Índice
Nos dias atuais, estamos acostumados a observar a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Messi na categoria de melhor do mundo. Porém, há 20 anos os dois atletas eram ainda apenas jovens e promissores, a bola da vez no futebol mundial era o Real Madrid, marcado pela era do “Galácticos”, e na América do Sul pelo poderoso Boca Juniors, de Carlos Bianchi e do craque Juan Román Riquelme.
Natural de San Fernando – província de Buenos Aires – Juan Román Riquelme foi um dos maiores meias argentinos da história. Iniciando sua carreira nas categorias de base do Argentino Juniors, o meia-campista atuou pelo “Bicho Colorado” de 1992 a 1995, sendo que a partir de 1995, Riquelme se transferiu para o gigante Boca Juniors. Era o início de uma história que ficaria conhecida na Argentina e em todo o mundo do futebol.
O El Torero, como é conhecido o craque argentino, teve passagens pelo Boca Juniors (1996-2002 / 2007-2014), Barcelona (2002-2003), Villareal (2003-2007), tendo encerrado sua carreira no Argentino Juniors em 2014.
Um dos maiores craques de sua geração no futebol argentino, porém, Riquelme não conseguiu ter o mesmo sucesso na seleção Argentina. Sua única conquista com a seleção foi o ouro nos Jogos Olímpicos de 2008. Pela seleção principal foram 51 partidas com 17 gols anotados, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006.
Sensações de seus respectivos continentes, Real Madrid e Boca Juniors era a disputa pelo melhor time do mundo no período. O Real Madrid começava seu projeto de time galáctico com a contratação de Luis Filipe Figo, craque português que chegava em meio a polêmica por negociação que o tirou do rival Barcelona. Em 2000 ele seria escolhido pela FIFA como o melhor jogador do mundo. No time merengue ele se juntava a jogadores como Raúl, Roberto Carlos, Fernando Hierro, entre outros. Seria o início de um projeto que acarretaria ainda na chegada de Zinedine Zidane, Ronaldo Fenômeno, David Beckham, entre outros.
Mas em partida equilibrada, o badalado Real Madrid não foi páreo para um Boca Juniors comandado pelo maestro Riquelme e pelo goleador Martin Palermo. Em uma partida quase perfeita, os argentinos sagraram-se campeões mundiais após vitória por 2 a 1.
Em uma das últimas partidas de grande equilíbrio entre os times sul-americanos e europeus, o Boca Juniors foi superior e conquistaram o bicampeonato mundial.
Mas a pergunta que fica é: se o Real Madrid era o verdadeiro galáctico, por que foi derrotado para o Boca Juniors? Apesar de ter grandes estrelas do futebol mundial, o Real Madrid não enfrentou apenas um time forte na final do Mundial de 2000, ele duelou contra uma das melhores equipes dos últimos 30 anos. Não foi atoa que a equipe comandada por Carlos Bianchi fez um temporada histórica, inclusive na Copa Libertadores da América, onde encontrou até mesmo seu maior rival, o River Plate.
Na 41ª edição do torneio continental, o Boca Juniors disputou 14 jogos, e conquistou 7 vitórias, com 4 empates e 3 derrotas. Uma das principais vitórias naquele ano aconteceu nas quartas de finais, contra o River Plate. O time xeneize havia sido derrotado no Monumental de Nuñez por 2 a 1, e na partida de volta, em La Bombonera, o Boca venceu por 3 a 0, garantindo vaga para a semifinal contra o América do México.
Analisando a temporada de 1999/2000, podemos afirmar sem dúvida nenhuma que o Boca Juniors era o time a ser batido, situação que nem mesmo o Real Madrid conseguiu o feito. Mas é claro, vale ressaltar que aquele era apenas o início da era “Os Galácticos” ,, com uma trajetória vencedora nos anos seguintes.
Sendo uma das principais temporadas de sua carreira, Juan Román Riquelme só não fez chover em 2000. Apesar de ser um meio-campista clássico, o eterno camisa 10 do Boca Juniors disputou 41 jogos e marcou 13 gols. Além disso, Riquelme era peça fundamental na organização de jogo do clube argentino, além do potencial para assistências e passes. Não foi por acaso que o atacante da equipe, Martín Palermo, foi o artilheiro do Campeonato Argentino com 20 gols e, além disso, anotou os dois gols da equipe contra o Real Madrid na final do Mundial.
O ano de Riquelme foi tão incrível que abriu o caminho definitivo para também ser destaque na Europa. Após o bicampeonato da Copa Libertadores em 2001, o meio-campista entrava de vez no rol das principais revelações mundiais. Os grandes times do mundo estavam de olho, tanto é que, em 2002, o Barcelona anunciou a sua contratação e um ano após sua chegada no time catalão e sem responder as expectativas, o Villarreal contratou o craque para também fazer história num time sem grande destaque na Espanha.
Em 2006, com Román como grande destaque, foram eliminados na semifinal da Champions League para o Arsenal, de Thierry Henry. Além disso, na temporada anterior (2004-05) a equipe foi terceira colocada no Campeonato Espanhol, ficando atrás somente de Barcelona e Real Madrid.
Chegando praticamente em todos os anos na final do Mundial, os sul-americanos sofrem a cada ano para conseguir duelar contra os gigantes europeus na decisão do Mundial Interclubes da FIFA. Após os títulos do Boca Juniors sobre o Real Madrid e, também sobre o Milan (em 2003), apenas São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2012), conquistaram o mundo sobre os europeus.
Além destes quatro clubes, alguns foram goleados ou nem sequer chegaram na decisão contra o europeu. Em 2011, por exemplo, o Santos Futebol Clube foi goleado pelo Barcelona de Pep Guardiola, Lionel Messi e cia por 4 a 0. E nos anos de 2010 (Internacional), 2013 (Atlético Mineiro), 2016 (Atlético Nacional), 2018 (River Plate) e 2020 (Palmeiras), os sul-americanos fizeram vexame e foram eliminados na semifinal da competição organizada pela FIFA.
Porém, em alguns casos, os times classificados para o mundial representando a Conmebol chegaram na final, mas não conseguiram vencer o europeu no detalhe.
. 2004: Once Caldas foi derrotado pelo Porto somente nos pênaltis – após empatar em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, os portugueses venceram os colombianos por 8 a 7 nas penalidades.
. 2007: Sendo um dos poucos sul-americanos que não foi goleado ou humilhado no mundial, o Boca Juniors voltou para o Japão em 2007 e perdeu o título para o AC Milan por 4 a 2, mas bateu de frente com os italianos.
. 2008: Nesta temporada o classificado para o mundial foi a LDU de Quito, a equipe equatoriana conseguiu enfrentar de igual para igual o Manchester United, porém, foi derrotado por 1 a 0.
. 2009: Outra equipe argentina que lutou, mas não conseguiu o primeiro lugar no Mundial, foi o Estudiantes. Chegando na decisão contra o Barcelona de Messi, Xavi e Iniesta, o alvirrubro argentino perdeu por 2 a 1.
. 2017: Depois de vencer a Copa Libertadores com maestria, o Grêmio foi duelar contra o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Modric, Kross e companhia. O time de Renato Gaúcho até que conseguiu segurar o ímpeto dos merengues, mas em cobrança de falta, CR7 marcou e garantiu o título para o time da capital espanhola.
. 2019: E sendo o último sul-americano a enfrentar frente a frente, conseguir duelar e quase vencer um europeu, o CR Flamengo manteve o ataque goleador do Liverpool, no Catar. Mesmo com Firmino, Salah e Mané, o time inglês sofreu para vencer o Flamengo que levou o gol apenas nos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação.