Partida Lendária: França 1-1 Inglaterra (2000) / Amistoso Internacional
No ano 2000, duas das melhores seleções do planeta se enfrentaram em amistoso realizado no Estádio Parc dos Princes, em Paris. França e Inglaterra contavam com jogadores lendários naquele partida, além da seleção francesa com uma de suas maiores escalações de todos os tempos.
Então campeã da Copa do Mundo 1998 e da Eurocopa 2000, a França atuou neste amistoso com a base da seleção campeã mundial e da Euro. Zinédine Zidane, Didier Deschamps, Lauren Blanc e o jovem prodígio Thierry Henry mostravam porque aquela era a seleção mais temida do planeta naquele momento. Já a Inglaterra também contava com uma geração estrelada, porém sem conseguir dar algum título para o país. Entre os destaques estavam Paul Scholes, Michael Owen, Sol Campbell e David Beckham.
Com a bola rolando, o jogo começou bastante disputado, com as duas equipes criando chances claras de gols. Embora na primeira etapa a Inglaterra tenha levado mais perigo ao gol defendido por David Seaman, obrigado a fazer complicadas defesas.
E quem abriu o placar foi a seleção francesa através de um belo chute do volante Emmanuel Petit, que bateu rasteiro de fora da área, já na segunda etapa. A Inglaterra não deixou barato, e quando os franceses estavam melhores na partida, o menino prodígio Michael Owen desviou a bola para empatar e fechar o placar em 1 a 1.
Apesar de tamanho equilíbrio das duas seleções à época, ambas tiveram destinos bem distintos na Copa do Mundo de 2002. A França amargou uma dura eliminação ainda na primeira fase, já a Inglaterra chegou até as quartas de finais sendo eliminada para a seleção brasileira, em partida histórica de Ronaldinho Gaúcho.
Ficha técnica para França 1-1 Inglaterra (2000)
- Data: 02 de setembro de 2000
- Local: Estádio de França, Paris
FRANÇA: Bernard Lama; Lilian Thuram, Laurent Blanc, Marcel Desailly, Bixente Lizarazu; Didier Deschamps (capitão), Emmanuel Petit, Youri Djorkaeff, Zinédine Zidane, Nicolas Anelka e Thierry Henry. Técnico: Roger Lemerre.
INGLATERRA: David Seaman; Tony Adams (capitão), Sol Campbell, Martin Keown, Gareth Barry; Darren Anderton, Paul Scholes, David Beckham, Dennis Wise, Nick Barmby e Andrew Cole. Técnico: Kevin Keegan.