Por que Edgar Davids usava óculos durante a carreira?
Índice
Edgar Davids foi um dos maiores nomes do futebol da Holanda durante a década de 1990, mas uma das suas características ao lado de sua forma dura de jogar era que o volante holandês passou parte da carreira usando óculos. E sem dúvida essa é uma das principais dúvidas que pairam em sua carreira, do porque Edgar Davids usa óculos.
Não tinha como assistir aos jogos do holandês sem antes reparar em seus grandes óculos de proteção, que logo se tornariam sua marca registrada. Bem como uma vasta cabeleira com dreadlocks, que completavam um visual único.
Com um estilo “diferentão”, Davids se destacou ainda jovem no Ajax/HOL, onde conquistou a Liga dos Campeões 1994-95 pelo gigante holandês. Durante a carreira passaria por outros gigantes europeus, mas seria na Juventus/ITA onde viveria seu auge futebolístico. Na seleção holandesa também teve uma grande carreira, sendo figura constante.
Porém, saiba do porque Edgar Davids usar óculos durante a sua carreira.
Edgar Davids e os Óculos
Um glaucoma foi o real motivo de Edgar Davids passar a usar os seus famosos óculos de proteção. Desse modo, a doença obrigou o jogador a fazer uso do equipamento, pois caso contrário teria que desistir da sua carreira.
Sendo assim, o médio volante holandês foi diagnosticado já quando vestia a camisa da Juventus, de Turim, na temporada 1997-98. Naquele período, o volante vivia um período de retomada em sua carreira, após fracassada passagem pelo Milan. Dessa forma, o glaucoma foi um balde de água fria para o jogador.
Porque Edgar Davids usa óculos de proteção
Em entrevista para a publicação Four Four Two, realizada no dia 1º de janeiro de 2010, Edgar Davids explicou porque usa seus óculos de proteção e quais foram suas preocupações em relação ao glaucoma.
“Sim, foi um grande golpe (glaucoma). Fiquei preocupado e pensei que talvez eu precisasse me aposentar. Mas então descobri que havia uma opção: usar óculos de proteção. Foi estranho a primeira vez que toquei neles: eles ficavam mais fortes e demorava para me ajustar, mas não acho que isso tenha afetado meu desempenho”.
Glaucoma quase tira Davids da Copa do Mundo 1998
Depois que descobriu o glaucoma, Edgar Davids ficou preocupado com o andamento de sua carreira e sobretudo com a Copa do Mundo de 1998, e que seria disputada na França. Portanto, em fevereiro daquele ano o jogador conversou com o técnico Guus Hiddiking, para saber se mesmo com o diagnóstico ainda teria chances na seleção da Holanda.
Na altura daquela temporada, Davids era um dos destaques da Juventus e caminhava para conquistar o título italiano. Sabendo de sua importância, o treinador holandês deu o aval para o volante atuar no mundial.
Dessa forma, e com uma forte seleção, a Holanda ficou na quarta posição naquela Copa do Mundo, sendo eliminados na semifinal e nis pênaltis, para a seleção brasileira.
Por que foi diagnosticado somente na fase adulta?
Primeiramente, o glaucoma é uma doença em que a pessoa adquire assim que nasce. Dessa forma, uma das perguntas que podem ser levantadas em relação a este tema é por que Edgar Davids passou a usar óculos somente na fase adulta?
A resposta é que mesmo que seja uma doença que já nasce com o paciente, o glaucoma pode se manifestar em qualquer período da vida. Desse modo, ele se manifestou no jogador quando ele tinha 25 anos.
Quando Edgar Davids passou a usar óculos?
Essa é outra curiosa história sobre quando Davids passou a usar o equipamento. Mesmo com diagnóstico feito na temporada 1997-98, Edgar David usa óculos de proteção apenas na temporada 1999-00, e também com ajuda de um colírio.
Desse modo, junto com seu equipamento de trabalho, o holandês seguiu feliz com a camisa da Juventus, onde ainda conquistou mais dois títulos italianos nas temporadas 2001–02 e 2002–03.
View this post on Instagram
Além de Davids, outro holandês já usou óculos em campo
Curiosamente, além de Edgar Davids, outro jogador holandês já fez uso de óculos enquanto jogava futebol e foi o caso do zagueiro Joop van Daele, que atuou pelo Feyenoord na década de 1970.
Inclusive, com a camisa do clube holandês o jogador entrou em campo com seus óculos na final do Mundial de Clubes de 1970, contra o Estudiantes/ARG. E o que foi ainda mais curioso é que seus óculos foram roubados e quebrados pelos adversários durante o segundo jogo da decisão.
Mesmo assim, este não foi impedimento para que o zagueiro anotasse o gol que deu o único título mundial ao Feyenoord.
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram