Pelé, Messi ou CR7: Quem é o maior de todos os tempos?
Índice
Será possível alguém ser maior que Pelé?
Se tem um assunto que sempre gera muito debate nas rodas de amigos, amantes do futebol, é quem é o maior jogador de todos os tempos. Se há alguns anos atrás a comparação ficava entre o Rei Pelé e Diego Armando Maradona, isso mudou com as longevas e vitoriosas carreiras de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Recordes após recordes sendo batidos, o rumo da prosa mudou.
Na era pós-Pelé, Cristiano Ronaldo e Messi quebraram praticamente todos os recordes possíveis. Maiores artilheiros na história da Liga dos Campeões, também maiores recordistas do prêmio de melhor jogador do mundo, os dois craques contemporâneos do Século 21 colocaram uma pulga atrás na orelha daqueles que sempre tiveram a certeza plena que Pelé seria inalcançável.
Levantada a questão, nós do Lendas do Futebol fomos atrás de estatísticas e curiosidades sobre os três jogadores para fazer um balanço sobre este debate. Lembrando que, os números da carreira de CR7 e Messi ainda podem mudar, principalmente no título mais cobiçado por ambos: o da Copa do Mundo de 2022.
Obs: artigo de 28/07/2022 (sujeito a atualizações)
Compartilhe a notícia pelo WhatsApp
Compartilhe a notícia pelo Telegram
Pelé, CR7 e Messi: Gênios em épocas diferentes
Quando Pelé surgiu para o mundo do futebol no final dos anos 1950, o futebol ainda era praticamente um outro esporte. Saindo de uma situação mais amadora, passaria para um profissionalismo que culminaria na Copa do Mundo 1970 para consagrar o rei do futebol para todo o mundo.
A bola era couro, a camisa mais pesada, era um período que a tecnologia para o esporte ainda era escassa, com os jogadores também sem os salários tão exuberantes. Além, é claro, de uma comunicação mundial menos globalizada e rápida, como nas dos dias atuais.
Essa situação muitos utilizam para desmerecer toda a carreira e feitos de Pelé, mas quando analisados friamente, se torna impossível. Era um atleta muito a frente de seu tempo.
Como parte de uma geração fantástica do futebol brasileiro, Pelé conduziria o Santos Futebol Clube para ser uma das equipes mais lembradas na história do futebol. Estavam em um nível muito acima dos seus rivais e adversários, situação que elevaria também o nível e reconhecimento do futebol brasileiro. Campeão do mundo aos 17 anos, em 1958, na Suécia, foi o início da criação de um mito que não encontraria barreiras para crescer.
Quantas Bolas de Ouro Pelé receberia?
Se na época que Pelé atuava, ainda não havia o prêmio da Revista France Football, da Bola de Ouro, os organizadores repararam esta injustiça ao entregar ao Rei do Futebol premiações referentes aos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970. Ou seja, sete conquistas de Melhor Jogador do Mundo.
Por outro lado, Cristiano Ronaldo e Messi surgiram para tentar quebrar os recordes do Rei. E, até aqui, estão perto deste feiro, principalmente quando se trata da premiação de melhor jogador do mundo. Uma obsessão dos dois craques. Enquanto o atleta da seleção de Portugal possui (até o momento) cinco conquistas, o argentino conta com seis. Está há um passo de encontrar Pelé neste feito.
Pelé, Messi e CR7: Número de gols na carreira
Durante suas respectivas carreiras, Pelé, Messi e CR7 consquistaram números únicos e expressivos de gols. Mesmo sem nenhum dos três ser aquele atacante camisa 9, finalizador, são primorosos na arte de colocar a bola dentro do gol. Gênios. Sem dúvida, o número de gols sempre foi importante nessa discussão sobre quem é o maior jogador de todos os tempos.
– Pelé: O Rei do Futebol
Considerado por muitos como o maior artilheiro na história do futebol mundial, com 1283 gols, muitos também questionam a totalidade de gols do Rei do Futebol. Isso por conta dos números oficiais de – digamos assim – partidas válidas. Segundo levantamentos, Pelé anotou um total de 767 gols durante toda a carreira, em jogos que podem ser considerados de “campeonato”.
De acordo com esses números, sem os jogos amistosos serem contabilizados, Pelé teria – assim – “apenas” 643 gols pelo Santos, 77 pela seleção brasileira (sendo o maior artilheiro do selecionado), e mais 37 gols pelo New York Cosmos, dos EUA, já em processo de encerramento da carreira.
Porém, também temos que levar em conta que, quando Pelé atuava, o Santos Futebol Clube, uma das maiores “vitrines” do Brasil e do futebol, eram constantemente chamados para excursões pela Europa, em caráter de jogos amistosos. Em um período ainda de poucos investimentos dentro do futebol, um período, aí sim, amador, as excursões era uma das principais fontes de renda para clubes brasileiros no período.
Obs: Imagine-se a dificuldade de locomoção de avião ou ônibus naquela época.
E seja em números oficiais ou extraoficiais, Pelé possui uma média de gols impressionante, superando a de qualquer atleta, de qualquer era. De maneira oficial, o Rei do Futebol possui 822 partidas, com uma média incrível de 0,93 gols por partida. Se analisarmos os dados extraoficiais, com 1.363 jogos, o Rei conta – também – com uma média de 0,93 gols por partida. Ou seja, a mesma dos dados oficiais.
Ou seja, e para todos os efeitos, em números oficiais ou não, Pelé possui a melhor média de gols da história.
Obs 2: Também era um período que os jogos possuíam maior números de gols por partida.
– Lionel Messi: A Pulga Argentina
Um gênio do futebol mundial do Século 21 por sua técnica e habilidade, Lionel Messi é para muitos aquele que tem que ser considerado o novo Rei do Futebol. Passou praticamente toda a sua carreira atuando no Barcelona, quebrando todos os recordes coletivos e individuais possíveis. E além de ser o maior artilheiro do clube catalão (com 672 gols), também é o maior artilheiro da seleção argentina (com 76 gols), isso se tratando apenas de jogos oficiais. Com um total de 748 gols oficiais na carreira.
E ainda que “La Pulga” não venha a levantar uma taça de campeão do mundo por seu país, há poucas dúvidas de que ele já ultrapassou o “Dios” Diego Armando Maradona como o maior jogador argentino de todos os tempos. Porém – e por enquanto – em números totais de gols, ele fica atrás de Pelé e Cristiano Ronaldo, sendo o terceiro maior artilheiro da história.
Entre estes três gênios indiscutíveis do futebol, Lionel Messi possui (até o momento) a segunda melhor média de gols. O craque argentino tinha (até agosto de 2021, quando acertou sua transferência para o PSG) 930 partidas na carreira, com uma média de 0,80 gols por jogo.
– Cristiano Ronaldo: A Máquina Portuguesa
🇵🇹 | Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro:
✅ Da Eurocopa (14 gols)
✅ Da Liga dos Campeões (134 gols)
✅ Do Real Madrid (450 gols)
✅ Da Seleção Portuguesa (109 gols)
✅ Das Seleções (109 gols)
✅ Do futebol em jogos oficias (783 gols)Uma máquina! 🤖 pic.twitter.com/ENALV7JHPx
— Futebol Pelo Mundo (@Futebol_PMundo) June 26, 2021
Antes de CR7 surgir e se demonstrar uma pura máquina física e de técnica, Portugal tinha como maior ídolo dentro do futebol o “Pantera Negra”, Eusébio. Monstruoso atacante do SL Benfica nas décadas de 1960 e 1970, era normalmente chamado de “Pelé Europeu”, pela sua semelhança física e forma de atuar com o Rei do Futebol. Ainda que não tenha as habilidades e técnicas de seu contemporâneo Lionel Messi, Cristiano Ronaldo apostou muito na parte física para o colocar em outro patamar. Um incansável na preparação com corpo e mente, e isso até para os dias atuais, com muita tecnologia envolvida.
De acordo com dados oficiais, o maior artilheiro da história do futebol mundial é CR7, com 783 gols no momento. Maior artilheiro do gigante Real Madrid, onde anotou 450 gols. Antes disso, com notória passagem pelo Manchester United, fez 118 gols, com mais 101 em outra gigante, a Juventus de Turim. Além das 109 vezes que foi as redes pela seleção de Portugal.
Porém, se contássemos com os jogos não oficiais realizados pelo português, ele teria apenas 20 gols a mais em toda a carreira, sendo que ficaria atrás da artilharia para Pelé.
Já em média de gols, o número de Cristiano Ronaldo também é impressionante. Em 1.074 partidas oficiais ao longo de toda a carreira (até o momento do artigo), sua média de gols fica em 0,72 gols por partida. Número inferior ao Rei Pelé e, também, ao argentino Lionel Messi.
Pelé, Messi e CR7: Gols e principais títulos no primeiro escalão
Geralmente, aqueles que defendem que Cristiano Ronaldo e Messi são melhores do que Pelé, argumentam que ambos atuaram mais vezes contra equipes mais difíceis do que o próprio Rei do Futebol.
Porém, de forma mais subjetiva, esse é um argumento não muito válido, tamanha é a diferença de estrutura e suporte financeiro das equipes que Messi e Cristiano Ronaldo atuaram por, praticamente, toda a carreira. Pode-se sim, argumentar, que atuam (e atuaram) contra equipes mais “evoluídas” tática e fisicamente, mas eles também todos os benefício deste futebol mais moderno e evoluído.
– Pelé: Tri-campeão da Copa do Mundo
Em levantamento do jornal “O Globo”, publicado em janeiro de 2021, o Rei do Futebol Pelé supera Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em gols marcados contra clubes campeões continentais e nacionais. Além de seleções campeãs mundiais e que partciparam de copas. Isso se considerarmos as camisas mais pesadas do futebol, ou seja, de clubes e escretes da Europa e da América do Sul.
Num exemplo, contra times campeões continentais, da Copa Libertadores da América ou da Liga dos Campeões, o Rei do Futebol anotou 249 gols. Já contra clubes que também foram campeões nacionais, ele balançou as redes em 479 oportunidades. Sem contar que ainda anotou 18 gols contra seleções campeãs do mundo, e mais 93 tentos contra seleções que participaram de pelo menos uma Copa do Mundo.
Ao longo de toda a sua carreira, Pelé conquistou muitos títulos amistosos em excursões pelo Santos Futebol Clube e pela seleção brasileira. Porém, esse fator não impediu que o Rei tivesse um número expressivo também de conquistas oficiais enquanto jogador.
Apenas pelo Peixe, Pelé faturou:
- 6 Campeonatos Brasileiros
- 1 Supercopa Sul-americana
- 2 Copas Libertadores da América
- 2 Mundiais Interclubes
- 1 Recopa Intercontinental
- 10 Campeonatos Paulistas
- 3 Torneios Rio-São Paulo.
Já pela seleção brasileira, em títulos oficiais, o camisa 10 conquistou:
- Tricampeonato da Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970)
Além disso, em final de carreira, Pelé conquistaria o campeonato nacional dos Estados Unidos, em sua passagem pelo New York Cosmos. Portanto, o Rei do Futebol faturou um total de 28 conquistas oficiais.
Messi: Maior Artilheiro de Barcelona e Argentina
Perto de Daniel Alves, Messi é o argentino com mais títulos na carreira; veja os maiores vencedores
👉 https://t.co/zKqHYq0hTx pic.twitter.com/iYLjHSI1S2
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) August 7, 2019
Já a pulga argentina, contra equipes de grande expressão do futebol mundial, quando se trata de gols marcados, fica atrás de Pelé e Cristiano Ronaldo.
Contra clubes campeões continentais, Léo Messi possui 78 gols, sendo que contra times também campeões nacionais, anotou 348 tentos. Já contra seleções campeãs do mundo, o argentino possui 14 gols. E contra seleções que participaram de mundiais o eterno ídolo do Barcelona já anotou 57 vezes. Sendo assim, nesses dois últimos quesitos, ele supera Cristiano Ronaldo.
Mas quando falamos sobre títulos oficiais, ai Messi supera tanto Pelé quanto Cristiano Ronaldo. Em toda a sua carreira (até a chegada dele no PSG), ele faturou 35 conquistas, até então com as camisas de FC Barcelona e seleção argentina. Até então no time Culé, ele já havia conquistado dez títulos do Campeonato Espanhol, oito da Supercopa, quatro Champions League. Além de seis Copas do Rei, três da Supercopa da UEFA e mais três Mundiais de Clubes.
Pela seleção da Argentina, Messi encarou um longo jejum somente encerrado em 2021 com a conquista da Copa América.
Cristiano Ronaldo: Maior Artilheiro de Real Madrid e Portugal
O atacante português é o jogador mais próximo de Pelé quando se trata de anotar gols contra equipes mais expressivas do futebol mundial. Porém, dentro de alguns quesitos, o gajo fica atrás de Lionel Messi. Assim, quando se trata de gols em cima de clubes campeões continentais, CR7 anotou 92 tentos. Já contra times campeões nacionais, o português foi as redes em 361 oportunidades. Nesses dois quesitos, o gajo fica a frente de Messi.
Porém, quando o assunto é gols em cima de seleções campeões do mundo, a Máquina Portuguesa foi as redes apenas quatro vezes. Já contra as seleções que foram a pelo menos uma Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo anotou 56 vezes. Portanto, nesses quesitos, ele fica atrás do ídolo do FC Barcelona.
Vencedor por onde passou, Cristiano Ronaldo faturou 34 títulos oficiais durante toda a sua carreira. Sendo que, na maioria deles, o jogador era o protagonista de suas equipes, assim como o próprio Pelé e Lionel Messi.
Ainda no inicio de sua carreira ele faturou a Taça de Portugal pelo Sporting de Lisboa. Logo depois, com a transferência para o Manchester United e para o Real Madrid viria títulos que não acabam mais. Sendo 4 títulos mundiais de clubes, além de 5 Ligas dos Campeões, além disso, o português levantou sete vezes o troféu de campeonatos nacionais e mais 12 títulos de copas nacionais. Algumas das conquistas o jogador já estava atuando na Juventus.
Por fim, na seleção portuguesa, o jogador também fez história ao faturar a Eurocopa de 2016, além da Liga das Nações de 2018-19.
Longevidade na carreira: Números depois dos 30 anos!
Outro fator interessante a ser analisado para saber quem é o maior de todos os tempos é a longevidade na carreira de cada um desses jogadores. No caso, seria a longevidade de cada um deles atuando em alto nível. E apesar dos três sempre atuarem por toda a carreira em alto nível, Cristiano Ronaldo e Messi se destacam mais em relação a Pelé quando se trata de gols marcados após os 30 anos de idade. Porém, vale destacar que décadas atrás o tempo de carreira dos jogadores era bem menor, por conta de toda a fisiologia, estudos científicos e preparação física atual.
Depois dos 30 anos, Cristiano Ronaldo se destaca nesse quesito já que, depois dos 30 anos, o gajo anotou 300 de todos os seus gols. Por outro lado, Messi tem números menores, apenas 157, mostrando do porque CR7 é considerado um fenômeno físico. Também vale destacar que Ronaldo é dois anos mais velho que o argentino.
Já Pelé se apresenta com números ainda menores após completar 30 anos, tendo anotado até o final de sua carreira “apenas” 127 gols. Como uma explicação na queda dos números do Rei após os 30 anos, ele atuou apenas até os 37 anos, em 1977, quando encerrou sua carreira no New York Cosmos. Porém, em uma situação nem Messi nem CR7 irão conseguir alcançar mais o Rei Pelé. É que em 1970, aos 29 anos de idade, Pelé conquistaria a sua 3ª Copa do Mundo.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram
7 Comments
não estou de acordo em que a fifa diga que Messi foi o mellor jogador de 2022, só porque ganhou a copa do mundo,que por certo foi regalada. benzemar ganhou a super copa da espanha,la liga, la chapions i o mundial de clubes, fez 50 gols na temporada , contra 28 gol do enano, entao eu digo que foi uma palhaçada, por isso o benzemar não foi ao evento porque sabia que o trofeo seria para um joagador que no mundial, não jogou nada, e sim di maria, é a segunda vez que a fifa falha em favor do MESSI,em dois mundiais o di maria foi muito melhor que o enano, assim é hipocresia do futebol, damos premio para quem e famoso sem fazer nada .
MESSI JOGOU NA Europa que e onde se joga mais descansado , Se Pele tivesse jogado na Europa , como nos amistosos na Europa que fez , era so massacre , so perdeu ali para o real madrid porque era um dos ultimos jogos da excursão com o time exausto , mas depois o real jamais quis enfrentar o santos de Pele sempre inventavam desculpas…Se Pele tivesse jogado na copa de 1974 teria arrebatado o titulo alemao porque quando jogava a selecao brasileira jogava com Pele era um time muito motivado e temido.
Pelé, o jogador mais jovem a estrear com um garoto.
Excelente artigo. Parabéns!
Obrigado, Clovis! Abs!
Parabéns, Leonardo Silva. O seu artigo está fantástico restabelecendo uma verdade inconteste com relação ao total de gols de Pelé enfatizando a importância dos gols oficiais e em amistosos de Pelé (os gols de Pelé em amistosos no exterior em inúmeras excursões do Santos FC foram contra agremiações da elite do futebol europeu e mesmo contra Seleções, inclusive pela Seleção Braasileira, agremiações de nivel técnico bem superiores a clubes da 1a, 2a., 3a. 4a. e 5a. divisões do futebol espanhol).
Caro Leonardo, qual deles, CR-7 e Messi conseguiu que uma guerra fosse interrompida(interrogação). Qual deles conseguiu mobilizar uma torcida no exterior pedindo a volta de Pelé que tinha sido expulso de campo injustamente e clamar pelo afastamenton do árbitro (interrogação). Qual deles mereceu um “gol de placa” num clásico nacional num estádio lotado(interrogação). Qual deles fez 8 gols numa partida oficial(interrogação). Nenhum deles, até então, fez três Gols, 4 gols ou 5 gols numa partida que o Pelé. Qual deles já foi considerado 3 vezes o “Atleta do Século” (interrogação). Qual deles fez 6 gols em 4 jogos numa Copa do Mundo com 17 anos de idade (interrogação). Qual deles fez mais de 300 gols em partidas no exterior fora dos domínios dos torneios que atuam normalmente por seus clubes (interrogação). Qual deles recebeu homenagens, prêmios e louvações por governos estrangeiros, como por exemplo o título de “SIR” pela Rainha da Inglaterra (interrogação). Quantas vezes qualqurer um deles fez mais de 100 gols numa única temporada (interrogação).
Caro Leonardo quando lhe parabenizo pela grandiosidade, pertinência e realismo de seu artigo aproveito lembrar a insensatez de vários de seus colegas que no afã de promover o Neymar a superar os feitos de Pelé insistem em desconsiderar os gols do Pelé em amistosos desrespeitando as estatísticas da própria CBF, Há que se perguntar porque se fez tanto estardalhaço na conquista dos 1000 gols do Pelé (interrogação).
Um grande abraço caro Leonardo e parabéns mais uma vez.
Muito obrigado, Junios! Aqui trabalhamos com as verdadeiras lendas do futebol e o futebol raiz! Abraço!