Partida Lendária: França 1-1 Brasil (1997) / Torneio da França
Ficha técnica: França 1-1 Brasil (1997) / Torneio da França
Torneio amistoso da França
Data: 03 de junho de 1997
Local: Estádio De Gerland, Lyon, França
França: Fabián Barthez, Laurent Blanc, Marcel Desailly, Candela, Lizarazu, Didier Deschamps (Capitão), Christian Karembeu, Zinedine Zidane, Robert Pires, Ibrahim Ba, Florian Maurice. Técnico: Aime Jacquet
Brasil: Taffarel, Cafu, Aldair, Roberto Carlos, Célio Silva, Mauro Silva, Dunga (Capitão), Leonardo, Giovanni, Romário e Ronaldo Fenômeno. Técnica: Mário Jorge Zagallo
RESUMO DA PARTIDA: França x Brasil
Antes da Copa do Mundo de 1998, um Torneio da França, realizado de maneira amistosa,s erviu com o objetivo de uma preparação para o mundial do ano seguinte. Aconteceu no ano de 1997, e reuniu quatro potências do futebol mundial: França, Brasil, Itália e Inglaterra.
Como não poderia ser diferente, esse era o jogo mais aguardado da competição, até porque, os franceses eram os donos da casa e o Brasil era o atual campeão do mundo. Toda a expectativa em torno de um confronto entre essas seleções era totalmente plausível, pois ambas também protagonizaram a final do mundial de 1998.
Diante dos franceses no torneio de 1997, o Brasil contava nada menos do que com Romário, o grande craque do mundial de 1994, além do mítico goleiro Taffarel , do lateral-direito Cafu, do lateral-esquerdo Roberto Carlos e Ronaldo Fenômeno, melhor jogador do mundo à época. Do outro lado,a França contava com toda a técnica e elegância de Zinedine Zidane e toda a qualidade defensiva de Didier Deschamps, Marcel Desailly e Laurent Blanc.
Com a bola rolando, o confronto foi equilibrado, com boas chances para ambos os lados. Porém, Roberto Carlos apareceu para desequilibrar o confronto e em mais uma bela de suas cobranças de falta, mandou uma bomba para o fundo do gol, aos 21 minutos do primeiro tempo. Do meio da rua, o jogador acertou uma pancada, que até hoje deixa os amantes do futebol incrédulos, e que também, desafia os limites da física.
Após tomarem o gol, os franceses acordaram para o jogo e buscaram mais o ataque. Porém, o tento francês só saiu na segunda etapa, aos 10 minutos de jogo, com o atacante Ibrahim Ba chamando a defesa brasileira para dançar, e logo em seguida, acertando um belo passe para o atacante Maurice finalizar. Taffarel ainda fez boa defesa, mas não teve jeito o meia Marc Keller pegou o rebote e não perdoou, mandou a pelota para o fundo do barbante. Resultado final: 1 a 1.