor jogador da competição.
Romário levou o Brasil ao tetra em 1994!
Romário de Souza Faria foi um dos maiores atacantes na história do futebol mundial. Com uma marra como poucos, também era impecável na hora de finalizar e, dentro da área, poucos chegaram ao seu nível. Após sair do Vasco da Gama, teve passagens marcantes por PSV Eindhovem e Barcelona, onde tecnicamente e fisicamente viveu seus melhores momentos. Seu nível era tão alto que chegou na Copa do Mundo de 1994 a ponto de bala para ser o maior jogador do torneio e levar o Brasil ao tetracampeonato em 1994.
Além da Copa do Mundo, Romário conquistou com a seleção brasileira a Copa América, Copa das Confederações, foi prata nas Olímpiadas de Seul em 1988. Voltou ao Brasil em 1995 para atuar pelo Flamengo, onde ficou até o ano de 2000, quando acertou retorno ao clube que o havia revelado: o Vasco da Gama.
Renato Gaúcho ainda teve bons momentos na carreira
Se nos dias de hoje Renato Gaúcho é mais reconhecido como treinador, é bom que saibam que ele também jogou um bolão dentro de campo, sendo um dos principais jogadores brasileiros na década de 1980 e 1990. Após surgir no Grêmio no início dos anos 1980, foi em 1983 que ele se destacou e entrou para sempre na história do Grêmio de Football Porto-Alegrense. No Mundial de Clubes contra o Hamburgo/ALE, o time brasileiro venceu por 2 a 1, com dois gols do jovem atacante de 21 anos.
Em 1987 surge a oportunidade de ir atuando no Flamengo, ao lado do grande ídolo, e maior jogador na história do Flamengo, Zico. Apesar da rápida passagem pelo Rubro-Negro carioca, o atacante rapidamente se adaptou e foi escolhido o melhor jogador do Brasil em 1987, além de levar o clube a mais um título brasileiro.
Renato Gaúcho foi para a Europa atuar na Roma, não se adaptou, e retornou ao futebol brasileiro onde passou por diversos clubes. Em uns foi bem, em outros nem tanto. Destaque para o vice-campeonato brasileiro pelo Botafogo/RJ em 1992, e pela passagem pelo Fluminense, onde também se tornou ídolo. Inclusive, marcado pelo gol de barriga na final do Carioca de 1995, contra o Flamengo de Romário.