Rei Pelé nas Copas do Mundo!
Índice
O maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, começou a construir sua história em Copas do Mundo ainda muito jovem, aos 17 anos de idade. Seria em 1958, na Copa da Suécia, que protagonizaria lances que chocaria o mundo e, de quebra, ainda traria a primeira Copa para a seleção brasileira.
Ao longo de sua carreira, Pelé disputaria quatro edições de Copa do Mundo, para consagrar definitivamente o Brasil como o país do futebol, e ele como um Rei. Foram três títulos de mundiais, dois como protagonista, que também ajudou a popularizar e a “modernizar” o futebol. Abaixo você vai saber um pouco mais destas participações e conquistas do Rei Pelé na Copa do Mundo, com a camiseta amarelinha.
O Rei que conquistou três Copas
As atuações magníficas de Pelé o levaram a um fato raro no futebol mundial. São três conquistas de Copa do Mundo que o Atleta do Século XX ostenta em seu invejável currículo. O único a alcançar tal marca, e como protagonista em duas delas Uma ainda muito jovem e fazendo parceria ao lado de um tal de Mané Garrincha, na Copa de 1958, e na outra, já como um craque consolidado, para novamente abalar o mundo no México-1970.
Na Copa do Mundo de 1962, Pelé até participaria do jogos iniciais, mas uma lesão o tirou das fases decisivas. Mas quem viria a brilhar naquele mundial seria Mané Garrincha, que assumiu o protagonismo deixado pelo Rei, e conduziu o Brasil ao bicampeonato mundial.
Compartilhe a notícia pelo WhatsApp
Compartilhe a notícia pelo Telegram
Quantos gols o Pelé fez em Copa do Mundo?
Um jogador completo, Pelé estava muito à frente de seu tempo. Com um físico e uma técnica invejável, também tinha a gana e o dom de marcar gols. Foram mais de mil em sua carreira, desses, 12 gols em Copa do Mundo. Esse número de gols o coloca na segunda colocação entre os principais artilheiros brasileiros em Copas, atrás apenas de Ronaldo Fenômeno. Porém, Pelé ainda é o maior artilheiro vestindo a camisa do Brasil, com 77 gols em 92 jogos disputados.
Confira quantos gols Pelé anotou em cada um dos mundiais que ele jogou!
. Copa do Mundo 1958
A participação de Pelé em sua primeira Copa do Mundo começou apenas na terceira partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958, realizada na Suécia. Com apenas 17 anos, o jovem atacante do Santos Futebol Clube entraria pela primeira vez em um mundial contra a seleção da União Soviética. E, embora não tenha feito gols, participou de jogadas decisivas e já pode mostrar um pouco de seu talento.
O primeiro gol sairia contra o País de Gales, em uma partida complicada. O Rei dominou no peito dentro da grande área, girou com um toque na bola com o pé direito e colocou no fundo das redes. Porém, nas semifinais, contra a forte seleção francesa, marcaria três gols na goleada por 5 a 2, agora para chocar o mundo.
Mesmo muito jovem, Pelé mostrou uma grande maturidade ao encarar uma final de Copa do Mundo. Em um jogo que começou equilibrado, contra a dona da casa Suécia, que abriu o marcador logo nos primeiros minutos, mas logo em seguida o Brasil empatou. No intervalo o Brasil já vencia por 2 a 1 e, no segundo tempo, Pelé colcoaria seu nome na história dos Copas do Mundo.
Aos dez minutos, o Rei recebeu uma bola cruzada da esquerda, matou no peito, deu um chapéu no defensor sueco e bateu em cheio para estufar as redes. O gol antológico é marcado como um dos mais bonitos da história. Ainda marcou mais um, de cabeça, antes do apito final, fechando o placar em 5 a 2 e consolidando o primeiro mundial para o Brasil
⚽ Pelé em 1958: 6 gols / 4 partidas
. Copa do Mundo 1962
Mundial disputado no Chile foi muito curto para Pelé, que era ao lado de seu Santos a sensação do futebol brasileiro e mundial. Em grande forma atuando pelo seu clube, a expectativa estava alta para cima da seleção brasileira. Na primeira partida da Copa do Mundo 1962, o Rei até chegou a contribuir para a vitória brasileira de 2 a 0 sobre o México, também anotando um dos gols. No lance, ele arrancaria pelo lado direito do campo, driblou o primeiro, dividiu com o segundo e bateu com o pé esquerdo da entrada da área.
Porém, na partida seguinte o camisa 10 teria o azar de sofrer uma lesão muscular contra a Tchecoslováquia, e não entrou mais em campo na competição. Viu seu substituto, Amarildo, o “Possesso”, Nilton Santos, Vavá e, principalmente Mané Garrincha, conduzir o Brasil ao segundo título de Copa do Mundo.
⚽ Pelé em 1962: 1 gol / 2 partidas
. Copa do Mundo 1966
A pior participação brasileira em uma Copa do Mundo, também foi a pior na carreira de Pelé. Ele maracaria apenas um gol, de falta e contra a Bulgária, isso na estreia dos bicampeões mundiais, em vitória por 2 a 0. Mas ele se lesionaria e não poderia partipar da partida contra a Hungria, em derrtoa, e também saindo lesionado contra a forte seleção de Portugal, do craque Eusébio. O Brasil acabaria eliminado precocemente da competição, que foi disputada na Inglaterra.
⚽ Pelé em 1966: 1 gol / 2 partidas
. Copa do Mundo 1970
Já um jogador consagrado e beirando os 29 anos de idade, Pelé chegou a Copa do Mundo de 1970 em desconfiança por conta da idade e de suas últimas participações em copa. Sob comando de Mário Jorge Zagallo, uma seleção brasileira mágica foi criada, com craques do nível de Roberto Rivellino, Tostão, Jairzinho e Gérson. O time foi feito para Pelé brilhar e foi isso o que aconteceu.
Em uma Copa do Mundo dura e disputada, a sintonia do selecionado brasileiro era muito forte e, mais do que tudo, Pelé queria muito aquela conquista para mostar ao mundo do futebol que ainda estava vivo.
Marcou um belo gol na estreia contra a Tchecoslováquia. Deu a assistência para Jairzinho na partida seguinte, na suada vitória por 1 a 0 contra a Inglaterra, então campeões do mundo, e contra a Romênia, ainda na primeira fase, marcou um gol de falta, e outro completando cruzamento.
Já na fase final, contra Peru e Seleção Uruguaia, o Rei não marcou gols. No jogo decisivo contra a Itália, seria Pelé quem abriria o placar após cruzamento de Rivelino, com uma bela cabeçada. Ainda na final da Copa de 1970, no México, daria assistências incríveis para os gols de Jairzinho e Carlos Alberto Torres.
⚽ Pelé em 1970: 4 gols / 6 partidas
Gols que Pelé não fez em Copa do Mundo 1970
A Copa do Mundo de 1970 ainda consagrou Pelé pelos gols que ele não marcou na competição.
- Contra a Seleção Inglesa, acertaria uma cabeçada no canto, obrigando o goleiro Gordon Banks a realizar a defesa mais improvável da história.
- Já contra a Tchecoslováquia, tentou surpreender com um chute do meio do campo, mas a bola saiu ao lado por muito pouco.
- Outros lances também lembrados como gols que Pelé não fez foram contra o rival Uruguai, em dois lances. O primeiro quando bateu de primeira – e de voleio – da intermediária, após cobrança de tiro de meta do adversário.
- No outro lance, Pelé deu um drible de corpo no goleiro Mazurkiewicz sem tocar na bola, e ao pegar do outro lado bateu para fora, raspando a trave direita do goleiro uruguaio.
Curiosidades de Pelé nas Copas do Mundo
- Marcou gols em duas finais diferentes de Copa do Mundo.
- Mais jovem jogador a marcar um gol em final de Copa do Mundo.
- Único jogador com três títulos mundiais.
- Marcou gols em quatro edições de Copa, ao lado de outros quatro jogadores.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram