Partida Lendária: Romênia 1-0 Bulgária (1989) / Eliminatórias
Ficha técnica: Romênia 1-0 Bulgária (1989) / Eliminatórias
Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990
Data: 15 de maio de 1989
Local: Steua Stadium, Bucarest, Romênia
Romênia: Bogdan Stelea, Stefan Iovan (Capitão), Adrian Bumbescu, Gheorghe Popescu, Mircea Rednic, Gheorghe Hagi, Ovidiu Sabău, Dorin Mateut, Iosif Rotariu, Marius Lăcătuş, Rodion Camataru. Técnico: Emerich Jenei.
Bulgária: Iliyia Valov, Trifon Ivanov, Vasil Tinchev, Pavel Dochev, Marin Balakov, Dimitar Vasev, Dimitar Mladenov, Krasimir Bakalov, Emil Kostadinov, Hristo Stoichkov, Stoycho Mladenov (Capitão). Técnico: Dimitar Penev.
RESUMO DA PARTIDA: Romênia x Bulgária
Os torcedores que estiveram no Steua Stadium no dia 15 de maio de 1989, puderam acompanhar dois jogadores, entre outros, que nos anos seguintes explodiriam no futebol mundial: Gheorghe Haigi e Hristo Stoichkov. Ambos são os maiores ídolos de suas respectivas seleções em toda a história, marcando momentos de glórias que romenos e búlgaros jamais voltaram a ver.
No duelo válido pela 4º rodada do grupo 1 das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990, Romênia e Bulgária se encontraram em duelo decisivo, pois as duas brigavam por uma vaga no mundial. Quem perdesse aquele jogo estava praticamente fora da competição, ainda mais os búlgaros, que chegavam até aquele presente momento com a corda no pescoço, com apenas apenas 3 pontos somados. Quando a bola começou a rolar o que se viu foi um domínio da seleção romena, que claramente se mostrava muito mais organizada do que seus adversários. Tanto que não tardou para a Romênia abrir o placar do jogo, após lance de bola parada e cabeçada firme de Gheorghe Popescu para o fundo das redes, aos 35 minutos da primeira etapa.
No segundo tempo, pouca coisa mudou, e a Romênia seguiu tomando as ações do jogo, com a Bulgária escapando nos contra-ataques em raras oportunidades. E foi justamente em uma dessas jogadas isoladas que se evidenciou a genialidade de Hristo Stoichkov que ainda chutou uma bola na trave. Fora isso, nada mais ocorreu e o placar se manteve de 1 a 0 a favor dos romenos.