O dia que Zico vestiu a camisa do Vasco da Gama
Atualmente, é impensável que o ídolo de uma equipe vista a camisa de um rival. Porém, durante décadas anteriores este feito poderia ser considerado normal, seja nas trocas de camisetas, como em partidas festivas. E foi isto que aconteceu com o maior ídolo do Flamengo, Zico, que vestiu a camisa do Vasco da Gama.
Na ocasião, o Galinho de Quintino usou as cores do Gigante da Colina para homenagear seu amigo e rival Roberto Dinamite, que se despedia dos gramados no ano de 1993. Era o penúltimo ano de carreira de Zico, que na época atuava pelo Kashiwa Antlers do Japão.
A partida foi contra o Deportivo La Coruña, da Espanha, no estádio do Maracanã, onde atuavam os brasileiros Bebeto e Mauro Silva. De maneira inusitada o ídolo flamenguista usou a camisa nove, enquanto Roberto Dinamite, é claro, ficou com a camisa 10, mostrando todo o respeito e admiração pelo ídolo cruz-maltino.
Zico e Dinamite: Amizade desde a infância
Zico aceitou vestir a camisa do Vasco da Gama justamente por ser amigo de Roberto Dinamite desde a infância. Enquanto o Galinho chegava nas categorias de base do Flamengo, o ídolo vascaíno chegava para representar os juniores do Gigante da Colina. Foi nesta época que começou a amizade entre os dois.
Como os dois se tornaram amigos tão cedo, as famílias de ambos também se tornaram próximas. Foi o que contou Dinamite ao podcast Flow Esporte Club, em 2021.
“Acho que as aproximações das famílias após os jogos (fez com que nascesse uma amizade) … Meus pais e os pais dele estavam nos esperando, então nos encontrávamos. É muito legal. Temos uma relação de muito respeito e troca. Pra mim foi o maior jogador da minha geração, com quem eu tive a honra de vestir a camisa da seleção e jogando juntos na seleção nunca perdemos um jogo. Temos um carinho muito especial um pelo outro. Sou o Bob, ele o Galo. O galo é o galo”.
Como foi a participação de Zico com a camisa do Vasco?
Antes e depois da partida, diversas homenagens foram feitas e a maior delas foi a participação de Zico com a camisa do Vasco da Gama. O Galinho de Quintino jogou em sua posição habitual, como meia, mas combalido pela gripe, teve uma participação discreta na partida.
Zico foi substituído ainda no intervalo, para dar lugar ao ídolo vascaíno Valdir Bigode. A partida terminou com vitória dos espanhóis pelo placar de 2 a 0, com gols de Bebeto – outro ídolo vascaíno – e Nando.
O resultado tirou do Vasco uma invencibilidade de 32 jogos.
Mais de 30 mil vascaínos presentes no Maracanã viram Zico vestir a camisa do Vasco da Gama e, de quebra, se despedirem de Roberto Dinamite.
Ovacionado aos 33 minutos do segundo tempo, quando foi substituído da partida.
Detalhes da despedida de Dinamite
- Competição: Amistoso de Despedida de Roberto Dinamite
- Data: Quarta-Feira, 24 de Marco de 1993, a noite
- Estádio: Mario Filho “Maracanã”, Rio de Janeiro/RJ
- Público: 28.926 pagantes – Renda: CR$ 2.780.250.000,00
- Árbitro: José Roberto Wright (RJ)
- Assistente 1 : Teodoro de Castro Lino (RJ)
- Assistente 2: Paulo J. Alves (RJ
📲 Conheça a Loja Lendas do Futebol
➡️ Segue no Instagram