Pelo Flamengo: Romário meteu gol em Rogério Ceni e pediu pra torcida se calar!
Baixinho levou a melhor diante do jovem goleiro são-paulino
Uma das competições que tinha, o Torneio Rio-São Paulo colocava frente a frente, principalmente em início de temporada, os principais times de São Paulo e Rio de Janeiro. E a década de 1990 foi quando a competição, que teve início na década de 1930 e foi até a década de 1960, voltou a ser disputada. Em 1997 o torneio contou com os 8 grandes de São Paulo e Rio, e teve o Santos como o campeão. Na segunda colocação ficou o Flamengo, que tinha o craque Romário como destaque. E se, no Rubro-Negro, o baixinho não teve grandes conquistas, marcou muitos gols em sua passagem. E uma das principais vítimas era o São Paulo, do então jovem goleiro Rogério Ceni.
Em confronto válido pelas semifinais, após a vitória por 1 a 0 na partida de ida, o Flamengo foi até o Morumbi com a vantagem do empate. Porém, o que se viu foi um show do atacante Romário, com dois gols que rememoram seus melhores momentos com o clube carioca, mandando o Morumbi se calar.
Romário joga muito e pede para o Morumbi se calar
Em início de carreira como titular do São Paulo, Rogério (que ainda não era Ceni) ainda não era considerado uma unanimidade pela torcida são paulina. Ele substituía ninguém menos do que o ídolo bicampeão da Libertadores e do Mundo, Zetti, que saíra em 1997 para atuar pelo Santos. Rogério era um promissor goleiro, mas que já demonstrava personalidade por tentar na segunda etapa do jogo uma cobrança de tiro livre e acertou a trave. Ele ainda não havia marcado nenhum gol na carreira, e tudo parecia uma loucura. Aliás, 14 dias depois ele anotaria seu primeiro gol como profissional.
E o goleiro são paulino tinha uma pedreira do outro lado. Romário, tetracampeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, chegou ao Flamengo em 1995, e retornava ao clube após rápida passagem pelo Valência/ESP, onde anotou quatro gols em cinco jogos. O baixinho decidiu a partida, com dois gols de craque.
O resultado de 3 a 1 colocava o Flamengo na final contra o Santos de Vanderlei Luxemburgo. Sempre polêmico, após marcar seu segundo gol, o terceiro do time, comemorou fazendo sinal para que o Morumbi “se calasse”.
Na temporada de 1997, Romário anotou incríveis 35 gols em 36 jogos pelo Flamengo. E mais uma vez seguiu para a Espanha, para retornar o Valencia, que ainda era dono de seu passe.
Ficha técnica: São Paulo 1×3 Flamengo
Torneio Rio-São Paulo 1997
01/02/1997
São Paulo: Rogério Ceni; Cláudio, R. Pinheiro, Bordon e Serginho; Axel, Ueslei, Adriano e Denílson, Marques e Valdir.
Técnico: Muricy Ramalho.
Flamengo: Zé Carlos; Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Gilberto; Moacir, B. Quadros, Lúcio e Nélio; Sávio e Romário.
Técnico: Júnior.
Gols: Sávio (FLA) 8′ 1º tempo; Romário (FLA) 17′, Adriano (SP) 26′ e Romário (FLA) 27′ do 2º tempo.