Vídeo Alta Definição – O dia que Pelé (e o Santos) enfrentou o melhor time da Alemanha!
A temporada de 1962 foi, talvez, o mais espetacular na história do Santos Futebol Clube. Mais do que um domínio no futebol paulista, brasileiro e continental, naquele momento o reconhecimento era mundial. Convidados para amistosos internacionais, além de torneios em solo europeu.
Após conquistar o mundo pela primeira vez ao vencer o Benfica, de Eusébio, por 5 a 2, em pleno Estádio da Luz, em partida válida pela Copa Intercontinental, o clube brasileiro chamou a atenção de todos. Aproveitaria sua estadia na Europa para realizar mais alguns amistosos. E, no dia 20 de outubro de 1962, o adversário seria a forte equipe do Hamburgo, então um rolo compressor na Alemanha, vencendo 15 troféus da Oberliga, em um período de 16 anos.
Considerada uma das equipes européias mais perigosas do mundo, o Hamburgo contava com ataque prodigioso, anotando 100 gols na última temporada, liderados pela lenda Uwe Seeler.
Partida em caráter amistoso, porém, era a oportunidade de ambas as equipes se afirmarem como protagonistas, tanto que mais de 70 mil pessoas estiveram presentes no estádio Volksparkstadion, com um dos melhores públicos em sua história. E os lances não haviam nada de amistoso, com muitas disputas ríspidas e a vontade das equipes em esmagar a outra.
Pelé vivia em seu auge físico aos 21 anos, porém, já com algumas lesões que o atrapalharia, inclusive, na disputa da Copa do Mundo em 1962, quando não conseguiu participar de toda a campanha do bicampeonato mundial, que teve o protagonismo de Mané Garrincha.
Contra o Hamburgo, foi uma apresentação de alto nível de Pelé, anotando dois gols. O outro foi de Coutinho, no empate por 3 a 3.
Confira imagens exclusivas da partida em Alta Definição!
FICHA TÉCNICA DO JOGO:
- Jogo: HAMBURGO/ALE 3-3 SANTOS FC
- Data: 20 de outubro de 1962
FC HAMBURGO: Schnoor; Krug, Kurbjuhn, Werner, Meinke, D.Seeler, Fritzsche, Kreuz, Uwe Seeler, Bahre, (Wulf) e Reuter.
SANTOS FC: Laércio; Mauro, Calvet (Formiga), Zé Carlos, Dalmo, Lima, Bé (Pagão segundo tempo), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Dorval.
Gols: Pelé aos 10 do primeiro tempo e aos 3 do segundo tempo. Coutinho aos 38 da segunda etapa. Reuter aos 6 e aos 22 do primeiro tempo, Uwe Seller aos 33 do 2º tempo.
LEIA TAMBÉM:
(1962) Hamburgo x Santos – O jogo:
Para a partida contra o Hamburgo, o Santos FC não contou com alguns dos seus principais jogadores para aquela partida. Casos de Gylmar, Zito e Pepe, estrelas marcantes dessa era fantástica – ou santástica.
E logo aos 6 minutos de jogo, o Hamburgo/ALE saiu na frente, com um gol de Reuter. Não demorou para Pelé empatar a partida, quatro minutos depois, aos 10′, com um gol icônico do rei do futebol. Ainda na metade do primeiro tempo, Reuter, novamente, colocou o time da casa na frente do marcador, aos 22′. Era uma partida intensa, de muita volúpia física e disputas.
Era uma partida que colocava frente a frente duas das maiores equipes do mundo, vindos de duas escolas totalmente diferentes. Enquanto o futebol brasileiro já se caracterizava pela habilidade, toque de bola e criatividade no ataque, o futebol da Alemanha já se destacava pela parte tática e física. Em um sistema defensivo também forte, com muito sangue frio no entendimento do jogo.
Pelé e Coutinho lutavam contra uma zaga de muita força, em uma disputa muito física pelos espaços.
No retorno da segunda etapa, o Rei do Futebol voltou com tudo, com muita vontate e – rapidamente – empataria a partida para o time brasileiro. O Santos queria acabar com a “hegemonia” alemã, mas Uwe Seller, grande nome do time naquele período, aos 22′ da segunda etapa, desempatou novamente a partida a favor do clube da casa.
Era o minuto 78′ de jogo e tudo parecia decorrer para um vitória do Hamburgo, que criava as melhores chances e dominava a partida. Mas quando faltavam apenas sete minutos para encerrar a partida, o eterno parceiro de Pelé, Coutinho, receberia um cruzamento pelo lado direito, e bem colocado cabeceou com estilo para anotar o gol de empate do Santos nesta lendária e histórica partida.
➡️ Compartilhe a notícia pelo Whatsapp
➡️ Siga nossa página no Instagram